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O trono no morro, de José J. Veiga
O trono no morro, de José J. Veiga
Código da obra
0174L21612
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Ficha Técnica
Autores Sinopse

O trono no morro, de José J. Veiga, é uma obra instigante, capaz de suscitar boas discussões em sala de aula e mobilizar questões de fundamental importância para o Ensino Médio.

Trata-se de uma típica novela, composta de poucos capítulos e centrada na trajetória individual de Quintino Jerônimo Júlio, franzino roceiro que, após uma vida marcada por eventos traumáticos, se autodeclara rei Dom Quintino.

Sem desenvolver intrigas paralelas ao enredo principal (como aconteceria em um romance) nem se restringir a um único momento-chave (o que costuma acontecer no gênero conto), essa novela de José J. Veiga pode ser dividida em cinco episódios, marcados por batalhas violentas entre os bandoleiros e outros elementos intensos que certamente prenderão a atenção dos estudantes.

Além disso, os processos de transformação do protagonista podem fomentar a reflexão, individual e/ou coletiva, sobre as mudanças que ocorrem ao longo da vida de qualquer pessoa, com especial destaque para o período da adolescência.

A obra acompanha Material Digital do Professor, que apresenta, além de menções aos códigos alfanuméricos a que se relacionam as habilidades e competências trabalhadas, em atenção à BNCC, diversas atividades que promovem a interdisciplinaridade, uma vez que dialogam com aspectos históricos (Coronelismo, relações de trabalho, escravidão, Sebastianismo) e geográficos (exploração de aspectos ambientais e socioculturais da região Centro-Oeste, promoção de leitura e produção de mapas).

Ademais, também estimula o aprofundamento de questões de linguagem como a variação linguística em desdobramentos críticos (relacionados ao capacitismo, por exemplo).

Ainda vale salientar o trabalho complementar que é proposto, ao serem apresentadas várias referências associadas aos campos da vida pessoal, das práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático, da vida pública e artístico-literário.

Esperamos também que a leitura do livro desperte o interesse dos estudantes por outras obras, permitindo que eles estabeleçam relações intertextuais entre esta novela, diferentes manifestações artísticas e outras modalidades de conhecimento, ampliando o repertório sociocultural compartilhado por toda a comunidade escolar.