26 de janeiro, 2021 - Por e-docente
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Elaborar uma boa pauta de formação é uma das tarefas mais difíceis para todo coordenador pedagógico comprometido com a aprendizagem dos profissionais de seu grupo.
Sabemos da importância do momento de planejamento para o processo pedagógico e, em especial, este ano, no qual ainda estamos em um contexto de pandemia, o planejamento precisa ser ainda mais cuidadoso e detalhado, para garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos e um ano letivo tranquilo.
Por isso, publicaremos algumas sugestões de pautas de reuniões para que o planejamento de 2021 seja produtivo e, de fato, contribua com estudos essenciais para este ano tão atípico nas rotinas da escola, dos professores e dos estudantes.
Elaborar uma boa pauta de formação é uma das tarefas mais difíceis para todo coordenador pedagógico comprometido com a aprendizagem dos profissionais de seu grupo.
Uma pauta de formação não é um roteiro convencional de reunião para tratar de um assunto x ou y, como ocorre quando o objetivo é somente comunicar algo a um grupo de pessoas. Uma pauta de formação é resultado de uma experiência refletida de planejamento para organizar uma sequência de propostas que seja potente para provocar uma experiência de aprendizagem no outro, em muitos outros. É um plano, fruto de um processo de planejamento.
Em uma pauta realmente formativa, a seleção e a sequência adequadas das propostas são essenciais. Planejá-la, nesse caso, implica refletir sobre o que ainda não aconteceu. Se Donald Schön – que organizou boa parte das ideias que hoje predominam sobre o profissional reflexivo – afirma que há a reflexão no momento da ação, a reflexão sobre a ação (já acontecida) e a reflexão sobre a própria reflexão, organizar uma pauta exige um exercício de imaginação, uma reflexão refinada sobre ações ainda por acontecer. Essa aparente impossibilidade torna-se, no entanto, possível porque, ao planejar o que está por vir, ativamos necessariamente o nosso repertório de experiências já vividas em situações similares – ainda mais se o planejamento for feito em parceria com outros profissionais.
A seguir, traremos a nossa primeira sugestão de pauta formativa. Bons estudos! Bom momento formativo! Bom encontro para todas e todos!
Ajustes Curriculares
Ampliar a compreensão da natureza do currículo escolar, da importância de adequá-lo à realidade concreta vivida na escola e das aprendizagens prioritárias para o momento.
1. Apresentar a proposta de pauta do dia e também os temas dos próximos encontros.
2. Ler, em voz alta, um texto literário para os professores, criando uma atmosfera leve, pertinente para começar o trabalho.
→ A sugestão é o texto “O incêndio de cada um”, de Affonso Romano de Sant’Anna.
→ Todo texto, quando a proposta é ler em voz alta, requer um preparo da leitura com antecedência, para que fique atraente e chame a atenção dos ouvintes. Nesse caso, em que o autor escreve o texto inteiro em um único parágrafo, esse cuidado é ainda mais importante, para não se perder na leitura.
3. Propor a leitura e discussão de dois textos sobre planejamento: “Planejar para quê?” e “Como se planejar para o próximo ano letivo?” da forma que for considerada melhor, tendo em conta o perfil do grupo de professores.
4. Abordar a necessidade de um processo de reorganização curricular após o período de isolamento social, a partir de argumentos que contribuam para que os professores ampliem a compreensão a respeito:
→ Destacar alguns aspectos importantes a serem considerados para os necessários ajustes na proposta curricular da escola:
Observação: Outros argumentos, se necessário, podem ser encontrados neste subsídio, clicando aqui.
→ Comentar que os ajustes curriculares começam, portanto, com a definição das aprendizagens mais importantes a serem garantidas agora, considerando o que indicará esse processo de avaliação.
5. Propor que os professores se agrupem por ano de escolaridade ou por componente curricular, conforme o segmento em que trabalham, para discutir, definir e registrar, segundo o entendimento do grupo, quais devem ser essas aprendizagens principais, isto é, tudo o que é absolutamente imprescindível dos alunos aprenderem na escola em 2021.
→ Comentar que, diferente do que em geral ocorre, o encaminhamento é partir das ideias do grupo de professores sobre o que é prioritário, para somente depois complementar com o que preveem os subsídios curriculares.
6. Pedir para que, de maneira breve e sucinta, os grupos compartilhem as conclusões contidas em seus registros e, a partir do que forem apresentando, elaborar uma síntese que contribua para a próxima atividade.
7. Propor a discussão de alguns pontos considerados necessários, a partir do que foi socializado, fazendo os acréscimos que julgar pertinentes.
→ Destacar que a abordagem do tema desse encontro prosseguirá no próximo, quando a proposta será comparar as conclusões do grupo com as proposições das 10 Competências Gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
8. Finalizar essa parte do encontro com uma fala de síntese dos tópicos considerados mais relevantes nas discussões do dia e comunicar informações que dizem respeito aos encaminhamentos do período de planejamento, caso isso não tenha sido feito de início.
Possui formação em Psicologia e Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, integrou a equipe nacional do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e atualmente coordena grupos de formação independentes e presta assessoria a instituições educativas públicas e privadas.