Escola 3.0: O uso da Inteligência Artificial na Educação

A onda do momento na Educação, mas que já é realidade em nossas vidas há algumas décadas, é a Inteligência Artificial (IA).

Fala-se muito em milhares de artigos, podcasts e lives sobre riscos e promessas dessa poderosa tecnologia, parecendo ser algo totalmente novo, inédito. Se pararmos para pensar em nossas vivências, veremos que não é bem assim!

Quer saber mais sobre a Inteligência Artificial e possíveis usos na Educação?
Então, confira o conteúdo exclusivo sobre o tema!

Envolvimento de IA e a Educação
Envolvimento de IA e a Educação

As múltiplas faces da Inteligência Artificial: da ficção à realidade cotidiana

Muitos filmes de ficção considerados até antigos já abordavam a IA e seus possíveis impactos.  Você se lembra de ter assistido algum destes?

  1. 2001: Uma Odisseia no Espaço’ (1968), que mostra a relação entre a humanidade e uma IA a bordo de uma nave espacial;
  2. Blade Runner’ (1982), em que androides com IA se rebelam e vivem ilegalmente na Terra;
  3. Matrix’ (1999), no qual um hacker descobre que a realidade em que vive foi criada por máquinas com IA que dominaram a Terra;
  4. Inteligência Artificial’ (2001), história de um andróide que com IA é criado para ser o filho de uma família que perdeu um filho; e
  5. Her’ (2013), no qual um escritor solitário se apaixona por um sistema operacional com IA. 


Os leitores podem se lembrar também de alguns desenhos animados mais antigos que já abordavam diversos recursos tecnológicos, incluindo a IA e que pareciam realmente prever o futuro! 

Um ótimo exemplo são ‘Os Jetsons’, um desenho animado de ficção científica lançado originalmente em 1962, em que as histórias se passam em um futuro distante (na verdade, estamos nele!), com diversos exemplos de nossa realidade atual como consultas médicas online, trabalho remoto e robôs convivendo com pessoas em suas residências. 

Um exemplo mais recente são os ‘Transformers’, filme lançado originalmente em 1984, uma franquia de animação que mostra robôs gigantes com IA que se transformam em veículos. 

Acredito que deu para perceber que a Inteligência Artificial tem sido um tema recorrente na ficção. Agora é o momento de parar e pensar sobre suas perguntas que serão desenvolvidas adiante no texto:

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

É frequente encontrarmos a seguinte definição de inteligência artificial: 

Esta é uma definição tradicional e simples, mas que nos dá a dimensão do potencial desta tecnologia. A IA veio para imitar a nossa inteligência em máquinas. Mas como podemos saber se uma máquina é inteligente? O que significa isso na prática?

Segundo Russell (2021), uma máquina é inteligente à medida que suas ações sejam capazes de atingir seus objetivos. Entretanto, uma máquina não possui objetivos por si só, sendo necessário especificarmos quais serão seus objetivos.

Poderíamos entrar em uma bela discussão sobre a definição de inteligência, mas isso pode render muitos artigos. A proposta neste momento é refletir sobre os usos da IA na Educação.

O que é necessário saber sobre IA para utilizá-la? 

TAULLI (2020), autor do livro Introdução à Inteligência Artificial – Uma abordagem não técnica, afirma não ser necessário aprender linguagens de programação ou entender estatísticas avançadas para ser um bom usuário da IA, mas ele considera fundamental ter uma boa base dos seus fundamentos. 


O autor sugere ser importante pesquisar sobre essas perguntas ao utilizar recursos com IA:

  1. Onde a IA faz sentido? 
  2. Quais são as pegadinhas?
  3. Como você avalia a tecnologia?


Essas perguntas cabem muito bem nas atividades de educadores, você não acha? Estamos o tempo todo nos questionando o que faz sentido em nossas práticas, buscando dicas de uso/aplicação em relatos de experiências, e como podemos avaliar.   

Alguns usos da IA na sociedade atual

Vários recursos como Siri da Apple e Alexa da Amazon, sistemas de recomendações da Netflix, Google Assistant, filtros de spam em nossos computadores, UBER para chamar um motorista em poucos minutos e aplicações de IA em diagnósticos médicos são apenas alguns dos muitos exemplos positivos de aplicações da IA que já usamos direta ou indiretamente e, muitas vezes, nem nos damos conta. 

Claro que existem exemplos negativos de uso desta tecnologia, como por exemplo na manipulação de dados e informações. Isso ficou ainda mais nítido, todos os dias, durante o período mais agudo da pandemia, nas eleições aqui e nos EUA, e nas mídias sociais criando as famosas “bolhas” de acordo com o que cada usuário acessa e demonstra ter maior interesse. 

São permanentes os riscos de discriminação e violação da privacidade uma vez que a IA pode ser usada para coletar dados de pessoas e empresas sem prévio consentimento, entre outros. 

Mesmo com exemplos de mau uso dessa tecnologia, é importante refletirmos se é possível desacelerar seu desenvolvimento e, até, se realmente é uma ferramenta indesejável ou mais perigosa do que útil à Humanidade. Talvez a pergunta que devemos nos fazer é:

Tempo, análise e escolha: a importância da seleção criteriosa de recursos tecnológicos na Educação

Independentemente de nossa vontade, estamos caminhando cada vez mais para um maior uso de ferramentas da IA na Educação. 

É necessário investir tempo para visualizar possibilidades de uso pedagógico dos diversos recursos tecnológicos disponibilizados, coletando dados e compartilhando experiências, para então nos sentirmos aptos e competentes em utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem. 

Esse processo de análise e compartilhamento de experiências é, por vezes, confundido com resistência a mudanças, o que eu, particularmente, discordo.  A resistência surge quando somos forçados e pressionados a adotar de imediato tecnologias apenas porque estão “na moda”, atrapalhando nossa forma de trabalhar e gerando ansiedade.
 


Dito isso, o que pretendo agora é mostrar, e demonstrar, a partir de algumas pesquisas e participação em eventos sobre IA presenciais e online, alguns pontos que acredito serem de fato interessantes para as atividades de educadores, que envolvem o uso da IA, em especial do Chat-GPT.  

Conhecendo um pouco sobre o Chat-GPT e explorando o seu potencial na Educação: vantagens e desafios

O que é o Chat-GPT?

É uma poderosa ferramenta de IA que está em alta atualmente, por enquanto em uso gratuito para seu próprio desenvolvimento.

Basicamente, esse recurso é um modelo de linguagem de IA desenvolvido pela OpenAI, uma empresa norte-americana de pesquisa em IA fundada em 2015 por um grupo de empresários e cientistas, que utiliza arquitetura GPT (generative pre-trained transformer) para gerar textos em linguagem natural, em resposta a uma entrada de texto ou voz.

A sua interface é amigável ao ponto de nos fazer acreditar que estamos interagindo com uma outra pessoa. O Chat-GPT pode compreender diversas línguas, mas parece funcionar melhor quando utilizamos o inglês. 

Como usar o Chat-GPT na Educação? As vantagens…

Milhares de educadores no Brasil e em outros países têm usado o Chat-GPT e relatado vantagens e desvantagens de seu uso na Educação. 

Os usos citados abrangem diversas possibilidades, incluindo auxílio inicial no planejamento de atividades e avaliações, na elaboração inicial de modelos de textos específicos como relatórios e na curadoria de conteúdos. 

Desafios no uso do Chat-GPT: as competências e habilidades necessárias…

O Chat-GPT pode ser uma boa ferramenta de pesquisa e produção de conteúdos diversos, desde que a pessoa que o utilize tenha algumas competências e habilidades destacadas a seguir:

  1. Clareza e assertividade na elaboração de perguntas ao solicitar tarefas para o Chat-GPT;
  2. Capacidade de se expressar através da escrita utilizando um rico repertório de palavras (vocabulário)/expressões na língua natal e/ou no inglês;
  3. Capacidade de descrever cenários, situações, figuras, pensamentos, ideias. Quanto maior for o nível de detalhes fornecido à IA, melhores serão os resultados obtidos como resposta.
  4. Capacidade de pesquisar e verificar informações obtidas, selecionando o que é válido e descartando informações incorretas ou que tenham algum viés sectário e preconceituoso. 

De modo especial, os planejamentos de conteúdos de palestras, sequências didáticas de aulas e propostas de atividades com avaliações podem ser muito enriquecidos por meio de consultas ao Chat-GPT.

Esta ferramenta de linguagem também apresenta bons resultados na revisão de textos, identificando erros gramaticais, por exemplo.

Na parte de avaliações, o Chat-GPT auxilia na elaboração de rubricas. O repertório de conceitos e ideias por ele fornecidos é impressionante e rápido. Por outro lado, enfatizo a importância de verificar a relevância e a pertinência de propostas e dos conteúdos gerados. Essa missão cabe ao usuário!  

Cuidados necessários para minimizar riscos e possíveis equívocos no uso do Chat-GPT

  1. É fundamental trabalhar questões éticas relacionadas à plágio e direitos autorais. Um ponto muito comentado por educadores é justamente o mau uso deste recurso para fazer textos em trabalhos e relatórios. 
  2. É essencial alertar os usuários sobre a necessidade de revisar informações geradas pela IA pois trata-se de uma ferramenta de aprendizado automatizada, não substituindo conhecimentos de professores e especialistas.
  3. Deve-se orientar usuários a não fornecerem dados pessoais uma vez que os mesmos poderão ser registrados e utilizados de maneira indevida por pessoas inescrupulosas.
  4. Sendo uma ferramenta baseada em bancos de dados imensos (Big Data), existirão atualizações de informações ao longo do tempo

Breve demonstração do uso do Chat-GPT para planejamento de atividade

Veja um exemplo de solicitações que podem ser feitas para o Chat-GPT e diretamente utilizadas no planejamento de uma aula, atividade ou curso: 

Demonstração de uso do Chat-GPT: o que fica para o usuário?

Repare que, ao detalhar cada vez mais a solicitação, o Chat-GPT fornece orientações mais completas e sugestões mais diretas. Esse treinamento ao usar cada vez mais esta ferramenta pode ajudar o próprio usuário em diversas situações, além do planejamento da atividade em questão:

  1. COMUNICAÇÃO – oportunidade de melhorar as relações interpessoais a partir da interação com pessoas porque a nossa capacidade de comunicação de maneira clara, assertiva, descritiva e objetiva pode ser treinada.
  2. CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO – possibilidade de utilizar mais a nossa mente para imaginar e criar. O que pudermos imaginar e descrever detalhadamente para a IA permitirá que ela nos apresente possibilidades de produtos e/ou soluções.
     
  3. PRODUTIVIDADE E GESTÃO DO TEMPO– Uma maior produtividade em atividades pedagógicas que envolvam curadoria de conteúdos, planejamento e criatividade.  
IA e a Educação
IA e a Educação

Considerações finais 

Espero ter contribuído ao menos um pouco com suas reflexões sobre o uso da IA no seu dia a dia na Educação. Com este texto, esperamos que você use a IA não porque está na moda ou porque todos estão usando, mas porque há vantagens a levar em consideração e que pode realmente ajudar tanto os estudantes como os educadores. 

É o famoso “aprecie com moderação”. Como em quase tudo, recomendo o uso sem deslumbramento.

Para saber mais

Livros digitais

RUSSELL, Stuart. Inteligência Artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia. Tradução: Berilo Vargas. 

Editora Companhia das Letras, 2021.  Livro digital (ebook Kindle).

TAULLI, Tom. Introdução à Inteligência Artificial – Uma abordagem não técnica. Tradução: Luciana do Amaral Teixeira. Novatec Editora Ltda, 2020. 

(livro digital- ebook Kindle).

Vídeos selecionados 

Vídeo informativo sobre IA na Educação – Khan Academy

https://youtu.be/yEgHrxvLsz0 – (visto em abril de 2023).  Sal Khan, CEO e fundador da Khan Academy, apresenta recursos de IA que está implementando em sua plataforma, afirmando acreditar no potencial de transformar o aprendizado de maneira positiva com a Inteligência Artificial, mesmo sabendo existirem riscos relacionados a esta tecnologia. Este vídeo de 6 minutos de duração já ilustra uma série de atividades a realizar mais rapidamente com a Inteligência Artificial.

Vídeo informativo sobre Chat-GPT na Saúde

https://www.youtube.com/live/6dUBoq4vacM?feature=share (visto em abril de 2023)

Pesquisadores mostram como funciona, quais as limitações e a importância do Chat-GPT no Ensino Médico, na pesquisa, nos cuidados com pacientes e como possível influenciador nos campos ético e legal.
 

Sites com recursos de Inteligência Artificial

  1. AIFINDY | Mayor Directorio IA – site com diversas ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis para uso imediato. Em especial, indico no menu o item RECURSOS. Tem muitas ideias de negócios em diferentes áreas de atuação, incluindo algumas onde nós educadores podemos atuar.
  2. AI Resources Guide. (openai.com) – Chat-GPT – Acesso ao Chat-GPT. Você pode escolher a experiência gratuita ou pagar por um acesso mais completo e rápido.
  3. https://www.startse.com/artigos/prompt-chatgpt-engenharia – 11 dicas épicas de engenharia da prompt que te ajudarão a liberar o poder do Chat-GPT. (18 de abril de 2023). Algumas dicas estão no meu texto.

Artigo sobre IA 

O ChatGPT veio para colocar a ética humana à prova – Sociotramas (wordpress.com) – Sociotramas: grupo de pesquisa dedicado ao estudo das redes sociais – 14 de março de 2023Lucia Santaella – A IA é inteligente?

Este artigo bastante problematizador do Tema IA trata de questões como “O que é inteligência?”, “O Chat-GPT é inteligente?”, “Em que o Chat-GPT e seus sucedâneos nos transformarão?”

Gostou de saber sobre a Inteligência Artificial e possíveis usos na Educação? Então, confira nosso conteúdo sobre a importância do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental!