MENU

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – semana 1

21 de julho de 2020,
E-docente

Foco: Projeto de Vida

Tema: Identidade

Atividade: Quem sou eu?

Duração: 1 aula

Objetivo

– Identificar as características individuais que constituem a identidade.

– Refletir sobre como as relações sociais influenciam na constituição da identidade de cada pessoa.

Competências gerais da BNCC trabalhadas em Projeto de Vida

1. Conhecimento; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.

Proposta de atividade sobre projeto de vida

Assista ao vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rbg8NyUxCic em que a antropóloga Lilian Moritz Schwarcz discute como a identidade das pessoas se constrói e transforma em projeto de vida.

Converse com sua família sobre as ideias apresentadas no vídeo e em seguida responda às questões:

  1. Você concorda com a explicação da antropóloga sobre o modo como as pessoas constroem suas identidades? Justifique. Resposta pessoal.
  2. Quais aspectos você percebe terem influenciado na construção da sua identidade? É esperado que o estudante faça referência a experiências no âmbito familiar e social.
  3. Segundo a antropóloga, exercemos diversos papéis ao longo da vida e todos eles constituem quem somos. Quais papéis você exerce nas relações que estabelece com as pessoas? Resposta pessoal.
  4. Você acredita que a experiência do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 pode influenciar sua identidade de algum modo? Explique. Resposta pessoal.

Com essa atividade, discuta sobre o projeto de vida e as transformações através do ensino.

Itale Cericato

Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola.

Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Letramento Digital na Educação Infantil e nos Anos Iniciais: promovendo o uso consciente da tecnologia 
29 de outubro de 2025

Letramento Digital na Educação Infantil e nos Anos Iniciais: promovendo o uso consciente da tecnologia 

É dia de folga em casa, estou com minha filha de 6 anos. Cansado da semana pesada de trabalho que...
Energia e suas transformações: um enfoque interdisciplinar
29 de outubro de 2025

Energia e suas transformações: um enfoque interdisciplinar

A palavra energia, sem sombra de dúvidas, é muito frequente na fala dos brasileiros. Quase sempre relacionada à energia elétrica...
O Papel da Família na Trajetória Educacional do Aluno do Ensino Médio
28 de outubro de 2025

O Papel da Família na Trajetória Educacional do Aluno do Ensino Médio

A família desempenha papel fundamental na formação acadêmica e pessoal do aluno do ensino médio, influenciando diretamente seu desempenho e...
O Impacto das Redes Sociais na Identidade e Aprendizagem dos Adolescentes
24 de outubro de 2025

O Impacto das Redes Sociais na Identidade e Aprendizagem dos Adolescentes

O impacto das redes sociais na formação identitária dos adolescentes representa um fenômeno educacional complexo que exige atenção urgente dos...
Memória e Aprendizado Escolar: Propostas da Neuroeducação
23 de outubro de 2025

Memória e Aprendizado Escolar: Propostas da Neuroeducação

A Importância Essencial da Memória no Nosso Dia a Dia Andamos, falamos, comemos, escrevemos, criamos, estudamos, ligamos para os amigos...