MENU

Identidade Saraiva – Língua Portuguesa: o encontro da literatura e gramática no ensino médio

17 de junho de 2025,
E-docente
Identidade Saraiva - Língua Portuguesa - Entrevista com os autores

Você já se perguntou como o estudo da Língua Portuguesa pode ser mais envolvente e conectado com a realidade dos estudantes do Ensino Médio? A coleção Identidade Saraiva, dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christianne Damien, traz uma proposta inovadora para o aprendizado da nossa língua.

Nesta entrevista exclusiva, os autores compartilham os segredos por trás do equilíbrio entre a abordagem literária e gramatical, a integração com as mídias digitais e a valorização das variedades linguísticas e culturais do Brasil, tudo em sintonia com as exigências do PNLD e da BNCC. Prepare-se para descobrir como a literatura pode se tornar um espaço de reflexão e expressão pessoal!

Como equilibrar literatura e gramática? O segredo da Identidade Saraiva – Língua Portuguesa

Para William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christianne Damien, o segredo da coleção Identidade Saraiva – Língua Portuguesa está na integração dos conteúdos. As competências da BNCC e do PNLD orientam um trabalho que une as dimensões artística, histórica e social dos textos.

“Nos capítulos de nossa obra, buscamos um diálogo entre as atividades de leitura literária, análise linguística e produção textual”, explicam os autores. Isso significa que um texto literário não é apenas lido, mas também dissecado para entender seus recursos linguísticos. E a produção textual? Ela dialoga diretamente com o que foi explorado na literatura e na análise da língua. É assim que a Identidade Saraiva garante que o estudante compreenda como os recursos da língua constroem sentido, tanto ao ler quanto ao produzir textos.

Aproximando os jovens da leitura literária: estratégias inovadoras

Qual o desafio de trazer a literatura para o dia a dia dos estudantes? Para os autores, o envolvimento pessoal é a chave. A coleção Identidade Saraiva faz isso ao conectar textos literários – sejam eles clássicos ou contemporâneos – com temas atuais, culturas juvenis e diferentes formas de expressão.

Música, cinema, quadrinhos, podcasts e redes sociais são pontos de partida para discussões temáticas, pesquisas e até a criação de clubes culturais. “Propomos reflexões diretamente ligadas a questões próprias das juventudes atuais, como as identidades culturais, os direitos humanos, a saúde mental e o combate ao preconceito racial”, afirmam. Além disso, a obra convida os estudantes a experimentarem a escrita e a crítica literária, produzindo slam poetry, videocontos e videorresenhas. Tudo para tornar a literatura um espaço de exploração, reflexão e expressão pessoal, desenvolvendo a fruição estética.

Leitura crítica e produção de textos: um olhar abrangente

A leitura crítica e a produção de textos são pilares da coleção Identidade Saraiva – Língua Portuguesa. Seja na literatura, na análise linguística ou na produção, a obra estimula o estudante a ir além da superfície. Ao ler um texto literário, é preciso compreender seu conteúdo e forma, mas também seu contexto de produção e as tendências culturais.

Nos estudos de língua, a leitura crítica é promovida ao analisar a contribuição dos recursos linguísticos para a construção de sentidos, observando a intencionalidade e a multimodalidade. E na produção textual? “Para se produzir um texto de determinado gênero, é necessário ler ao menos um exemplar dele, procurando reconhecer seus aspectos constitutivos”, destacam os autores. A coleção convida o estudante a exercitar a leitura crítica em todas as atividades, observando os propósitos dos textos e seu funcionamento nas práticas sociais.

Vale ressaltar que a coleção de Língua Portuguesa em 3 volumes é complementada pela obra de Redação, que oferece uma ampla diversidade de textos sobre temas atuais. Isso prepara o estudante para defender seus pontos de vista na prova de redação do Enem e dos vestibulares, criando um repertório sólido e bem fundamentado.

Mídias digitais e linguagens contemporâneas: a tecnologia a favor do aprendizado

A integração entre o estudo da literatura, da língua e da produção de textos com as mídias digitais acontece de forma natural na Identidade Saraiva. A coleção explora os gêneros multimodais, que envolvem imagem e som, além da palavra escrita.

Leia mais: A evolução da língua portuguesa e a resistência purista de parte da sociedade

“Assim, alguns gêneros que antes eram estudados apenas no meio impresso, passam agora a ser produzidos também para outras mídias”, explicam os autores. Exemplos como notícias para podcast, reportagens televisivas, roteiros de documentários, videocurrículos e videominutos mostram como os estudantes interagem ativamente com os conteúdos no meio digital.

Além disso, a própria obra é acompanhada de diversos objetos educacionais digitais, como vídeos, podcasts e gráficos, que trazem atualidade e dinamismo. A tecnologia, quando bem aproveitada, abre um leque enorme de possibilidades, atraindo mais o estudante e dando a ele um protagonismo nunca antes experimentado.

Reflexão sobre variedades linguísticas e culturais: um olhar para o Brasil diverso

A coleção Identidade Saraiva é rica em propostas que promovem a diversidade linguística e cultural do Brasil. Os autores citam diversos exemplos, como a leitura e análise de textos de autoras como Narcisa Amália, Maria Firmina dos Reis, Márcia Kambeba e Conceição Evaristo.

Leia mais: Decolonialidade: desvendando o pensamento que desafia a colonialidade

A estética armorial de Ariano Suassuna, a leitura de cordel e slam, e a discussão de textos de Jairo Saw Munduruku, Sônia Guajajara e Ailton Krenak são apenas algumas das muitas abordagens. “Nesses contextos, os diferentes textos são analisados não apenas sob a perspectiva temática, mas também por meio da discussão sobre determinadas construções linguísticas neles empregadas, em comparação com a norma-padrão e com os usos cotidianos dos alunos”, destacam.

Esse trabalho busca analisar a variação linguística e cultural presente na própria sala de aula, combatendo o preconceito e eliminando julgamentos de valor desprovidos de fundamentação crítica. A abordagem da variação linguística está presente em capítulos específicos e também no estudo de conteúdos tradicionais, sempre em diálogo com a diversidade do uso da língua. Na produção textual, a linguagem dos diferentes gêneros é analisada observando sua adequação, de acordo com os elementos das situações de comunicação.

Conheça os autores da coleção Identidade Saraiva

Por trás da coleção Identidade Saraiva, estão profissionais com sólida formação e vasta experiência:

  • William Cereja: Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, e professor na rede particular de ensino em São Paulo.
  • Carolina Dias Vianna: Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp-SP, com foco em Linguagem e Educação. Bacharel e licenciada em Letras-Português, possui ampla experiência como professora e atua como coordenadora de área de Língua Portuguesa em uma rede particular de ensino em São Paulo.
  • Christiane Damien Codenhoto: Doutora pela USP, com período doutoral no INALCO, Paris. Bacharela e licenciada em Letras (Português e Francês) e bacharela em Ciências Econômicas pela UNESP/Araraquara. É pesquisadora do Syrius (USP/CNPq) e professora na rede pública de ensino em São Paulo.

Com a coleção Identidade Saraiva – Língua Portuguesa, o Ensino Médio ganha uma ferramenta poderosa para formar leitores críticos, produtores de texto competentes e cidadãos conscientes da riqueza da nossa língua e cultura. Você pode encontrar o manual do professor para download dos 3 volumes no site e-docente:

Identidade Saraiva – Língua Portuguesa Volume 1

Identidade Saraiva – Língua Portuguesa Volume 2

Identidade Saraiva – Língua Portuguesa Volume 3

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Identidade Saraiva: Projetos Integradores de Linguagens e suas Tecnologias - Protagonismo e futuro na sala de aula
7 de agosto de 2025

Identidade Saraiva: Projetos Integradores de Linguagens e suas Tecnologias - Protagonismo e futuro na sala de aula

Uma nova forma de aprender: Integrando o mundo real à sala de aula A obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens...
Como usar Inteligência Artificial para personalizar o ensino
7 de agosto de 2025

Como usar Inteligência Artificial para personalizar o ensino

A educação pode (e, na verdade, considerando o período em que estamos, até deve) estar lado a lado com a...
Educando o olhar: a importância da linguagem audiovisual na escola
6 de agosto de 2025

Educando o olhar: a importância da linguagem audiovisual na escola

O cinema pode ser apreendido [...] como experiência de vida. O que significa que ele pode ser outra coisa ou...
Do Seu Jeito Biologia – Uma Nova Abordagem para a Ciência em Sala de Aula
6 de agosto de 2025

Do Seu Jeito Biologia – Uma Nova Abordagem para a Ciência em Sala de Aula

Na era da Base Nacional Curricular (BNCC), a educação busca uma revolução na forma como a ciência é ensinada. A...
Leitura pelo professor e formação do leitor literário na escola
5 de agosto de 2025

Leitura pelo professor e formação do leitor literário na escola

Ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no...