Do Seu Jeito Física: por trás da obra do PNLD 2026 com o autor Alysson Artuso

Em um cenário educacional em constante transformação, surge uma obra que promete revolucionar o ensino de Física no Brasil: “Do Seu Jeito: Física”. Para desvendar os segredos e a filosofia por trás dessa iniciativa, conversamos com o seu autor, Alysson Artuso, pesquisador, pós-doutor em materiais didáticos na Dinamarca e, acima de tudo, um professor apaixonado que vive a realidade da sala de aula na rede pública.
A voz da sala de aula no livro didático
Alysson Artuso não é apenas um teórico; ele é um educador que conhece de perto os desafios e as belezas do ensino médio, lecionando desde o ano 2000 em escolas da periferia da Grande Curitiba. Essa vivência é o pilar central de “Do Seu Jeito: Física”.
Leia mais: Desvendando a obra Identidade Saraiva – Física com o autor Bonjorno
“Nosso principal objetivo foi criar um material didático escrito por pessoas que estão dando aula para uma sala cheia de jovens após as lacunas de aprendizado e socialização da pandemia de Covid”, revela Alysson. Ele enfatiza a importância de um material que traga “casos de sucesso para o livro didático”, com atividades contextualizadas, diversificadas e que relacionam o conteúdo com o cotidiano e as tomadas de decisão da sociedade.
Física descomplicada e relevante
Um dos maiores desafios no ensino de Física é torná-la acessível sem perder o rigor científico. Para Alysson, a chave está na base: “A Física só é complexa se o aluno não tem as bases para compreendê-la. Então o livro parte do básico para ser acessível e permitir que diferentes perfis de estudantes consigam acompanhar as explicações.”
Leia mais: O ensino de Física pelo viés da BNCC
E como manter o interesse? Alysson explica que a obra faz isso de forma interdisciplinar, “conversando com temas atuais, como tecnologia, mobilidade urbana ou decisões políticas sobre transição energética”. Assim, o estudante percebe que “a Física ajuda ele a decidir qual o melhor trajeto e meio de transporte para se deslocar de casa até a escola, ou como ele pode economizar ao cozinhar e não quebrar travessas ao assar alimentos no forno.” Mais do que isso, a obra fomenta a compreensão sobre a importância de investir em pesquisa, explicando, por exemplo, “porque a humanidade constrói aceleradores de partículas e o que faz com os resultados que obtém neles.”
A complexidade do conhecimento em sociedade
Ao abordar tópicos com impactos políticos e sociais, como a produção de energia, a obra “Do Seu Jeito: Física” não se esquiva da complexidade. O autor destaca o desafio de “mostrar para os estudantes como essa relação é complexa em poucas linhas sem fazer caricaturas de uma ou outra posição política.”
A solução encontrada? “Trazendo os argumentos das diferentes visões envolvidas, os dados oficiais e os fatos históricos”, exemplifica Alysson, ao citar o caso de um complexo termoelétrico brasileiro à carvão. Ao expor os prós e contras das diversas alternativas para a transição energética e convidar os estudantes a tomar decisões embasadas, o livro ensina não só ciência, mas também “como a ciência está presente nos debates da sociedade.”
Uma obra genuína para o nosso tempo
“Do Seu Jeito: Física” é o resultado de um processo de criação orgânico e contínuo, moldado pelo contato direto com a realidade educacional. Alysson Artuso é categórico ao afirmar que “o material foi feito a partir da experiência e do contato diário com professores e alunos e a partir das diretrizes do PNLD.”
Leia mais: Desvendando a obra Do seu Jeito – Química com o autor Rodrigo Putvinskis
Ele diferencia sua obra das coleções tradicionais, que muitas vezes são “repaginadas e ganham novas maquiagens a cada edição do PNLD.” Para Alysson, essas coleções, apesar de terem tido seu valor, hoje funcionam mais como “marca e não como instrumento efetivo de apoio ao trabalho pedagógico com alunos reais imersos em um ecossistema digital depois de dois anos de isolamento social.” “Do Seu Jeito: Física”, por sua vez, é “escrito integralmente a partir do contato diário com estudantes, professores e pesquisadores da educação.”
A mensagem do letramento científico
Pensando nas futuras gerações, Alysson Artuso e sua equipe transmitem uma mensagem poderosa através da obra: “Seremos muito melhores, como indivíduos e como sociedade, se entendermos a ciência e tomarmos decisões cientificamente embasadas.” Ele ressalta que “superamos desafios que colocavam a humanidade em risco, como o buraco na camada de Ozônio e a pandemia de Covid, usando a ciência.”
No entanto, há um alerta crucial: “Não podemos ter a ilusão de que a ciência é sempre benéfica, o racismo científico já existiu e bombas atômicas dizimando cidades inteiras também.” A conclusão é clara: precisamos estar conscientes de tudo isso por meio de um letramento científico.
O diferencial que faz a diferença
Quando questionado sobre o que torna “Do Seu Jeito: Física” uma escolha única no cenário do PNLD, Alysson Artuso resume em uma frase: “É uma obra de professores de hoje feita para professores e estudantes de hoje.”
Ele compartilha sua própria vivência, a de um pesquisador que “pesquisa há anos sobre livros do Brasil e de outros países, inclusive em um pós-doutorado na Dinamarca sobre materiais didáticos europeus”, e que “acorda todo dia para dar aula na periferia de uma grande cidade brasileira após 1h30 de deslocamento em uma sala de aula improvisada com tapume de obra embaixo das arquibancadas de um ginásio poliesportivo.”
Essa é a essência do diferencial: um livro feito por quem realmente entende a “luta diária para ter a atenção dos alunos, a luta para ter um banheiro decente que não seja cheio de infiltrações e vazio de sabonete e papel higiênico, a luta para ter condições de trabalho dignas e a luta por ter um livro didático melhor.”
Conclusão: a física que inspira e transforma
“Do Seu Jeito: Física” é mais do que um livro didático; é uma ponte entre o conhecimento científico e a realidade vivida por professores e estudantes brasileiros. Alysson Artuso e sua equipe entregam uma ferramenta que não apenas ensina Física, mas também inspira o letramento científico e prepara as novas gerações para tomarem decisões embasadas e conscientes em um mundo cada vez mais complexo. É a materialização de uma paixão pela educação e o reconhecimento de que um bom livro didático é, muitas vezes, o único recurso que consistentemente chega nas escolas do país.
Quer conhecer mais sobre essa obra inovadora e como ela pode transformar o ensino de Física na sua escola?
Clique aqui e visite a página de “Do Seu Jeito: Física” no site da e-docente!
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Veja mais

Do Seu Jeito Física: por trás da obra do PNLD 2026 com o autor Alysson Artuso

“Luz, câmera, ação”: o que os trailers cinematográficos podem nos ensinar sobre argumentação?

Do Seu Jeito História: entrevista com Adriana Machado Dias, autora da Obra

Como desenvolver habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho no ensino médio
