VOLTAR
COMPARTILHAR
Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado
Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado
Código da obra
0115L21603
Copiado!
VOLTAR
Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado
AVALIAR OBRA
Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado
COMPARTILHAR
Código da obra
0115L21603
Copiado!
Ficha Técnica
Autores Sinopse

A narrativa da novela Tudo ao mesmo tempo agora, de Ana Maria Machado, essa versátil escritora carioca que tem mais de cem livros publicados (com traduções para vinte idiomas e 26 países, e muitos deles são dedicados ao público juvenil), é dedicada ao universo do adolescente, repleto de sonhos, dúvidas, alegrias, inquietações e uma ânsia de viver “tudo ao mesmo tempo agora”, sem deixar nada para depois.

O livro conta as experiências vividas por um grupo de amigos ao longo de um ano. Com personagens divertidas e corajosas, essa história aborda temas do cotidiano dos jovens, como trabalho, escola, namoro, autoconhecimento, relações sociais e familiares e o desejo de transformar o mundo.

Por isso, durante a leitura, os estudantes podem se identificar com experiências presentes na obra, relacionando-as a seu contexto de vida e projetando-se em algumas personagens.

No Material Digital do Professor, que acompanha a obra, diversas são as atividades propostas para condução e para aprofundamento das questões abordadas na obra, o que passa por uma abordagem interdisciplinar sobretudo com a área de de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia e História).

Por meio de uma das personagens, a obra aborda a construção (sempre marcadas por angústias) de um projeto de vida e outros temas que perpassam a vida de jovens, como o mundo do trabalho e a vulnerabilidade dos jovens quanto a questões relacionadas à meritocracia, à inclusão social, ao preconceito.

Além desses tópicos, que estão em consonância com o que aponta a BNCC sobre os Temas Contemporâneos e competências gerais a serem desenvolvidas, há várias sugestões de referências complementares associadas aos campos da vida pessoal, das práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático, da vida pública e artístico-literário.