Livros literários para o Ensino Fundamental – obras aprovadas no PNLD Literário

08 de outubro, 2019 - Por Victor Thadeu

Compartilhar

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

O PNLD Literário 2020 vai distribuir obras literárias para as escolas públicas brasileiras. Parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, a distribuição literária busca complementar o material recebido pelos alunos matriculados em escolas assistidas pelo programa.

Cada escola, portanto, deve escolher dois títulos literários para cada ano ofertado dos anos finais do Ensino Fundamental, que compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. Além dos volumes destinados à biblioteca escolar, cada aluno recebe um exemplar, que passa a integrar os materiais recebidos pelo aluno para o ano letivo.

É fundamental que a escola escolha livros literários que sejam ideais para a prática pedagógica. Neste artigo, confira algumas das obras aprovadas no PNLD Literário 2020 e compreenda como o programa de aquisição e distribuição de obras funciona.

Obras aprovadas no PNLD Literário 2020

As obras disponíveis para escolha no PNLD Literário possuem algumas características especificas. Essas especificações fazem com que os livros distribuídos para as escolas tenham qualidade e sejam adequados aos muitos contextos das escolas brasileiras. Os materiais são divididos em duas categorias:

  • Categoria 1, que compreende as obras voltadas para os estudantes de 6º e 7º anos
  • Categoria 2, que representa as obras literárias destinadas às salas de aula de 8º e 9º anos

Essa divisão ocorre com base na adequação da obra à faixa etária e práticas desses anos, visto que é essencial o respeito às capacidades e aos limites dos alunos.

A seguir, confira algumas obras aprovadas de cada categoria e veja qual é a mais adequada às turmas de sua escola.

Confira as obras aprovadas das editoras Ática e Scipione e das editoras Saraiva e Atual.

Categoria 1 (6º e 7º anos)

Elilas José - PNLD Literário 2020

Cantigas de adolescer

Código: 0080L20601

Paixões que explodem e fogem, brigas com os pais, espinhas no rosto, encucação, isolamento, esperanças estão neste livro de poemas de Elilas José, que, além de retratar o universo de dois adolescentes, Maria e João, toca a intimidade daqueles que, embora continuem às vezes sentindo medo do escuro, acreditam que não podem mais manifestá-lo. Daqueles a quem o mundo assusta tanto quanto encanta, pelo muito que há a descobrir e pela ansiedade de viver tudo o quanto antes.


Lino de Albergaria - PNLD Literário 2020 Chá das cinco

Chá das cinco

Código: 0376L20602

Os alunos de dona Dolores são guiados apenas pelo motorista Gumercindo até o Jardim das Margaridas, enquanto a diretora participa de um chá das cinco no Raríssimo Antiquário. Porém, crisântemos negros, margaridas, castelos, lebres e tartarugas parecem misteriosamente ligar o encontro da diretora ao passeio de seus alunos. Em uma novela bem-humorada e misteriosa, Lino de Albergaria mistura imaginação e realidade de maneira ágil e fluida, criando um cenário perfeito para ser desvendado pela animada turma de dona Dolores e por todos os seus leitores.


Vanessa Martinelli - PNLD Literário 2020

As crônicas de Fiorella

Código: 0200L20602

Nessa obra de Vanessa Martinelli, acompanhamos Fiorella, uma menina comum, com pais divorciados, que vive com o irmão e a mãe e vai à escola todos os dias. Ah, ela também tem uma melhor amiga, a Flávia, e uma forte queda por pasta de chocolate. A partir das crônicas narradas por ela nesse livro, você vai se divertir e emocionar com o amadurecimento da personagem.




Giselda Laporta Nicolelis - PNLD Literário 2020

Macapacarana

Código: 0408L20602

A novela de Giselda Laporta Nicolelis aborda o choque cultural. Nela, o garoto Gerson sai de São Paulo para morar com o pai no Amapá. Ali ele descobre outro Brasil; o dos rios, das matas, dos garimpos e dos animais em extinção. É com o índio José que Gerson aprende a amar e entender esse “outro país”.




Ivan Jaf - PNLD Literário 2020

Um anarquista no sótão

Código: 0324L20602

Final da agitada década de 1960. Aos 9 anos, Tadeu conhece Donato, um ex-combatente anarquista da Guerra Civil Espanhola e antigo morador da pensão de seus avós. Enquanto o menino entra em contato com o universo adulto e se questiona sobre as complexidades da vida, o velho, do alto da sua experiência, exibe uma visão irreverente da existência humana. A história criada por Ivan Jaf leva o leitor a uma verdadeira viagem no tempo e a uma (re)descoberta da sabedoria que as fábulas contêm.




Tadeu Pereira - PNLD Literário 2020

A sorveteria: histórias para refrescar a alma

Código: 0209L20602

Nos contos de Tadeu Pereira, conhecemos a pequena cidade de Ipê D’Oeste com base nas muitas histórias que começam, terminam ou se desenrolam na sorveteria Pinguim, como a do homem que roubava joias para presentear a amada e a da cantora italiana Veneza Pieromonti, que só voltou à alegria e à música depois de um bom sorvete de tangerina com calda de cereja.




Raul Drewnick - PNLD Literário 2020

Correndo contra o destino

Código: 0101L20602

Sueli tem muitos obstáculos a vencer na vida para alcançar seu sonho de se tornar uma grande atleta: é uma menina pobre, que mora em um barraco com mais seis irmãos pequenos em uma comunidade carente de um bairro perigoso. Nessa novela de Raul Drewnick, acompanhamos como Suali se dedica com garra aos treinos na pista de atletismo do centro esportivo para superar os seus limites.


Rosana Rios - PNLD Literário 2020

Aída

Código: 0186L20606

No alto Egito, duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem, Radamés, capitão da guarda. De um lado, está Amnesis, filha do faraó, e, do outro, Aída, princesa etíope feita escrava pelos egípcios e por quem Radamés também se apaixona. Aída terá de escolher entre viver seu grande amor com o líder inimigo e se manter fiel a seu pai e sua nação. Uma história de amor em quadrinhos sobre a coragem de uma escrava capaz de mudar o destino de dois povos.



Lourenço Cazarré - PNLD Literário 2020

Devezenquandário de Leila Rosa Canguçu

Código: 0366L20604

Se um diário se escreve todos os dias, um devezenquandário é de vez em quando… Leila Rosa é uma adolescente que mora em Brasília e escreve no computador um devezenquandário, contando para uma amiga imaginária, Fulana, o que a faz refletir, os acontecimentos familiares que aos poucos vão formando seu caráter, as dúvidas próprias da adolescência que não sabe como resolver, enfim, tudo o que mexe com sua cabeça e com seu coração. Obra de Lourenço Cazarré.


Ana Maria Machado - PNLD Literário 2020

O mistério da ilha

Código: 0271L20602

Nessa novela de Ana Maria Machado, acompanhamos Carlos, um garoto mimado, que sai para velejar com Chico, filho de um empregado de seu pai. Por causa de uma neblina, eles se perdem e vão parar em uma ilha desconhecida. Ali, a diferença social entre os dois desaparece e Carlos descobre o valor do respeito e do caráter.



Jane Tutikian - PNLD Literário 2020

Dani das Nuvens

Código: 0383L20602

Dani pega emprestado da amiga alguns livros, cujas aventuras acaba vivendo. Por meio da amiga, também relaciona os problemas sociais à própria realidade. A novela de Jane Tutikian ainda aborda o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), questão que tem preocupado estudantes, famílias e educadores.



Jane Tutikian - PNLD Literário 2020

Um time muito especial

Código: 0094L20602

A novela de Jane Tutikian narra as histórias de um time bastante diferente. O visual do time não é de impor respeito: uniformes improvisados e rasgados. Os jogadores também são bastante diferentes: um zagueiro grandalhão e mudo, que parece não entender bem o que acontece; uma garota rebelde como armadora; um goleiro de óculos; um ala asmático; o lateral direito é o único que parece normal; e o outro zaga não passa de um sonhador. Porém, não falta amizade e parceria.



Augusto Cury - ansiedade - PNLD Literário 2020

Ansiedade — como enfrentar o mal do século para filhos e alunos

Código: 0023L20603

Você tem dificuldade de se concentrar nas aulas, está sem paciência, sempre cansado, tem dores de cabeça, só pensa em acessar redes sociais ou mandar mensagens pelo celular? Fique atento, você pode estar sofrendo de ansiedade, um mal que atinge cada vez mais crianças e jovens no mundo. Nesse romance, Augusto Cury conta a história dos gêmeos Cacá e Carol, que tinham exatamente os sintomas descritos acima e precisavam se reconectar com a natureza e com o próprio eu.

Categoria 2 (8º e 9º anos)

Marcelo Xavier - PNLD Literário 2020

Apática

Código: 0264L20602

Apática é uma cidade perdida no tempo e no espaço, situada depois do longe mais longe, fora do alcance da mão do mundo. A época é qualquer uma; para seus moradores não importam as horas, os dias ou os anos, absoluta é a indiferença das pessoas do lugar. Eis que um forasteiro, de cabelos grisalhos, barba e bigode castanhos e aparência saudável de um jovem viajante, chega para hospedar-se no hotel, trazendo consigo uma mala, que faz acordar os sentimentos que os apáticos não sabem o que é sentir. Novela de Marcelo Xavier.


Marcelo Xavier - a cara da rua -PNLD Literário 2020

A cara da rua e outras crônicas

Código: 0313L20602

Neste livro de crônicas, o premiado Marcelo Xavier apresenta a cara da rua através da sinfonia de cores que há nela; do ponto de vista das ervas daninhas; das emoções públicas; da vida dos objetos; das diferentes metamorfoses que sofremos ao longo do dia e da vida; dos insetos que vivem em meio à guerrilha estética, despojada e precária, que encontramos nas ruas. E não deixa que o leitor volte para sua toca sem antes tomar uma dose de rua.


Mirna Pinsky - PNLD Literário 2020

De cabeça baixa

Código: 0257L20602

Numa nova escola, Sofia é discriminada por uma turma de meninas que se autodenominam MAGNÍFICAS. Por aí, já dá para imaginar o que vem pela frente… Confusa e cada vez mais solitária, Sofia se agarra ao que ninguém pode lhe tirar, seu talento ao piano, como arma para não ficar de cabeça baixa. Com maestria e originalidade, Mirna Pinsky traz à tona, nessa novela, não apenas o drama pessoal de uma vítima de bullying e cyberbullying, como também os mecanismos que agem no interior de quem se empenha em ridicularizar alguém.


Neusa Sorrenti - PNLD Literário 2020

Borboletas na chuva

Código: 0406L20604

Esta obra traz o cheiro e o sabor da infância típica de cidade do interior. O desenrolar dos fios desta história trata de relações de amizade, de sentimentos e da vida simples, mas cheia de surpresas e imprevistos, capaz de ensinar muito às pessoas, como Stella e Germano, irmãos em quase tudo diferentes. E tem também o Joel, a dona M. M., o tio Renzo, seu Rodolfo, o padre, a professora e muitos outros donos de destinos que se entrecruzam num vaivém de acontecimentos, tecendo uma narrativa poética delicada como o voo de borboletas sob os pingos da chuva. Obra de Neusa Sorrenti.


Ivan Jaf - PNLD Literário 2020

Três maneiras de manter a alma unida ao corpo

Código: 0185L20602

A bordo do Galeão São Paulo, em direção às Américas, estão o padre Antônio Vieira e o poeta Gregório de Matos. Na longa jornada, enfrentarão os dois maiores perigos a que estão sujeitos os navegantes da época: a tormenta e a calmaria. Une-se à dupla notável o mestre calafate João Roxo e, juntos, eles travam diálogos memoráveis sobre arte, fé e ciência. Novela de Ivan Jaf.


Deborah Ellis - PNLD Literário 2020

Meu nome é Parvana

Código: 0117L20603

Nesse romance de Deborah Ellis acompanhamos Parvana, a valente garota afegã, que recomeça a vida junto com a mãe e os irmãos. Após a queda do Talibã, depois de ter perdido o pai e ter ido parar em um campo de refugiados, a família da menina decide construir uma escola só para moças. Mas eles acabam enfrentando o preconceito dos aldeões que não aceitam que mulheres estudem.



Ana Maria Machado - mensagem para você - PNLD Literário 2020

Mensagem para você

Código: 0412L20602

Mensagens estranhas invadem os computadores de Soninha, Zé Miguel, Fabiana, Robinho, Mateus e Guilherme. Elas parecem atravessar épocas e distâncias. Quem escreve assina ora como Marco Polo, ora como a rainha Nefertite. O que há́ por trás desse enigma? Descubra nessa novela de Ana Maria Machado.




Márcia Leite - PNLD Literário 2020

Aqui entre nós

Código: 0193L20602

Mais que irmãos, dois grandes amigos. Um busca seus sonhos no estrangeiro, enquanto o outro fica aqui, lutando para ter neste país uma vida normal, apesar de estar preso a uma cadeira de rodas. Uma delicada novela de Márcia Leite sobre a convivência e também a cumplicidade.




Maria Tereza Maldonado - PNLD Literário 2020

A face oculta

Código: 0371L20602

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying. Nessa novela de Maria Tereza Maldonado, Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”. No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido.



Eduardo Vetillo e  Walter Vetillo irmaõs - PNLD Literário 2020

As aventuras de Mark Twain e Tom Sawyer

Código: 0223L20606

Mark Twain torna-se personagem de si mesmo nos quadrinhos do mestre Eduardo Vetillo e no roteiro bem estruturado do seu irmão Walter Vetillo. Ao entrelaçar dados da realidade com passagens da criação literária de Twain, os irmãos Vetillo apresentam uma narrativa original e de identidade particular. Aqui o autor interage com seus personagens, lembrando-se de sua infância, de seus amigos, de traquinagens e das figuras folclóricas e típicas do meio-oeste americano presentes na virada do século XIX para o século XX.


Luiz Antonio Aguiar - PNLD Literário 2020

O mundo é dos canários

Código: 0184L20602

Sete adolescentes, uma bibliotecária e seis contos de Machado de Assis. Laura nem imagina que a literatura a levará para longe da cidade, porém, para mais perto de si mesma. Novela de Luiz Antonio Aguiar.





Augusto Cury leão - PNLD Literário 2020

Petrus Logus — o guardião do tempo

Código: 0046L20603

Mesmo após a Terceira Grande Guerra, o preconceito, o poder pelo poder, a escravidão e a exclusão social continuam presentes no mundo. Sem tecnologia nem acesso a fontes de conhecimento, os habitantes do Reino de Cosmus se veem sob o domínio do rei Apolo e de seus impiedosos conselheiros. Nesse momento, Petrus Logus, filho do rei, se rebela e passa a criticar as decisões do pai e, com isso, assina sua sentença de morte. Um romance de Augusto Cury.

O que é o PNLD Literário?

O PNLD Literário é uma parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, que realiza a compra e a distribuição de obras com objetivos didáticos por todo o Brasil. Os livros literários começaram a fazer parte dos materiais distribuídos pelo programa a partir da edição de 2018. A literatura, quando parte da vida escolar do estudante, tem grande impacto, sobretudo na sua formação social e aquisição de capital cultural.

Quanto ao que chega para as escolas, o PNLD Literário não distribui apenas o livro em si, mas ainda alguns outros materiais. Para garantir a progressão das práticas pedagógicas, as obras são acompanhadas um material de apoio digital, com arquivos e material audiovisual. Válido acrescentar que, tal como as obras didáticas, os livros literários distribuídos possuem relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com informações do FDNE, é aconselhável que a escolha dos livros literários movimente todo o corpo docente da escola de forma colaborativa. Porém, cabe ao diretor da escola fazer o registro final das obras escolhidas no sistema do PDDE Interativo/SIMEC.

Importância do livro literário na escola

Considerando a natureza da escola, de formação, percebe-se que há uma clara ligação com o texto literário, que também possui suas origens no desenvolvimento dos seres. De acordo com a pesquisadora Regina Zilberman, tanto as obras de ficção como as instituições educativas buscam formar o indivíduo ao qual se dirigem.

Sendo assim, a democratização da leitura promovida por meio do PNLD Literário contribui fortemente para a formação dos alunos, principalmente no que diz respeito à sua posição na sociedade. Diferentemente do que se pensa num primeiro momento, a leitura vai além da compreensão da palavra. Com base nos estudos freireanos, o ato de ler reflete em um forte avanço da inteligência de mundo, o que faz com que o aluno compreenda a sociedade e suas relações.

A literatura ainda altera a escola, afetando pontos como a rotina e o ambiente. Logo, há um impacto na cultura escolar, que passa a ser compreendida com muito mais primor por todos envolvidos. São várias as atividades advindas da leitura, o que significa que o livro literário ainda expande o leque de possibilidades pedagógicas escolares. Essa infinidade de mudanças e permissões fazem das obras literárias materiais fundamentais para as instituições de ensino.

Conclusão

O PNLD Literário 2020 vai acontecer de modo a distribuir obras literárias para os alunos de escola pública das turmas de 6º a 9º ano. Cada escola pode escolher duas obras para cada ano ofertado. Os títulos aprovados possuem temáticas bastante variadas e gêneros diversos, o que permite que a escola realize uma escolha variada e interessante para a prática pedagógica.

A Literatura é uma forma de expressão que utiliza a linguagem verbal — e não verbal, em alguns casos — para construir um mundo legível, formando seres capazes de interpretar a própria realidade e realidades criadas. Na escola, ela expande o universo das atividades e das discussões, potencializando o diálogo entre aluno e aprendizado.

Por meio do PNLD Literário, ainda, é possível realizar uma adequação à BNCC na escola. Quer conferir outras práticas para implementar a Base na instituição? Baixe o e-book gratuito e confira!

cta-como-trazer-a-bncc-para-a-sala-de-aula

Compartilhar


Deixe seu comentário