MENU

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 3

7 de agosto de 2020,
E-docente

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Meu projeto de vida

Duração: 1 aula

Objetivos: 

  • Refletir sobre a relação do projeto de vida com a identidade e a história de cada pessoa. 
  • Compreender a importância de planejar o futuro.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida

Proposta de atividade de Projeto de Vida

O sociólogo Zygmunt Bauman*, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos, é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século XXI. Seus escritos são dedicados a temas como consumismo, globalização e transformações nas relações humanas.

Nesta entrevista, o pensador discorre sobre como a identidade e o modo de organização da vida humana atual diferem dos modos existentes em épocas anteriores.

Após assistir ao vídeo, realize as atividades abaixo:

  1. Entreviste um membro adulto da sua família, se possível, pais ou avós. Procure saber informações sobre: Quais valores vigoravam na sociedade, na época em que eles eram jovens? Resposta pessoal
    Na juventude do seu familiar, era importante ter um projeto de vida? Por quê? Resposta pessoal
    E hoje, o que pensam sobre a necessidade deste projeto? Resposta pessoal
  2. E você, considera importante ter um projeto de vida? Justifique. Resposta pessoal. É esperado que o estudante o reconheça como um orientador para suas ações futuras.
  3. Você já pensou sobre o que deseja para si mesmo no futuro? Enumere um sonho que você pode alcançar em curto, médio e longo prazo. Resposta pessoal.
  4. Como o contexto em que você vive pode contribuir para o alcance dos seus sonhos? Resposta pessoal. É esperado que o estudante identifique, em sua realidade, com quais apoios pode contar para concretizar seus objetivos.

PNLD 2021 – Objeto 1: Acesse a obra “Vivências – Projeto de Vida“.

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Matemática e suas Tecnologias: dicas para os professores e os conteúdos que mais caem no Enem
25 de junho de 2025

Matemática e suas Tecnologias: dicas para os professores e os conteúdos que mais caem no Enem

Qual aluno do Ensino Médio que estuda para o Enem não gostaria de saber exatamente o que vai cair na...
Nomofobia: como o medo de ficar sem celular afeta estudantes
24 de junho de 2025

Nomofobia: como o medo de ficar sem celular afeta estudantes

A nomofobia, termo que deriva de "no mobile phone phobia", tornou-se um fenômeno crescente entre estudantes de todas as idades. ...
Qual a importância do Ideb para o seu município?
20 de junho de 2025

Qual a importância do Ideb para o seu município?

A importância do Ideb para o seu município é um tema central nas discussões sobre a qualidade da educação no...
10 ferramentas de tecnologia na Educação que todo professor deve conhecer em 2025
19 de junho de 2025

10 ferramentas de tecnologia na Educação que todo professor deve conhecer em 2025

Mais do que nunca, a necessidade de se atualizar toma conta de todas as áreas, e a Educação também não...
Soft skills que os professores devem estimular nos alunos para o sucesso profissional
18 de junho de 2025

Soft skills que os professores devem estimular nos alunos para o sucesso profissional

As soft skills estão cada vez mais frequentes no linguajar corporativo. São aquelas habilidades interpessoais, que não podem ser medidas...