MENU

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 3

7 de agosto de 2020,
E-docente

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Meu projeto de vida

Duração: 1 aula

Objetivos: 

  • Refletir sobre a relação do projeto de vida com a identidade e a história de cada pessoa. 
  • Compreender a importância de planejar o futuro.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida

Proposta de atividade de Projeto de Vida

O sociólogo Zygmunt Bauman*, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos, é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século XXI. Seus escritos são dedicados a temas como consumismo, globalização e transformações nas relações humanas.

Nesta entrevista, o pensador discorre sobre como a identidade e o modo de organização da vida humana atual diferem dos modos existentes em épocas anteriores.

Após assistir ao vídeo, realize as atividades abaixo:

  1. Entreviste um membro adulto da sua família, se possível, pais ou avós. Procure saber informações sobre: Quais valores vigoravam na sociedade, na época em que eles eram jovens? Resposta pessoal
    Na juventude do seu familiar, era importante ter um projeto de vida? Por quê? Resposta pessoal
    E hoje, o que pensam sobre a necessidade deste projeto? Resposta pessoal
  2. E você, considera importante ter um projeto de vida? Justifique. Resposta pessoal. É esperado que o estudante o reconheça como um orientador para suas ações futuras.
  3. Você já pensou sobre o que deseja para si mesmo no futuro? Enumere um sonho que você pode alcançar em curto, médio e longo prazo. Resposta pessoal.
  4. Como o contexto em que você vive pode contribuir para o alcance dos seus sonhos? Resposta pessoal. É esperado que o estudante identifique, em sua realidade, com quais apoios pode contar para concretizar seus objetivos.

PNLD 2021 – Objeto 1: Acesse a obra “Vivências – Projeto de Vida“.

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A gamificação da Educação é possível?
16 de setembro de 2025

A gamificação da Educação é possível?

Fase 1 – Entrar no Blog E-docente, interessar-se pelo título e clicar neste texto para lê-lo – fase concluída ✅ ...
Metodologias ativas e tecnologia na sala de aula pública: transformando a educação brasileira
15 de setembro de 2025

Metodologias ativas e tecnologia na sala de aula pública: transformando a educação brasileira

As metodologias ativas estão revolucionando a educação brasileira, especialmente na sala de aula pública, promovendo maior engajamento estudantil e aprendizagem...
Formação continuada de professores: quem são os protagonistas deste processo?
12 de setembro de 2025

Formação continuada de professores: quem são os protagonistas deste processo?

No início de cada ano letivo, professores se reúnem para as tradicionais jornadas pedagógicas, momentos destinados à reflexão e ao...
Como trabalhar a alfabetização emocional na educação infantil
11 de setembro de 2025

Como trabalhar a alfabetização emocional na educação infantil

Se para os adultos o processo de compreender as próprias emoções pode ser um desafio e tanto, imagine para as...
O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica
10 de setembro de 2025

O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica

Você conhece o PNLD Ensino Médio? A escolha dos livros didáticos representa um dos momentos mais decisivos para qualquer instituição...