MENU

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 5

20 de agosto de 2020,
E-docente

Foco: Projeto de Vida

Tema: Valores

Atividade: Eu e os outros 

Duração: 1 aula

Objetivo: Desenvolver atitude consciente nos relacionamentos sociais mediados por mídias digitais.  

Competências gerais da BNCC trabalhadas: 3. Senso estético e repertório cultural; 5. Cultura digital;  7.Argumentação

Proposta de atividade Projeto de Vida

Leia as reportagens a seguir e responda às questões da sequência:

  1. Obra de arte de Banksy se autodestrói após ser vendida por mais de 1 milhão de libras
  2. A vida por trás da câmeras de um youtuber

Banksy* é o pseudônimo de um famoso artista britânico que nunca teve sua imagem revelada. Seus grafites, que são realizados pelo uso da técnica do estêncil, questionam valores sociais de modo satírico e subversivo e podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Enquanto Banksy se mantém no anonimato, apesar do reconhecimento alcançado com suas obras, existem pessoas que buscam fama e sucesso por meio da exposição em redes sociais.

  1. O que você pensa a respeito do comportamento dos personagens das reportagens apresentadas? Justifique. Resposta pessoal
  2. Você acredita que existem riscos associados com a exposição da privacidade em redes sociais? Quais são eles e como é possível se proteger? É esperado que o estudante reconheça a existência de riscos e mencione como medidas de proteção não fornecer dados pessoais, não interagir com desconhecidos, não enviar fotos, entre outros.
  3. Quais são os limites entre a preservação da privacidade de uma pessoa e sua busca por sucesso e reconhecimento? Explique seus argumentos. Resposta pessoal

*Faça uma pesquisa na internet caso queira obter mais informações sobre Banksy e suas obras. 

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

O Impacto das Redes Sociais na Identidade e Aprendizagem dos Adolescentes
24 de outubro de 2025

O Impacto das Redes Sociais na Identidade e Aprendizagem dos Adolescentes

O impacto das redes sociais na formação identitária dos adolescentes representa um fenômeno educacional complexo que exige atenção urgente dos...
Memória e Aprendizado Escolar: Propostas da Neuroeducação
23 de outubro de 2025

Memória e Aprendizado Escolar: Propostas da Neuroeducação

A Importância Essencial da Memória no Nosso Dia a Dia Andamos, falamos, comemos, escrevemos, criamos, estudamos, ligamos para os amigos...
Lição de casa: ajuda ou atrapalha?
22 de outubro de 2025

Lição de casa: ajuda ou atrapalha?

A controvérsia da lição de casa no ambiente escolar A pergunta que intitula este texto vem gerando debates no Brasil...
Políticas públicas de saúde mental nas escolas
21 de outubro de 2025

Políticas públicas de saúde mental nas escolas

A urgência de políticas públicas de saúde mental no brasil Quando uma realidade ultrapassa barreiras geográficas mais próximas estendendo-se por...
O desenvolvimento da oralidade: muito além do “aprender a falar” na educação infantil
17 de outubro de 2025

O desenvolvimento da oralidade: muito além do “aprender a falar” na educação infantil

A crença popular: escola e o impulso da fala A experiência empírica vivenciada por muitos pais, educadores ou pessoas que...