27 de agosto, 2019 - Por Victor Thadeu
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Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
Na educação, os projetos integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado. Por envolver teoria e prática, os projetos integradores auxiliam na formação dos estudantes para o mundo.
No PNLD 2020, serão distribuídas obras didáticas de projetos integradores para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. A novidade, que pretende trazer muitos benefícios para as instituições, pode deixar os profissionais da educação com algumas dúvidas.
Neste artigo, veja o que caracteriza uma obra didática de projetos integradores no Programa Nacional do Livro e do Material Didático e confira como funcionará a distribuição desses materiais.
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As obras de projetos integradores buscam fazer com que a aprendizagem dos alunos seja dotada de significado. Elas estabelecem ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, apresentando como os conteúdos são aplicáveis ao dia a dia. Assim, o principal objetivo do material é contextualizar o ensino para que ele faça sentido no imaginário dos estudantes.
O edital do PNLD 2020 destaca dezesseis funções dos projetos integradores. Entre elas, destacam-se alguns pontos:
Os livros de projetos integradores distribuídos pelo PNLD apresentam formas de desenvolver as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Essas competências servem como uma orientação sobre o que o aluno deve aprender na escola, o que não se limita ao aprendizado de conteúdos. As competências gerais aspiram contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável e inclusiva, logo, os projetos integradores demonstram como a escola pode contribuir para essa edificação social.
Ainda sobre a BNCC, os projetos integradores apresentam temas transversais e atividades que contribuem para a educação socioemocional. Os temas contemporâneos transversais, no contexto escolar, representam assuntos atuais que não pertencem a uma determinada área, mas atravessam todas elas. Já o socioemocional diz respeito à formação do aluno para o século XXI, o que envolve o trabalho com suas emoções e características demandadas pelo mercado de trabalho atualmente.
Assim, partindo das aplicações desses aspectos, as obras funcionam como uma forma de promover a implementação da BNCC nas instituições de ensino públicas brasileiras.
Uma outra característica das obras de projetos integradores envolve o estímulo para os alunos. O sucesso da relação de ensino-aprendizagem depende da vontade que o estudante sente em aprender, portanto, as atividades do projeto integrador propõem situações que exigem dele a utilização de diferentes habilidades.
Os problemas e questões trazidos pelos projetos integradores são desafiadores e exigem do aluno mais do que atenção. A partir deles, os estudantes desenvolvem sua criatividade e descobrem meios para a resolução de problemas diversos. Por apresentar práticas contextualizadas, essas obras destacam o sentido social da educação, além dos propósitos didáticos e comunicativos.
De acordo com o edital do PNLD, os projetos integradores devem:
Ter um produto final, preferencialmente coletivo e de relevância para a comunidade local, que possa ser apresentado a um público real, preferencialmente externo à escola.
Sendo assim, a conclusão das atividades da obra envolve uma apresentação, uma intervenção artística ou até mesmo a produção de um livro, um relatório de pesquisa ou um evento. Há, portanto, um envolvimento com a pesquisa e a propagação de ideias além dos muros da escola. As atividades, ainda, privilegiam o uso de tecnologias da informação.
Os projetos integradores estão distribuídos em 2 volumes: um para o 6º e 7º anos e outro para o 8º e 9º anos. O material é composto pelo livro do estudante e manual do professor impressos. As obras podem ou não ter material digital.
Essas obras serão escolhidas pela escola no mesmo período de seleção dos materiais disciplinares. Segundo o FNDE, a escolha será realizada oficialmente pelas escolas em setembro de 2019. Assim como as demais obras, o tempo de utilização dos projetos integradores na escola é de 4 anos consecutivos.
Cada livro do projeto integrador apresenta 8 — ou mais — projetos, sendo 4 para cada ano de ensino. O tempo máximo para cada uma das ações é de um bimestre. Sendo assim, somam-se 16 projetos para os anos finais do Ensino Fundamental. Na questão da organização, os projetos apresentam título, justificativa, objetivos e habilidades da BNCC a serem desenvolvidas. Além disso, é exposto quais são os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto e uma proposta de avaliação das aprendizagens.
O manual do professor é de fácil compreensão, sendo útil para professores que já possuem destreza com a elaboração de projetos e para aqueles que nunca trabalharam com essa metodologia. Cada projeto sugere qual a posição do professor, auxiliando esses profissionais no desenvolvimento das atividades.
Os projetos integradores são obras que pretendem complementar o ensino dos alunos de modo a alinhá-lo a direcionamentos da Base. Essas obras buscam auxiliar a escola no desenvolvimento das 10 competências gerais.
Abaixo, veja um rápido resumo de 2 coleções de projetos integradores aprovados no PNLD 2020 e veja qual é a mais adequada para a sua instituição.
A interdisciplinaridade propõe uma interação entre aluno, professor e cotidiano. Quando promovida, a mesclagem mantém a individualidade das disciplinas e potencializa a união de temas e ciências. Há, portanto, um trabalho com diversas linguagens fundamentais para o desenvolvimento de conhecimentos.
De acordo com a Doutora em Educação Marli Dallagnol Frison, “o professor tem o papel explícito de intervir e provocar nos alunos avanços que não correriam espontaneamente”. Nesse sentido, as atividades interdisciplinares são excelentes oportunidades de inovação no contexto escolar. Assim, os alunos são expostos a situações propícias para a constituição de novos saberes, que envolvem habilidades e competências complicadas de se desenvolver em uma aula comum.
Os projetos integradores funcionam como uma ação interdisciplinar na escola. Por meio da realização de projetos e da exposição a temas transversais, os professores de diferentes componentes curriculares podem agir juntos para formar alunos mais experientes em ações práticas e familiarizados com a pesquisa.
O PNLD 2020 distribuirá, além de obras disciplinares e literárias, obras de projetos integradores. Esses materiais procuram encadear conhecimentos de diversos componentes curriculares e áreas do conhecimento. A partir da combinação, a conexão entre conteúdos e situações cotidianas é promovida.
É ideal que os projetos integradores escolhidos pela escola dialoguem com os princípios e valores da instituição. Há várias análises e critérios a serem considerados pelos professores, coordenadores e diretores no momento de escolher o material didático a ser utilizado em sala de aula. Baixe o e-book gratuito e confira algumas dicas de como escolher o projeto integrador, e demais livros, ideais para a prática pedagógica.