Machado de Assis para jovens leitores – por Luiz Antonio Aguiar

15 de janeiro, 2020 - Por Victor Thadeu

Compartilhar

Luiz Antonio Aguiar é bastante reconhecido por seus roteiros para quadrinhos. Mas seu talento ultrapassa os gibis, visto que se destaca também como escritor. O ganhador do Prêmio Jabuti e Mestre em Literatura Brasileira parece ter o dom de despertar os mais jovens para a literatura nacional.

Neste artigo escrito por ele, confira alguns aspectos de sua obra O mundo é dos canários, aprovada no PNLD Literário 2020, que pode ser um ótimo recurso para falar de autoconhecimento e Machado de Assis com os alunos.

Segredos da literatura

Na cidade de Colinas da Lua, surge um grupo de leitura mais ou menos secreto, com uma garotada que quer ler e conversar sobre o que leu, pensando bem fundo, sentindo lá no fundo um passeio pelos contos de Machado de Assis. E com a bibliotecária Carolina, apaixonada por Machado, dando dicas, sugerindo interpretações, estimulando esforço, ajudando…  abrindo portas, janelas, sótãos que ocultam histórias e cavernas mágicas, a cada passo da leitura. 

O mundo é dos canários destaca seis contos de Machado: Ideias de canário, Umas férias, A segunda vida, Missa do galo, O enfermeiro e Eterno!. Contos que representam bem a excelência que o autor alcançou. E que, por serem peças curtas, com enfoques mais centrados, facilitam a entrada dos jovens nos segredos e na beleza da obra de Machado de Assis. 

No grupo, há uma garota chamada Laura, num momento em que tem de tomar decisões sobre  namoro, rumos, carreira…Mas, todos eles têm seus sonhos, dramas, dúvidas e inseguranças. São jovens, querendo mais do seu presente e futuro.  

E encontram em Machado de Assis um cúmplice para essa aventura. 

Laura e o grupo todo se transformam. Até porque não há imposições, nem de Carolina, nem de ninguém. Há crescimento, amadurecimento, na medida em que cada um busca o que realmente entende e sente, ao entrar nas histórias. 

O mundo é dos canários vai tocar bem de perto seus leitores. Leitores que vão torcer por esses personagens. Que vão querer saber como cada um vai ficar, no final.  Que vão precisar decifrar o mistério do sótão, que surge vez por outra, com revelações surpreendentes. 

E, como diz a bibliotecária Carolina, vão passar a ler Literatura como uma possibilidade de explorar o mundo… Uma experiência de vida! 

A Literatura não se concentra apenas nas aulas de Língua Portuguesa. Como dito pelo Luiz, ela é uma ferramenta para explorar o mundo, logo, todas as ciências. Baixe o e-book gratuito e confira como os livros literários podem facilitar o trabalho interdisciplinar na escola.

pnld interdisciplinaridade

Compartilhar


Deixe seu comentário