Dia do diretor escolar – 12 de novembro

08 de novembro, 2019 - Por Victor Thadeu

Compartilhar

O Dia do Diretor Escolar é comemorado em todo o Brasil no dia 12 de novembro. Esta data representa uma ótima oportunidade para valorizar esse profissional essencial para as instituições de ensino. A data, porém, é comemorada no estado de São Paulo no dia 18 de outubro.

Por suas importantes atribuições nas escolas, os diretores merecem ser celebrados, principalmente em seu dia. Neste artigo, entenda as funções da direção escolar e veja como realizar uma homenagem a esses profissionais na escola.

Homenagens e dicas de presentes para o Dia do Diretor

Afinal, como homenagear o diretor escolar? Há várias formas simples e significativas de fazer isso. Abaixo confira dicas de homenagem para alegrar os profissionais no Dia do Diretor Escolar.

Homenagem por parte dos funcionários da escola

Os funcionários da escola — que inclui professores, coordenadores pedagógicos, equipe da secretária, equipe da limpeza etc — podem se juntar para surpreender o diretor ou diretora da escola no dia 12 de novembro. Organizar um lanche especial é uma ação bastante fácil mas repleta de significado. Cada um dos envolvidos pode ficar responsável por levar uma comida ou uma bebida no dia do diretor, e o lanche pode ser realizado durante o recreio.

Caso queiram presentear o profissional, uma boa dica é escolher uma agenda para o ano seguinte. Como o Dia do Diretor Escolar acontece no final do ano, uma agenda pode ser bastante útil para os afazeres da direção. Um outro presente interessante é uma foto do responsável pela direção com a equipe escolar. Assim, o profissional pode enfeitar sua sala com um momento de união de seu time.

Homenagem por parte dos alunos

É muito comum que os alunos da escola não compreendam ao certo o trabalho da direção escolar. Uma boa forma de homenagear o profissional em seu dia envolve a pesquisa acerca de suas funções, levando a uma valorização natural do papel do direto na escola. Assim, os professores podem promover um estudo sobre o papel do diretor nas instituições educativas de Ensino Básico.

Como conclusão da pesquisa, os estudantes podem confeccionar cartazes com mensagens sobre como o diretor ou diretora da escola é importante. Compreender e valorizar o profissional é, no final das contas, a melhor homenagem que pode ser feita.

Entenda a origem do cargo diretor escolar

No Dia do Diretor Escolar, é válido pesquisar sobre o surgimento do cargo no Brasil. De acordo com a pesquisadora Regina Leite Cortina, o diretor escolar surgiu junto à necessidade de expandir o ensino pelo país.

Em meados dos anos 1880, o ensino passou por uma forte corrente de integralização, principalmente nos grandes polos do país. Anteriormente, as aulas ocorriam na casa dos professores, as chamadas escolas isoladas, que ensinavam a ler, escrever, princípios matemáticos e questões relacionadas à religião. Com o objetivo de reunir os aprendizados, surgiram as escolas reunidas, que realizava a junção das escolas isoladas em um único prédio.

A princípio, as escolas reunidas não possuíam uma direção, assim como a divisão entre séries era inexistente. Com o tempo, os grupos escolares foram sendo constituídos, com o aumento do número de escolas isoladas associadas e o crescimento do número de matriculados.

No estado de São Paulo, a Lei Estadual de número 88, instituída no mês de setembro de 1892, destaca-se por definir o diretor escolar como parte das organizações escolares. O diretor, nomeado pelo governo, seria, preferencialmente, um professor normalista — formado pelo Magistério de 1º grau ou Pedagógico. Além disso, a lei promoveu reestruturações diversas no meio educacional público do estado.

Assim, os diretores escolares eram os responsáveis pelo bom andamento dessa reforma educacional, orientando os professores em suas práticas. Além disso, os profissionais passaram a cumprir funções administrativas. Isso mostra como o papel do diretor escolar, desde sua origem, envolve provocar mudanças educacionais tanto no campo burocracial quanto no pedagógico.

A importância do diretor escolar

O diretor escolar é um representante da escola e auxilia todos os envolvidos no exercício de suas tarefas. Sendo assim, o profissional oferece suporte para professores, coordenadores pedagógicos e demais funcionários da instituição de ensino. Nesse sentido, ele também permite que todos esses funcionários cresçam profissionalmente, buscando formas de ampliar o desenvolvimento de cada um dos membros do corpo docente.

Porém, o alcance do diretor não envolve apenas os funcionários da escola, mas também os alunos nela matriculados. O diretor escolar é uma pessoa na qual os alunos podem contar, uma vez que objetiva o constante favorecimento do processo de aprendizagem. Assim, tem-se o diretor como a pessoa que busca conectar o aluno à escola, promovendo a interação e mediando conflitos diários.

Conclusão

É muito importante que todos na escola compreendam a importância do diretor escolar para o bom andamento da instituição. O Dia do Diretor Escolar, comemorado no vigésimo segundo dia de novembro representa, portanto, representa uma excelente oportunidade para que alunos e funcionários realizem homenagens para celebrar esse profissional da educação fundamental para a escola.

Uma tarefa dos diretores atualmente envolve a adequação da escola aos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular. Baixe o e-book gratuito e veja como a BNCC pode ser levada para dentro dos muros da escola.

cta-como-trazer-a-bncc-para-a-sala-de-aula

Compartilhar


Deixe seu comentário