Menu

TRÊS IDEIAS DE VYGOTSKY PARA PENSAR A EDUCAÇÃO

1 de julho de 2021,
E-docente

Lev Semionovich Vygotsky (Belarus, 1896-1934), principal representante da chamada abordagem histórico-cultural, produziu uma vasta obra sobre o funcionamento psicológico dos seres humanos. Os princípios básicos que fundamentam sua teoria podem ser assim enunciados:

  1. o psiquismo é tomado não como um fenômeno do indivíduo, encapsulado em um corpo ou em uma mente individual. É como um processo historicamente constituído, no qual a relação entre os sujeitos no interior de situações culturalmente estruturadas é fundamental.
  2. é essencial estudar e compreender o pertencimento do homem ao mundo biológico, como membro de uma espécie animal, e ao mundo histórico e cultural, no qual se encontra inserido, e como esses mundos interagem na constituição do sujeito tipicamente humano. 

As 3 proposições fundamentais de Vygotsky

As ideias de Vygotsky que têm particular relevância para a educação dizem respeito à educação escolar e também aos processos educativos que ocorrem fora da escola. Podem ser sintetizadas em três proposições fundamentais:

1. O DESENVOLVIMENTO DEVE SER OLHADO DE MANEIRA PROSPECTIVA, ISTO É, PARA AQUILO QUE ESTÁ POR VIR:

  • Em contraste com o foco nas conquistas já consolidadas no desenvolvimento do sujeito, Vygotsky enfatiza a importância dos processos de transformação, da emergência daquilo que é novo. Em qualquer idade e em qualquer situação, o sujeito sempre aprende, sempre se transforma.
  • É com essa preocupação com a emergência da novidade que Vygotsky cria o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Se refere a um espaço onde se encontram, funções psicológicas ainda não consolidadas, mas já presentes em estado embrionário. Esse é o espaço privilegiado para a compreensão dos processos de desenvolvimento e para a intervenção educativa. 

2. OS PROCESSOS DE APRENDIZADO MOVIMENTAM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO:

  • A trajetória do desenvolvimento é postulada por Vygotsky como ocorrendo “de fora para dentro”. Isto é, o sujeito se desenvolve por estar constantemente submetido a processos de aprendizagem no meio em que vive. 
  • Aqui há um contraste importante com as ideias de Piaget. De forma simplificada, podemos dizer que Piaget concentra-se nos processos de desenvolvimento que possibilitam aprendizagem. Enquanto isso, Vygotsky focaliza sua atenção nos processos de aprendizagem que promovem desenvolvimento.

3. A ATUAÇÃO DOS OUTROS MEMBROS DO GRUPO CULTURAL É ESSENCIAL NA MEDIAÇÃO ENTRE A CULTURA E O SUJEITO:

  • Processos interpsicológicos (aqueles que ocorrem na relação entre pessoas), serão posteriormente internalizados e se tornarão processos intrapsicológicos, reconstruídos no interior do sujeito. 
  • Essa mediação acontece tanto pela imersão do sujeito em ambientes, situações e atividades culturais, quanto pela intervenção deliberada de membros mais maduros da cultura na promoção do desenvolvimento. 
  • Nas sociedades escolarizadas, a escola é uma instituição essencial na promoção de processos de desenvolvimento psicológico que não ocorreriam espontaneamente. 

Leia também: Paulo Freire: uma breve e interessante história de um educador.

É importante destacar algumas peculiaridades do ensino escolar:

a) O ato pedagógico é intencional, afastando-se daquilo que é “espontâneo” ou “natural”. 

b) O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. 

c) A escola é um lugar de ruptura com o mundo cotidiano, cujo foco está nas modalidades de pensamento diferentes daquelas predominantes no senso comum; destacam-se aqui a língua escrita, o pensamento científico e o pensamento teórico.

d) A escola é um lugar de transcendência – ao trabalhar com conceitos abstratos, com corpos de conhecimento organizados em sistemas conceituais, com saberes não referenciados ao mundo da experiência sensível nem ao campo das vivências concretas de cada sujeito, a escola promove o descolamento do indivíduo das situações práticas vivenciadas, da experiência pessoal e das informações perceptuais imediatas. Favorece o desenvolvimento de pensamento descontextualizado, reflexão, análise, planejamento e autorregulação.

Marta Kohl de Oliveira

Docente aposentada da Faculdade de Educação da USP (área de Psicologia da Educação), estudiosa da psicologia histórico-cultural, pesquisadora das relações entre desenvolvimento psicológico e práticas culturais, com foco no problema das relações entre escolarização e desenvolvimento do pensamento. Tem graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford e pós-doutorado junto ao Laboratory of Comparative Human Cognition, da Universidade da Califórnia, San Diego.

É autora de “Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico” (Scipione, 1993) e de “Cultura e Psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto” (Hucitec, 2009), co-autora de “Piaget, Vygotsky, Wallon” (Summus, 1992) e de “Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate” (Ática, 1993) e co-organizadora de “Literacy in human development” (Ablex, 1998), “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem” (Ícone, 1988) “Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura” (Artes Médicas, 1999),  “Ofício de professor: aprender para ensinar” (Fundação Victor Civita, 2001) e de  “Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea”  (Moderna, 2002).

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar
18 de dezembro de 2025

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar

Nos últimos anos, a escola passou por muitos desafios. A pandemia, as desigualdades de acesso e até as mudanças no...
Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos
17 de dezembro de 2025

Vamos falar de anticapacitismo na escola? Por uma desconstrução de preconceitos

Como aprender a lidar com diferenças sem verdadeiramente conhecer o que é diferente? Na escola, a compreensão sobre a beleza...
O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens
16 de dezembro de 2025

O papel da educação bilíngue na empregabilidade dos jovens

Já foi o tempo em que ter uma segunda língua era um diferencial. Atualmente, é uma obrigação, principalmente quando falamos...
Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil
12 de dezembro de 2025

Prosinha – Descobrindo o Mundo: a jornada de descobertas na Educação Infantil

A coleção Prosinha – Descobrindo o Mundo transforma a Educação Infantil em uma verdadeira jornada de descobertas. Do Berçário ao...
Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública
12 de dezembro de 2025

Conheça Vamos Saber: o seu novo podcast de educação pública

O papel de um Secretário ou Gestor de Educação é um dos mais desafiadores — e transformadores — na administração...