PNLD Educação Infantil 2026: as novas diretrizes e seus impactos

Neste artigo, analisaremos as novidades do PNLD Educação Infantil 2026 e refletiremos sobre os impactos dessas mudanças no cotidiano escolar.
Em 2026, o Programa Nacional do Livro Didático dará um importante passo no fortalecimento e na democratização da oferta de material didático de qualidade para um grande número de jovens estudantes brasileiros. No próximo ano, o PNLD será dedicado à Educação Infantil, trazendo mudanças significativas que abrangem desde a maior valorização das particularidades da primeira infância e o incentivo a práticas pedagógicas lúdicas, até o aprimoramento do apoio profissional para os docentes dessa etapa.
A importância da atenção à Educação Infantil
Antes de aprofundarmos a discussão sobre o PNLD, é fundamental abordarmos brevemente a importância das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil, um período crucial na formação escolar que ainda não recebe a devida atenção.
Como se sabe, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade. Esse momento formativo é dividido em duas modalidades: a creche, para crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, para as de 4 a 5 anos. Nesse primeiro contato do bebê e, posteriormente, da criança com o ambiente escolar, o foco é incentivar o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, cognitivas, sociais e emocionais dos pequenos.
Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, da identidade e das primeiras noções de convivência em grupo fora do ambiente familiar. A relevância dessa etapa se manifesta justamente por estabelecer as bases para os futuros aprendizados, orientando a forma como a criança se relacionará com a escola, com o mundo, com os outros e consigo mesma. Compreender a importância desses primeiros passos para a criança implica em reconhecer que a ênfase da Educação Infantil deve estar em atividades lúdicas, que incentivem a exploração e a experimentação de um mundo em constante descoberta. Com esses pressupostos claros, podemos compreender melhor como as mudanças do PNLD da Educação Infantil podem impactar positivamente a qualidade do ensino oferecido a esses estudantes.
As Novas Diretrizes do PNLD Educação Infantil 2026
PNLD da Educação Infantil: caminho recente de muitos desafios
Desde a unificação dos programas relacionados à distribuição de livros para as escolas públicas, realizada a partir do Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, a Educação Infantil foi incluída como uma das etapas atendidas pelo PNLD. Esse programa passou a ser responsável não só pela distribuição de livros didáticos, mas também de livros literários, responsabilidade que antes pertencia ao Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE).
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Dois anos após o Decreto nº 9.099/2017, ocorreu a primeira edição do PNLD Educação Infantil, tornando a edição de 2026 o segundo ciclo dessa etapa no programa. Essa informação é relevante para compreendermos a novidade desse movimento que, por um lado, representa um grande avanço nas políticas públicas voltadas à formação de leitores desde os primeiros anos, mas, por outro lado, ainda apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à escolha de materiais adequados ao público-alvo. Dentre as mudanças do PNLD Educação Infantil 2026, além dos aspectos técnicos nos critérios de seleção das editoras, dedicaremos este artigo às características significativas na seleção e organização das obras que serão enviadas às escolas, pois consideramos que esse aspecto terá o maior impacto no cotidiano escolar.
Quais obras chegarão às escolas?
Primeiramente, o programa contemplará três tipos de materiais: livros literários e informativos, destinados às crianças da creche e da pré-escola, e livros de apoio pedagógico, dedicados aos professores.
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Analisando cada um desses grupos mais detalhadamente, observamos que os livros literários da Educação Infantil contemplam tipos e gêneros textuais como narrativas de fantasia, poemas, tirinhas, quadrinhos, livros de imagens, entre outros familiares ao universo infantil. Por meio dessas obras, busca-se possibilitar que as crianças explorem a imaginação e a linguagem de maneira criativa, incentivando seus primeiros contatos com o mundo da leitura.
Os livros informativos, por sua vez, têm o propósito de incentivar a curiosidade infantil diante dos novos saberes apresentados. Nesse grupo, encontram-se livros que exploram conceitos básicos do mundo, relatos de viagem, narrativas históricas, obras sobre a vida de personalidades importantes e também livros que tratam de conteúdos científicos – sempre, é claro, com uma abordagem condizente ao público-leitor.
Por último, os livros de apoio pedagógico são aqueles que auxiliam os docentes, embasando suas práticas e a mediação das obras anteriores a partir de teorias e metodologias sobre a Educação Infantil. Esse material visa contribuir com a formação continuada dos profissionais da educação que atuam diariamente com as crianças da rede pública de ensino do país.
3 categorias de organização
Um ponto importante dessa nova edição do PNLD é a forma como essas obras foram organizadas em três categorias.
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As categorias 1 e 2, dedicadas respectivamente à creche e à pré-escola, serão compostas por um livro literário e um livro informativo, cada um em volume único. Essas obras devem ser disponibilizadas em versão impressa para os alunos e em versões digitais para os professores. A categoria 3 será composta por um livro impresso, também em volume único, dedicado exclusivamente ao docente, de natureza teórico-metodológica. Dentre as orientações para esse último material, destaca-se a obrigatoriedade de respeitar o caráter laico e autônomo do ensino público, além de não poder ser elaborado no formato de um manual com sugestões educacionais e pedagógicas deterministas ou instrucionais.
Justificativas pedagógicas
Em uma primeira análise, observamos que esses materiais refletem um esforço do programa em atender às especificidades da Educação Infantil, reconhecendo a importância de diferentes tipos de textos no processo de desenvolvimento das crianças. A ênfase na ludicidade, no incentivo ao exercício da imaginação e na exploração do mundo por meio de obras literárias dialoga de modo bastante coerente com as perspectivas pedagógicas contemporâneas, que valorizam o brincar como forma essencial de aprendizagem e construção de sentidos.
O diálogo com as diretrizes curriculares é outro ponto de destaque, uma vez que se observa uma preocupação em alinhar as escolhas editoriais aos princípios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ambos os documentos ressaltam a centralidade da criança como sujeito de direitos, cujas particularidades devem ser respeitadas e potencialidades incentivadas. Ao incluir tanto livros literários quanto informativos, o programa reafirma seu compromisso com a formação integral de sujeitos em pleno desenvolvimento.
Cabe destacar também que a Educação Infantil não é vista como uma preparação para o Ensino Fundamental, uma concepção que, infelizmente, ainda permeia muitas realidades educacionais no Brasil. Não se busca “treinar” as crianças nem “antecipar” habilidades, em uma perspectiva conteudista e descolada das reais necessidades delas. A Educação Infantil, conforme sinaliza o atual edital, deve ser compreendida como um espaço e tempo próprios, nos quais a brincadeira, a descoberta e a convivência são dimensões fundamentais do processo educativo, sem a urgência de acelerar saberes curriculares de outras etapas.
A importância da formação continuada do professor
Outro ponto de destaque é o material de apoio pedagógico, que desempenha um papel fundamental ao oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a prática docente na Educação Infantil. Sabemos que a formação continuada é fundamental na trajetória docente e como é difícil conciliar a atualização profissional com a sobrecarregada rotina de trabalho.
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Por isso, sem entender esses materiais como substitutos de formações presenciais ou de espaços de estudo e pesquisa, é possível reconhecê-los como ferramentas potentes de reflexão e aprimoramento das práticas realizadas diariamente nas escolas.
Conclusão sobre o PNLD Educação Infantil 2026
É importante ressaltar, por fim, que apenas material didático, livros literários e obras de apoio pedagógico não são suficientes para garantir uma educação de qualidade para as milhões de crianças matriculadas na Educação Infantil em nosso país. Sabemos que a garantia de espaços escolares bem estruturados e a valorização da carreira docente, por meio do investimento adequado na formação inicial e continuada, são essenciais para pensarmos na garantia de uma educação de qualidade para todos.
De todo modo, ao analisar como o mais recente PNLD Educação Infantil 2026 se propõe a disponibilizar os materiais que estarão, em breve, nas escolas, podemos reconhecer avanços importantes no que diz respeito à coerência pedagógica e à valorização das especificidades da infância. Isso indica um passo significativo na promoção de práticas comprometidas com o desenvolvimento integral dos jovens alunos.
Minibio do autor
Diego Domingues
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) e Doutor em Linguística Aplicada pela UFRJ. Atualmente é professor do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II.
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