Menu

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 3

7 de agosto de 2020,
E-docente

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Meu projeto de vida

Duração: 1 aula

Objetivos: 

  • Refletir sobre a relação do projeto de vida com a identidade e a história de cada pessoa. 
  • Compreender a importância de planejar o futuro.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida

Proposta de atividade de Projeto de Vida

O sociólogo Zygmunt Bauman*, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos, é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século XXI. Seus escritos são dedicados a temas como consumismo, globalização e transformações nas relações humanas.

Nesta entrevista, o pensador discorre sobre como a identidade e o modo de organização da vida humana atual diferem dos modos existentes em épocas anteriores.

Após assistir ao vídeo, realize as atividades abaixo:

  1. Entreviste um membro adulto da sua família, se possível, pais ou avós. Procure saber informações sobre: Quais valores vigoravam na sociedade, na época em que eles eram jovens? Resposta pessoal
    Na juventude do seu familiar, era importante ter um projeto de vida? Por quê? Resposta pessoal
    E hoje, o que pensam sobre a necessidade deste projeto? Resposta pessoal
  2. E você, considera importante ter um projeto de vida? Justifique. Resposta pessoal. É esperado que o estudante o reconheça como um orientador para suas ações futuras.
  3. Você já pensou sobre o que deseja para si mesmo no futuro? Enumere um sonho que você pode alcançar em curto, médio e longo prazo. Resposta pessoal.
  4. Como o contexto em que você vive pode contribuir para o alcance dos seus sonhos? Resposta pessoal. É esperado que o estudante identifique, em sua realidade, com quais apoios pode contar para concretizar seus objetivos.

PNLD 2021 – Objeto 1: Acesse a obra “Vivências – Projeto de Vida“.

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Modelagem Matemática em 3 atos: Matemática com ritmo, drama e solução
25 de dezembro de 2025

Modelagem Matemática em 3 atos: Matemática com ritmo, drama e solução

Neste artigo, veremos cada uma das etapas de um processo que se constrói como um pequeno roteiro cinematográfico no ensino...
O professor de educação física como promotor do desenvolvimento integral na Educação Infantil
24 de dezembro de 2025

O professor de educação física como promotor do desenvolvimento integral na Educação Infantil

O professor de educação física pode (e deve!) ser considerado como um agente fundamental na promoção do desenvolvimento integral da...
A escola que (se) transforma: como e quando começar?
23 de dezembro de 2025

A escola que (se) transforma: como e quando começar?

Nas últimas décadas, a Educação Básica tem sido palco de debates intensos acerca de sua missão, relevância e efetividade frente...
A importância da educação ambiental no ensino médio
19 de dezembro de 2025

A importância da educação ambiental no ensino médio

Meio ambiente e problemas ambientais são pautas certas nos noticiários semanais dos mais diversos meios de comunicação do Brasil e...
Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar
18 de dezembro de 2025

Recomposição de aprendizagem: estratégias eficazes para programas de reforço escolar

Nos últimos anos, a escola passou por muitos desafios. A pandemia, as desigualdades de acesso e até as mudanças no...