Mediação de leitura na Educação Infantil: Estratégias lúdicas para a formação do leitor literário

Em um mundo cada vez mais digital, o incentivo à leitura na Educação Infantil ganhou ainda mais importância. Ler é uma excelente forma de estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, desenvolver o raciocínio e, de quebra, ainda melhora as habilidades do aluno, seja no campo da interpretação de texto ou nas dúvidas gramaticais.
Nos primeiros anos escolares, o papel do professor é de mediador, visto que as crianças ainda estão sendo alfabetizadas e ler é um desafio. Sabendo disso, é importante apostar em estratégias de leitura na Educação Infantil para que as crianças tenham vontade de ler por si próprias e se sintam atraídas pelos livros, sem associá-los a algo “chato”.
Através das histórias as crianças começam a relacionar as mensagens recebidas com o mundo à volta delas e, com isso, conseguem construir significados próprios sobre tudo aquilo que escutam e observam. No entanto, para aprender a atenção dos pequenos durante uma leitura, é preciso muito mais do que só reproduzir as palavras, é necessário tornar o momento uma experiência com emoção e encantamento.
O que é mediar leitura?
A leitura mediada, no contexto escolar, é quando um professor lê um livro para os alunos de forma instigante. Isso quer dizer que o educador não apenas lê em voz alta, mas transforma o momento em um momento com interação, diálogo e construção de sentidos. Na Educação Infantil, é importante provocar a participação das crianças, estimular a imaginação delas e, principalmente, ajudá-las a compreender a história e sua mensagem.
Como a mediação de leitura na Educação Infantil ajuda o desenvolvimento cognitivo
Quando bem mediada, a leitura pode favorecer o desenvolvimento integral da criança. Para isso, é necessário apostar em entonações, fazer perguntas, criar suspense e fazer expressões faciais. Tudo isso fará com que o livro se torne extremamente interessante, pois ela não está apenas ouvindo, mas participando ativamente do processo, mesmo não sendo ela quem esteja de fato lendo.
Dito isso, a leitura mediada estimula:
- A linguagem oral e a ampliação do vocabulário;
- A atenção, memória e concentração;
- A criatividade e a imaginação;
- A compreensão de emoções e situações sociais;
- A construção de autonomia e senso crítico.
Vale destacar que quando uma criança experiencia desde cedo bons momentos de leitura, existe uma probabilidade maior de ela desenvolver o hábito da leitura futuramente, o que vai ajudar — e muito — na alfabetização. Além de criar um vínculo com os livros, a leitura mediada também desperta uma consciência fonológica, ajuda na organização de ideias e nas habilidades comunicativas.
Leia mais: O professor de educação física como promotor do desenvolvimento integral na Educação Infantil
Fora que através da leitura o professor pode passar mensagens importantes para os alunos. Por exemplo, ao invés de falar sobre os reais perigos de uma criança falar com um estranho na rua, o professor pode trabalhar isso com a história da “Chapeuzinho Vermelho”, mostrando de forma lúdica, e não explícita, que não se deve confiar em qualquer pessoa na rua e até mesmo na internet.
Estratégias lúdicas e envolventes para a leitura
Se você é professor e quer melhorar sua forma de mediar a leitura na Educação Infantil, veja dicas de como tornar esse momento em sala de aula divertido e em uma experiência sensorial. Confira:
Leitura com recursos visuais
Para chamar a atenção dos alunos, você pode utilizar alguns recursos visuais. Ou seja, você pode contar a história usando fantoches, ilustrações, tapetes temáticos ou objetos que fazem parte da narrativa.
Leia mais: Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil
Digamos que esteja contando a história do “Peter Pan”, pode usar uma luneta para mostrar o Capitão Gancho procurando o personagem-título e joguar um pouco de purpurina nas crianças ao falar da Sininho.
Vozes e expressões diferentes
Uma forma de facilitar o entendimento das crianças é usar diferentes tons de voz para cada personagem e tentar expressar as emoções, falando com alegria quando o personagem estiver feliz e desanimado quando estiver triste.
Leitura compartilhada
Deixe as crianças sentirem o gostinho da leitura, para isso, peça que completem frases e façam previsões. Exemplos de interações: “O lobo que era… bom ou mau?”, “Vocês acham que ele vai obedecer a mãe dele ou não?” e “Quem quer que ela coma o doce escondido levanta a mão. E quem não quer?”. Além disso, peça para as crianças ajudarem na escolha dos livros que serão lidos em sala.
Histórias sonorizadas
O que também vai ajudar a prender a atenção dos pequenos são efeitos sonoros, que podem ser feitos com instrumentos, sons corporais e até caixas surpresa. Tudo isso vai trazer mais realismo para as palavras e, com isso, estimular ainda mais a imaginação dos alunos.
Leia mais: Álbum de figurinhas na educação infantil: um potente projeto coletivo
Dramatizações e reconto
Depois de mediar a contação de história, permita que as crianças recontarem o que acabaram de ouvir, podendo ser de forma oral, com desenhos ou até mesmo com pequenos teatros. Isso vai ajudar a fixar o que foi acabado de ser trabalhado.
Livros sensoriais e arte pós-leitura
Ainda no ramo de atividades após a leitura, proponha outras formas de as crianças expressarem o que absorveram da história com colagem, pintura e experimentação com texturas relacionadas à história. Essa e as estratégias anteriores vão tornar a leitura muito mais atrativa e envolvente.
Como montar um cantinho de leitura inspirador
Outra dica para estimular o interesse pela leitura é criar em sala ou em algum espaço da escola, como a biblioteca, um local que seja aconchegante e que estimule a curiosidade das crianças, para que assim elas se aproximem dos livros. Para montar um cantinho de leitura, veja dicas:
- Organize livros ao alcance das crianças, em estantes baixas ou cestas;
- Ofereça variedade de livros, como de contos, poemas, de pano, sensoriais e com imagens grandes;
- Inclua almofadas, tapetes, luz suave e elementos decorativos convidativos;
- Valorize o silêncio e o aconchego, criando um espaço especial dentro da sala;
- Renove o acervo periodicamente para sempre ter uma novidade (criança gosta disso) e permita que os alunos opinem;
- Crie mascotes ou bonecos que “convidam” para a leitura.
Dessa forma, a criança vai perceber que o livro está sempre ali, ao alcance dele. Fora isso, um ambiente bonito e acolhedor fará com que o aluno crie uma relação afetiva com o ato de escolher uma obra e ler.
Viu só como apostar em técnicas criativas de mediação de leitura na Educação Infantil é algo importante e não é difícil? Ler estimula o conhecimento e abre portas para a imaginação. Por isso, toda escola deveria apostar em formas de aproximar os alunos dos livros desde cedo, já que a prática é algo que trará muitos benefícios para os futuro desses estudantes.
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Veja mais

Mediação de leitura na Educação Infantil: Estratégias lúdicas para a formação do leitor literário

Projetos de Vida no 9º Ano do Fundamental: preparando o aluno para a transição ao Ensino Médio

Definindo metas e prioridades para o ano letivo: do diagnóstico ao plano de ação

Competência de Argumentação no Ensino Médio: uma proposta pedagógica baseada no Tratado de Versalhes





