MENU

10 ferramentas de tecnologia na Educação que todo professor deve conhecer em 2025

19 de junho de 2025,
E-docente

Mais do que nunca, a necessidade de se atualizar toma conta de todas as áreas, e a Educação também não escapa desse destino. Conhecer e utilizar ferramentas de tecnologia na Educação pode ser um verdadeiro divisor de águas na sala de aula, servindo tanto como uma forma de se conectar com as novas gerações, quanto facilitar o processo de ensino.

É verdade que o atual contexto imediatista e cheio de informações, graças às redes sociais e a tecnologia de modo geral, tem sido uma preocupação dos pais e dos professores. Há vários pontos a serem considerados, como a saúde mental dos adolescentes.

Ainda assim, seria utópico fechar os olhos para os avanços contínuos da tecnologia e acreditar que seguir o ensino à moda antiga é a melhor coisa a se fazer, e que os estudantes vão abdicar de todos os seus dispositivos para prestar atenção nas aulas. 

Em vez disso, é mais sábio aceitar que o mundo mudou e aproveitar as ferramentas de tecnologia como aliadas. Se usado com sabedoria, esse é um recurso que tende a poupar tempo e esforço, e ao mesmo tempo expandir as possibilidades.

Leia mais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM: temas que mais caem

Um estudo da BlinkLearning e do Ministério da Educação (MEC) feito com 43 mil professores revelou que a maioria (83%)  usa algum tipo de material digital nas aulas, e 80% acreditam que a tecnologia melhora a motivação dos estudantes, justamente por tornar os conteúdos mais atraentes em meio a recursos dinâmicos e interativos.

De acordo com a pesquisa, a cada 10 centros educacionais, seis utilizam, de algum modo, a tecnologia nas salas de aula. Já quanto aos alunos, 46% deles afirmaram fazer uso do celular em suas atividades educacionais.

Ferramentas digitais na Educação que todo professor deve conhecer em 2025

Isso só ajuda a mostrar que a tecnologia está cada vez mais presente — um passo irreversível na nossa trajetória. A questão não é mais se devemos usar ou não. Agora, a questão já é como usar. Com base nisso, separamos algumas ferramentas digitais que podem ser de grande valia:

1. Google Classroom

O Google Classroom é uma plataforma gratuita que permite organizar conteúdos, criar tarefas, dar feedbacks e acompanhar o progresso dos alunos em tempo real. Integrado com outras ferramentas do Google, como Drive, Docs e Agenda, é ideal para turmas presenciais, híbridas ou remotas.

2. Canva for Education

O Canva for Education permite que professores criem apresentações, cartazes, planos de aula e atividades interativas, além de facilitar a colaboração entre alunos e a personalização do ensino, tornando as aulas mais envolventes e criativas.

3. Kahoot

O Kahoot! é uma das ferramentas de gamificação mais populares na Educação. Por meio de quizzes dinâmicos, o professor pode revisar conteúdos, aplicar avaliações formativas e aumentar a motivação dos estudantes.

4. Padlet

Já o Padlet é uma espécie de mural digital colaborativo onde professores e alunos podem compartilhar textos, links, vídeos, imagens e documentos em tempo real. Costuma ser usado para organização de projetos, planejamento de aulas e trabalhos em grupo, estimular a participação ativa e visualizar o processo de aprendizagem.

5. Genially

Destinado a quem busca uma plataforma para criação de conteúdos interativos como infográficos, apresentações, jogos, quizzes e imagens animadas, o Genially permite que o professor transforme aulas expositivas em experiências visuais.

6. Quizlet

Com o Quizlet, professores e alunos podem criar e utilizar “flashcards” digitais para revisar conteúdos de maneira eficiente. Pode ser usado para memorização de vocabulário e conceitos-chave em diferentes disciplinas. A ferramenta oferece modos de estudo variados, como testes e jogos, além de permitir o acompanhamento do desempenho.

7. EdPuzzle

Por sua vez, o EdPuzzle permite transformar vídeos em recursos interativos de aprendizagem. O professor pode inserir perguntas, comentários e até narrações próprias nos vídeos.

8. Miro

A plataforma Miro funciona como um quadro branco digital colaborativo, onde professores e alunos podem construir mapas mentais, fluxogramas e esquemas em tempo real. Basicamente, uma ferramenta para brainstorming.

9. Google Forms

Para quem precisa criar pesquisas de opinião ou atividades com respostas abertas, o  Google Forms pode ser um aliado. Com ele, professores podem até gerar relatórios com gráficos e exportação de dados, então pode funcionar para monitorar o desempenho da turma e adaptar as estratégias pedagógicas.

10. Planboard

O Planboard é um software de planejamento de aulas que facilita a organização do conteúdo pedagógico. Os professores podem usar para definir objetivos, conteúdos, métodos de avaliação e recursos didáticos, além de acompanhar o cronograma escolar.

Conclusão: como ferramentas de tecnologia impactam a formação dos estudantes

As ferramentas de tecnologia podem ajudar o professor na elaboração de tarefas diferenciadas, que tornam o aprendizado mais dinâmico e proveitoso. O impacto na formação dos estudantes é direto e notável, já que eles se deparam com um conteúdo rico visualmente, ou que tenham base em uma metodologia ativa, como a gamificação. Os professores ganham na facilidade de conduzir uma aula; o aluno ganha no prazer de aprender.

Minibio do autor

Jornalista formado em 2019, Nathan Vieira consolidou sua expertise em Jornalismo Digital em 2021 e agora aprofunda seus estudos no Mestrado em Comunicação pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal.

Com experiência em importantes veículos de comunicação digital, Nathan Vieira dedica-se à produção de conteúdo sobre educação, ciência, cultura, tecnologia e comportamento. Sua paixão pela escrita o motiva, servindo como um canal autêntico para compartilhar sua visão de mundo. Ele também investe no aprimoramento de suas habilidades em Social Media Marketing na Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A importância da rede de apoio para professores: como a ajuda mútua fortalece a educação
24 de setembro de 2025

A importância da rede de apoio para professores: como a ajuda mútua fortalece a educação

"Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira". O famoso provérbio africano ressoa profundamente no contexto educacional. Ele remete...
O que é, afinal, fluência leitora? 
23 de setembro de 2025

O que é, afinal, fluência leitora? 

Atualmente, numerosas são as estatísticas que revelam a “fluência leitora” de estudantes em diferentes fases do Ensino Fundamental. Para alimentar...
Cibersegurança na escola: protegendo dados e alunos no ambiente digital
22 de setembro de 2025

Cibersegurança na escola: protegendo dados e alunos no ambiente digital

A cibersegurança na escola tornou-se uma preocupação fundamental diante da crescente digitalização dos processos educacionais contemporâneos. O aumento exponencial de...
Técnicas de escuta ativa e acolhimento de alunos em vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico
19 de setembro de 2025

Técnicas de escuta ativa e acolhimento de alunos em vulnerabilidade e/ou sofrimento psíquico

O ambiente escolar apresenta contextos e histórias dinâmicas, muitas vezes consolidando cenários complexos de vulnerabilidade social e sofrimento psíquico. Isso...
O impacto do uso excessivo de telas e redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes
18 de setembro de 2025

O impacto do uso excessivo de telas e redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes

Vivemos no “mundo do futuro”, ou seja, em um mundo mediado pela tecnologia e totalmente conectado; não temos mais como...