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Redes de abuso, de Tânia Alexandre Martinelli
Redes de abuso, de Tânia Alexandre Martinelli
Código da obra
0173L21609
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Ficha Técnica
Autores Sinopse

Embora publicada em 2007, os temas abordados por Redes de abuso, de Tânia Alexandre Martinelli, são muito atuais. Essa novela focaliza o universo da internet mostrando suas possibilidades e seus limites e articula-o a outro tema de extrema importância: o da violência sexual contra a mulher.

As duas temáticas são relevantes para a sociedade como um todo e devem ser discutidas de forma atenciosa com adolescentes, uma vez que, encontrando-se ainda em formação, eles estão mais vulneráveis às ambiguidades do meio digital e às violências do mundo real.

Assim, as discussões levantadas por esta obra abrem os olhos do público jovem para os múltiplos caminhos do meio virtual, auxiliando na avaliação do impacto das tecnologias digitais em seu processo de formação pessoal e social de maneira crítica.

Considerando esse fato, para tornar mais produtiva a mediação da leitura com a obra, uma série de atividades é proposta no Manual Digital do Professor que, resguardando a dimensão de prazer que deve cercar o ato de ler, podem abrir aos estudantes outros mundos, favorecendo o mergulho em universos culturais diversos.

Um exemplo disso é promovido pelas atividades de aprofundamento, que articulam objetos de conhecimento de outros componentes curriculares, em reflexo de um trabalho interdisciplinar.

Desse modo, tópicos como “A condição feminina ao longo do tempo” (na Grécia antiga, na Europa Medieval, no Brasil Contemporâneo) ou a relação entre “Mulheres, raça e classe” são associados às discussões que a novela incita.

Além disso, há diversas sugestões de referências complementares, nos vários campos de atuação social, e atividades relacionadas a cada momento de leitura – no antes, no durante e no depois –, o que é feito sempre com sinalizações dos códigos que identificam as habilidades, as competências e os temas contemporâneos transversais que estão sendo explorados em cada momento.