Ler na escola: como fazer dessa uma atividade divertida – por Vanessa Martinelli

17 de janeiro, 2020 - Por Victor Thadeu

Compartilhar

Vanessa Martinelli é uma pessoa multitalentosa: além de uma excelente escritora, atua como neuropsicóloga e ilustra muito bem. Sua aptidão com as letras é refletida em sua obra As crônicas de Fiorella, aprovada no PNLD Literário 2020.

Neste artigo escrito pela autora, confira como a leitura na escola pode ser uma atividade divertida.

Divertido, sempre.  

Literatura e diversão durante muito tempo estiveram apartadas dentro de uma sala de aula. Ler um livro indicado pela escola sempre foi sinônimo de obrigação. E uma obrigação chata, desculpem o sinônimo. Lembro-me menina, olhando para os títulos sugeridos pelo colégio e pensando que havia tanta coisa mais interessante para se fazer. Lia o livro, escrevia a resenha e só. Felizmente com o tempo me tornei uma leitora ávida e passei a não ver mais a literatura como obrigação, mas sim um prazer enorme.

Clique na capa para conferir a obra na integra.

Mais de 30 anos se passaram entre meu momento menina-que-não-quer-ler e os dias de hoje. Entendo que a relação literatura e sala de aula pode, e deve, ser muito divertida. Nossos professores estão cada vez mais capacitados para fornecer aos alunos formas interessantes e — nada chatas — de se trabalhar a leitura.

Quando escrevi As crônicas de Fiorella tive a intenção de criar um livro que, além de fomentar diversos temas importantes a serem trabalhados, ajudasse os professores a levar a literatura de um jeito divertido aos alunos. E posso dizer que só fui surpreendida, nos anos decorrentes ao lançamento do livro, com tantas demonstrações de criatividade. Já presenciei exposição de artes, letra de Rap, teatro, história em quadrinho, leitura desconstruída do texto, debate, pesquisa, cosplay, jogos de perguntas e respostas, entre outros. Teve até turma criando uma continuação para a estória fofa da Fiorella. Só posso sentir orgulho desses professores que, apaixonados pelo que fazem, conseguiram criar novos leitores empolgados, usando a leitura como matéria-prima para muito mais.

Viu como a literatura pode ser sim uma atividade divertida? Quando bem planejadas, as atividades envolvendo livros literários podem ser muito eficientes para atrair os alunos. Confira detalhes sobre como fazer isso baixando o e-book gratuito!

formas efetivas de melhorar as aulas

Compartilhar


Deixe seu comentário