MENU
Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:

O financiamento da educação pública brasileira

13 de maio de 2021
E-docente
Educação é um direito, mas também é um investimento. Por essa razão, a Constituição Federal/1988 estabelece, como condição indispensável, a disponibilidade de recursos para que os entes federados possam ...
Continue lendo

O ensino de Língua Portuguesa pelo viés da BNCC

11 de maio de 2021
E-docente
Quando pensamos nas pesquisas e estudos que trazem para o centro da discussão o tratamento dado ao ensino de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras nas últimas três décadas, é ...
Continue lendo

Como utilizar as novas tecnologias educacionais?

6 de maio de 2021
E-docente
Novas tecnologias? Na área educacional estamos sempre atrás do ‘como’: como ensinar? Como promover debates instigantes na sala de aula que estejam afinados com as demandas sociais de nosso ...
Continue lendo

O que são Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, segundo Anísio Teixeira?

4 de maio de 2021
E-docente
Como professor e formador, faz realmente diferença que tipo de formação e os ideais que o(s) egresso(s) tem(terão) ao deixar a Universidade? Essa pergunta é importante visto que, nas ...
Continue lendo

Onde está a matemática?

29 de abril de 2021
E-docente
Toda vez que recebo um sexto ano, é um momento empolgante. Identifico sempre aquela energia explosiva, numa mistura muita específica entre o tempo de “criançar” e o tempo de ...
Continue lendo

O protagonismo do estudante no processo de aprendizagem

27 de abril de 2021
E-docente
Promover o protagonismo do estudante vai muito além de possibilitar um sujeito ativo sobre sua própria aprendizagem, requer outras condições tais como: transformar o problema em um objeto de ...
Continue lendo

Negacionismo científico e Educação em Ciências na escola

22 de abril de 2021
E-docente
No momento cuja quantidade de informações em que estamos expostos é imensa, selecionar aquilo que é confiável é uma habilidade necessária. Essa dificuldade analítica é resultado do ensino que ...
Continue lendo

Consciência cidadã civilizatória ou instinto de preservação individual?

20 de abril de 2021
E-docente
Na aurora dos seres humanos sobre a Terra, quando a claridade da consciência anunciava os primeiros raios de civilização, os sonhos possuíam enorme valor simbólico e deles eram extraídos ...
Continue lendo

Campos de experiências da BNCC e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil

15 de abril de 2021
E-docente
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem ...
Continue lendo

O ensino de química pelo viés da BNCC

13 de abril de 2021
E-docente
Apesar das individualidades de cada professor de química, nós temos uma trajetória semelhante. Todos passamos pela educação básica, em que, normalmente, estudamos a disciplina de química no ensino médio ...
Continue lendo