Menu

Prêmio educador nota 10: conheça a premiação e confira os projetos dos finalistas

14 de outubro de 2024,
E-docente
Prêmio Educador Nota 10 - Conheça o projeto e confira os projetos dos finalistas

O Prêmio Educador Nota 10, realização do Instituto SOMOS, é uma das mais prestigiadas premiações no campo da educação no Brasil. Em 25 anos, o prêmio tem como objetivo valorizar e divulgar práticas pedagógicas inovadoras e de excelência que fazem a diferença no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de todo o país. Conheça mais sobre a premiação e conheça os finalistas de 2024:

O que é o Prêmio Educador Nota 10?

O Prêmio Educador Nota 10, maior referência da Educação Básica no Brasil, celebra desde 1998 a excelência e a inovação de professores e gestores. Ao reconhecer iniciativas que transformam a educação, o prêmio incentiva a busca constante por um ensino de qualidade.

O Objetivo do Prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 busca dar visibilidade às boas práticas na educação básica, que envolvem desde a educação infantil até o ensino médio. Ele valoriza experiências pedagógicas que tenham impacto significativo no aprendizado dos alunos, seja em disciplinas tradicionais, como matemática e língua portuguesa, ou em projetos interdisciplinares e de desenvolvimento socioemocional.

Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão de especialistas em educação, que selecionam aqueles que demonstram inovação, criatividade e capacidade de melhorar a qualidade do ensino. Além disso, são considerados os desafios específicos enfrentados pelos professores em suas respectivas realidades escolares, como o trabalho em escolas de regiões vulneráveis ou a inclusão de alunos com necessidades especiais.

O Impacto do Prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 tem um impacto significativo não apenas para os premiados, mas também para o sistema educacional brasileiro como um todo. Ele contribui para a disseminação de boas práticas, estimulando outros educadores a inovar e a buscar formas mais eficazes de ensinar. Além disso, o prêmio ajuda a sensibilizar a sociedade sobre a importância do papel do professor e do coordenador pedagógico na transformação da educação no Brasil.

Com o reconhecimento dos projetos inovadores, o prêmio também incentiva o investimento em educação e contribui para a formação de uma rede de educadores que compartilham conhecimentos e metodologias eficazes, ampliando os horizontes do ensino no país.

Instituto SOMOS

Fundado em 2017, o Instituto SOMOS é uma organização dedicada a transformar vidas por meio da educação. Com o objetivo de democratizar o acesso a um ensino de qualidade, o Instituto coordena iniciativas que desenvolvem as competências do futuro em jovens de todo o Brasil, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Nossa crença no poder transformador da educação nos impulsiona a construir um futuro mais justo e igualitário para todos.

O Processo de Seleção e Premiação

Os educadores interessados em participar submetem seus projetos de acordo com as diretrizes da premiação, que geralmente incluem uma descrição detalhada da proposta, os objetivos pedagógicos, o impacto nos estudantes e a metodologia utilizada. Após a fase de inscrição, uma equipe técnica faz uma pré-seleção e os projetos são analisados por um júri especializado.

Ao final, são selecionados 09 finalistas, entre professores e coordenadores pedagógicos. Desses, é escolhido o Educador do Ano, que recebe o título máximo do prêmio. Todos os finalistas ganham prêmios em dinheiro, além de terem seus projetos divulgados, servindo de exemplo e inspiração para outros profissionais de educação.

Esse ano os finalistas foram separados em 3 eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.

Conheça os Finalistas Recentes

Os finalistas do Prêmio Educador Nota 10 representam a diversidade e a riqueza das práticas educativas em diferentes regiões do Brasil. A seguir, uma descrição de alguns dos projetos finalistas de edições recentes:

Eixo – Direitos Humanos

Alana Calado Franco – Nome do Projeto: Educa Bracuí

Cidade/UF: Angra dos Reis – RJ
Componente curricular: Gestão / Direção
Ano escolar: Anos Finais (9º ano)
Instituição: E.M. Quilombola Áurea Pires da Gama
Vídeo: https://youtu.be/5TYlImsREUE

Resumo do Projeto:

Nosso projeto visa preparar estudantes para o ingresso em escolas técnicas, assegurando a continuidade de seus estudos e abrindo portas para um futuro promissor. Por meio de um curso preparatório, valorizamos a rica diversidade cultural local, resgatando saberes ancestrais das comunidades caiçara, quilombola e indígena. Ao conectar esses conhecimentos com o aprendizado científico, fortalecemos a identidade dos estudantes e ampliamos suas perspectivas de futuro.

Angélica Kimie Inada – Nome do Projeto: Versos da Igualdade

Cidade/UF: Sorocaba-SP
Componente curricular do projeto: Filosofia
Ano atendido pelo projeto: Fundamental II
Instituição: Escola Estadual Professor José Quevedo
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=veeXJIDqAFM

Resumo do Projeto:

Ao unir alunos negros e não negros em um processo criativo e colaborativo, nosso projeto destacou a importância da luta antirracista para toda a comunidade escolar. A produção do livreto, que exigiu dedicação e paixão, resultou em cerca de cem exemplares que foram muito bem recebidos. A realização de uma tarde de autógrafos e a apresentação do projeto em um seminário antirracista foram momentos marcantes, demonstrando o interesse e o engajamento dos alunos. Essa experiência comprovou que a questão racial precisa ser abordada de forma contínua e em diversos espaços, especialmente aqueles mais distantes dos grandes centros. Alinhado aos ODS 4, 10 e 16, o projeto contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, promovendo a compreensão do racismo estrutural e valorizando a diversidade cultural.

“Organizamos uma tarde de autógrafos e apresentamos o projeto em um seminário antirracista da diretoria de ensino de Sorocaba. Esse projeto mostrou que, apesar de avanços aparentes, é crucial trabalhar a questão racial em diversos espaços, especialmente nos mais afastados. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 10 e 18, e com a temática de direitos humanos, o projeto promoveu a compreensão do racismo estrutural e valorizou a expressão artística dos alunos, fortalecendo sua identidade cultural e autoestima”, segundo a educadora Angélica.

Liliane Machado – Nome do Projeto: As representações do feminicídio na literatura brasileira

Cidade/UF: Rio de Janeiro-RJ
Componente curricular do projeto: Linguagens
Ano atendido pelo projeto: Ensino Médio
Instituição: Colégio Pedro II

Resumo do Projeto:

Este trabalho inovador no ensino de Literatura oferece uma nova perspectiva sobre obras clássicas brasileiras, incentivando as estudantes a questionarem os significados tradicionais e a construir suas próprias interpretações. Ao introduzir textos teóricos feministas e criar rodas de leitura acolhedoras, o projeto proporciona um ambiente seguro para que as estudantes compartilhem suas experiências com a violência de gênero e desenvolvam ferramentas para enfrentá-la. A escrita se torna um ato de empoderamento, fortalecendo suas vozes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Eixo – Inovação e Tecnologia

Givanilda Maria Silva Antunes – Nome do Projeto: Vida e movimento no Berçário

Cidade/UF: Mogi Mirim – SP
Componente curricular do projeto: Educ. Infantil
Ano atendido pelo projeto: Ensino Médio
Instituição: CEMPI Profa Maria de Lourdes Ferraz Guimarães
Vídeo: https://drive.google.com/file/d/17aJMGcazf1OCqV5zy5hg9LvoTp9JbNpl/view?usp=sharing

Resumo do Projeto:

Ao transformar um ambiente de berçário tradicionalmente assistencialista, este projeto valoriza a autonomia e o desenvolvimento integral dos bebês. Ao oferecer um espaço para o brincar livre e respeitar os ritmos individuais de cada criança, a proposta demonstra como é possível criar um ambiente mais humanizado e acolhedor. O projeto apresenta um guia prático para que professores possam realizar essas mudanças em suas próprias salas de aula, contribuindo para a construção de uma educação infantil de qualidade.

“Mostra o passo a passo da professora para promover modificações possíveis e consistentes, provando que é possível. Fazer essas modificações visando os bebês como os sujeitos mais importantes nesses processos educativos característicos da primeira infância. Caminhar na direção de um ambiente identificado com o que postulam nossos documentos oficiais da educação infantil nacional curricular comum”, diz Givanilda sobre o projeto de sua autoria.

Maurício Soares de Almeida – Nome do Projeto: Explorando o Espaço: Desbravando o Sistema Solar com Experiências Táteis – Uma Proposta Inclusiva do Ensino de Física e Astronomia

Cidade/UF: Juazeiro do Norte – CE
Componente curricular do projeto: Física
Ano atendido pelo projeto: Ensino Médio
Instituição: Instituto Federal do Ceará campus Juazeiro do Norte
Vídeo: https://youtu.be/ggkI_P0xaPc

Resumo do projeto:

“Em 2019, recebi minha primeira aluna com deficiência visual e, sem experiência, comecei a buscar estratégias inclusivas. Descobri seu interesse por astronomia e, timidamente, envolvi outros alunos na criação de maquetes sobre o sistema solar para ajudar a aluna a visualizar o tema. Esse projeto de educação inclusiva evoluiu ao longo dos anos e, em 2023, propus aos alunos do primeiro ano de Eletrotécnica o desenvolvimento de modelos experimentais para explicar conceitos de astronomia nas aulas de Gravitação”, diz Maurício sobre o projeto

Em 2023, ele expandiu projeto para as aulas de Gravitação, envolvendo a construção de modelos experimentais. O “Explorando o Espaço” demonstrou que a educação inclusiva pode ser enriquecedora para todos os alunos, contribuindo para os ODS 4 e 10.

Helder Guastti da Silva – Nome do Projeto: Projeto “Como diz o outro…”

Cidade/UF: João Neiva – ES
Componente curricular do projeto: Linguagens
Ano atendido pelo projeto: Fundamental I
Instituição: EMEF Pedro Nolasco

Resumo do projeto:

Com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma significativa, este projeto propõe um mergulho nos contos da tradição oral brasileira. Através de leituras expressivas realizadas pelo professor e de rodas de conversa que valorizam as diferentes interpretações, os alunos são convidados a apreciar a riqueza da nossa cultura popular. A produção de textos autorais, ilustrados com ferramentas de inteligência artificial, estimula a criatividade e a autonomia dos estudantes, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa.

Eixo – Sustentabilidade

Raifran Abidimar de Castro – Nome do Projeto: Jogo didático “DanTUS” como objeto de ensino / aprendizagem sobre mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas com Sustentabilidade.

Cidade/UF: Açailândia – MA
Componente curricular do projeto: Geografia
Ano atendido pelo projeto: Ensino Médio Técnico Integrado
Instituição: Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia

Resumo do projeto:

O projeto DanTUS, desenvolvido por Raifran, é uma ferramenta pedagógica poderosa para o ensino de Geografia, promovendo a aprendizagem sobre mudanças climáticas de forma interativa e significativa. Ao explorar conceitos como os 9 limites planetários, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a sustentabilidade, o jogo desafia os estudantes a refletir sobre os desafios globais e a buscar soluções para um futuro mais sustentável.

“O projeto é crucial para o ensino de Humanidades, especialmente Geografia, ao tratar de sustentabilidade (ambiental, social e econômica), urgências, incertezas, mitigação e adaptação climática em diversos continentes”, diz Raifra.

José Simões de Andrade – Nome do Projeto: Praia limpa, futuro sustentável: Enfrentando os desafios da poluição causada pelo homem no ecossistema de praia.

Cidade/UF: Santos – SP
Componente curricular do projeto: Ciências da Natureza
Ano atendido pelo projeto: Fundamental II
}Instituição: Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira

Resumo do projeto:

O projeto “Praia Limpa, Futuro Sustentável” propôs aos alunos do 7º ano uma imersão no universo das praias, com o objetivo de conscientizá-los sobre os desafios ambientais e incentivá-los a buscar soluções criativas. Através de pesquisas e experimentos, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o ecossistema praiano e desenvolveram um robô ecológico, utilizando materiais reciclados e conceitos de engenharia. O projeto promoveu o trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente.

“Os alunos desenvolveram uma solução robótica usando material reciclado, aplicando princípios do Design Thinking e conhecimentos sobre máquinas simples. O projeto também envolveu estudos sobre a paisagem, qualidade da água, tipo de areia, luz solar e temperatura, correlacionando esses fatores à flora e fauna locais. O projeto promove autonomia, criticidade, autoria e trabalho colaborativo, visando um futuro sustentável para as praias”, segundo o educador José Simões.

Juliana Gracieti Sperber – Nome do Projeto: Quintal das Sensações

Cidade/UF: Itajaí – SC
Componente curricular do projeto: Ciências da Natureza
Ano atendido pelo projeto: Educ. Infantil
Instituição: Cei Cecilia Santiago Dias

Resumo do projeto:

As crianças do nosso maternal têm a oportunidade de explorar a natureza de forma livre e espontânea, entrando em contato com diferentes texturas, sons e paisagens. Ao brincar na natureza, elas desenvolvem a coordenação motora, a percepção sensorial e a capacidade de observação. Além disso, aprendem a importância de cuidar do meio ambiente e a valorizar a vida em todas as suas formas.

O objetivo desse projeto é resgatar a importância do contato com a natureza na primeira infância, oferecendo às crianças experiências ricas e significativas. Ao explorar o mundo natural, elas desenvolvem habilidades como a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

“Em vez de brinquedos tecnológicos, incentivamos a investigação e o cuidado com o meio ambiente. O objetivo é proporcionar uma educação além da sala de aula, levando-as a vivenciar o lado de fora, sentir a areia e a grama nos pés, e trazer a natureza para dentro da sala. Elas aprendem a cuidar da natureza de forma prática, tornando-se criativas, observadoras e conscientes do seu papel na preservação do planeta”, de acordo com Juliana.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
14 de novembro de 2025

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Celebrar algumas datas comemorativas na escola, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma prática que já faz parte,...
Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica
13 de novembro de 2025

Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica

Música, educação musical e a pluralidade das infâncias 🎶 Para aprofundar o debate sobre as práticas pedagógico-musicais na Educação Infantil,...
A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 
12 de novembro de 2025

A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 

Introdução: o discurso recorrente sobre a importância do professor É recorrente, na sociedade, a disseminação do discurso sobre a importância...
Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura
11 de novembro de 2025

Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura

No ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por milhões de pessoas em todo o país,...
Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso
10 de novembro de 2025

Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso

Dados Alarmantes sobre o Adoecimento Mental na Sociedade Segundo o levantamento do projeto Global Burden of Disease (Carga Global das...