uso de recursos digitais na aprendizagem

Recursos digitais para enriquecimento da experiência de ensino aprendizagem em tempos de COVID19.

Estamos passando por um momento jamais visto, enfrentando uma pandemia causada pelo coronavírus.

Pensando nisto, durante este período de suspensão de aulas e da Assessoria Pedagógica presencial, nossa equipe fez uma curadoria com diferentes recursos digitais com livre acesso que poderão auxiliá-los com boas intervenções didáticas à distância.

Nossos serviços pedagógicos continuam de forma remota firmando nossa parceira colaborativa.

Entre em contato com o seu Assessor Pedagógico para mais informações.

Que tal aproveitarmos a tecnologia, uma nova forma de ensinar e aprender?

Lista de Recursos

Youtube

Recurso Digital: Canal do Youtube
Segmento SugeridoNome do canalCaracterísticaLink de acesso
Ensino MédioNerdologiaAnálises científicas sobre diversas áreas do conhecimento, entre elas: História, Física, Tecnologia e Habilidades Comportamentais.https://www.youtube.com
/user/nerdologia/
Ensino MédioGeografia VisualA geografia do Brasil e do mundo explicada com o poder didático das imagens.https://www.youtube.com/channel/
UCKmODWP4S3BbicrR_zV8DTA
Ensino MédioMundo da QuímicaProposta de aulas de Química de forma simples e pontualhttps://www.youtube.com
/user/mundodaquimica?
Ensino MédioDez de HistóriaProposta de aulas de História com desafios gráficos e imagens com foco no vestibular.https://www.youtube.com/channel/
UCxnq8mfKzOdLvjYcHFcm0wQ/about
Anos Finais e Médio e SuperiorMatemática RapidolaPropostas de aulas de Matemática de forma rápida e descomplicadahttps://www.youtube.com/channel
/UCoKv7o7GFD188FcTbhsx15w/about

Plataforma

Recurso Digital: Plataforma Educacional
Segmento SugeridoNome da PlataformaCaracterísticaLink de acesso
Anos Finais e Ensino MédioSenecaMateriais didáticos de diversas áreas ,mapas mentais, vídeos, planos de aula.https://bit.ly/2Ud4qqG 
Anos Iniciais, Finais e MédioGoogle Sala de AulaPlataforma de gerenciamento de conteúdo procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos, online.https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/classroom/?modal_active=none
Anos Finais e MédioGeografia visualPlataforma com mapas, vídeos, objetos digitais, videoaulas e podcasts para geografia.https://geografiavisual.com.br

Android

Recurso Digital: Aplicativos para dispositivos móveis (Celulares e tablets)
Sistema Operacional Android – Disponível na Play store
https://play.google.com/store/apps?hl=pt_BR
Segmento SugeridoNome do APPCaracterística
Anos Finais e Ensino MédioEvobooksAprendizagem Interativa – Conteúdos Digitais estruturados para área de Ciências e Biologia
Ensino MédioGeogebra ClássicoApp para uso na Matemática com sólidos geométricos
Anos IniciaisTabuada de multiplicarJogo para matemática para auxílio da aprendizagem da tabuada.
Ensino MédioTabela PeriódicaApp para aprender substâncias químicas de forma interativa.
Anos Iniciais, Finais e MédioViva VídeoApp editor de vídeos para qualquer segmento educacional, uso de tecnologia para aprendizagem.

iOS

Recurso Digital: Aplicativos para dispositivos móveis (Celulares e tablets)
Sistema Operacional IOS – Disponível na Apple Store
https://www.apple.com/br/ios/app-store/
Segmento SugeridoNome do APPCaracterística
Anos Finais e Ensino MédioEvobooksAprendizagem Interativa – Conteúdos Digitais estruturados para área de Ciências e Biologia
Anos Iniciais, Finais e MédioViva VídeoApp editor de vídeos para qualquer segmento educacional, uso de tecnologia para aprendizagem.
Anos Finais e MédioCriador de LivrosApp para produção de livros
Ensino MédioGeogebra 3DApp para uso na Matemática com sólidos geométricos

Podcast

Recurso Digital: Podcast
Segmento SugeridoNome do PodcastTemaLink de acesso
Ensino MédioGeocastGeografiahttps://geografiavisual.com.br/podcasts/geocast-ouca-todos-os-programas-aqui
Ensino MédioMundo GeografiaGeografiahttps://open.spotify.com/show/
4pWgtXYQ7Ly3SWm2knqy5y
Anos iniciais, Finais e MédioCiências em GeralCiênciashttps://www.deviante.com.br/
podcasts/scicast/
 Anos FinaisInglês nu e cruLíngua Inglesahttps://open.spotify.com/show/
0eVr6VC4GCB6dTgWjX9mMD

Conclusão

As sugestões dos recursos tecnológicos já foram aplicadas e estudadas como fim educacional integrado ao currículo. Não nos responsabilizamos pela permanência da disponibilidade gratuita dos mesmos, sendo de total responsabilidade do desenvolvedor.

Nossos hábitos mudaram com a inserção da tecnologia em nossas vidas, assim como nossa forma de pensar e agir. A forma de matar as saudades e de estarmos juntos também mudou, então por que não nos desafiarmos para a forma de ensinar?

Em tempos difíceis precisamos de alguma forma enxergar as oportunidades na criação de soluções para este período de isolamento das relações presenciais em ambientes escolares.

Descobrir novas possibilidades de ensinar e aprender e vivenciá-las por meio de experimentos das potencialidades e riqueza didática dos recursos tecnológicos do ensino à distância, não tenhamos medo.

Podemos criar redes colaborativas entre professores e alunos para a construção de novos conhecimentos, com renovação de ambientes, mudanças de estratégias de ensino, usando a criatividade, coragem e algumas ideias.

Para o momento, nosso grande desafio é começar de alguma forma.

Carmem Maciel

Pedagoga, especialista em Inovação e aplicação de recursos tecnológicos em ambientes educacionais.

Assessora Pedagógica Editoras Ática, Scipione e Saraiva – Rede Pública.