MENU

Escola como cenário na literatura – por Mirna Pinsky

13 de janeiro de 2020,
E-docente

Possuidora de dois Prêmios Jabuti, a multitalentosa Mirna Pinsky assina diversos livros, principalmente da literatura infantojuvenil. Mestre em Teoria Literária pela USP, Mirna escreve narrativas envolventes e engajadas em fatos sociais, logo, obras muito aplicáveis ao contexto de sala de aula.

Convidamos a escritora para falar sobre seu livro De cabeça baixa, integrante da lista de obras literárias aprovadas no PNLD 2020.

Pra não andar de cabeça baixa

Escrevo histórias para crianças e jovens há mais de quarenta anos. Ao selecionar o tema e destinatário, tomo automaticamente algumas precauções. Uma delas é sintonizar nas nuances do que capto e aprendo sobre infância e adolescência, todos os dias, sempre. Tenho o privilégio de estar continuamente cercada de crianças e adolescentes. Aguço o olhar, abro os braços, sou toda ouvidos.  

O tema me vem já determinando a idade do destinatário. Em seguida escolho o narrador. O pulo do gato é calibrar esse narrador. Ou seja, definir a natureza de quem contará a história, o vocabulário e a sintaxe que usará, o nível/complexidade das informações.

Dependendo do assunto, leituras e pesquisas serão necessárias. Ao contrário de alguns colegas, eu acredito sim que tanto o vocabulário quanto a forma de expor e conduzir o enredo depende do destinatário.

A literatura infantil, ou pelo menos a minha literatura infantil, dialoga com determinadas faixas. É grande o leque de assuntos válidos. O segredo é nunca abrir mão do humor e da poesia do texto, seu compromisso com a Literatura.  

Clique na capa para ver a obra na integra.

Esses preceitos estiveram presentes na escrita de De cabeça baixa e se juntaram às particularidades que o assunto merecia. 

O termo americano – bullying – nos últimos anos acordou a sociedade para uma ocorrência que esteve presente em todas as épocas. 

Trata-se da marginalização, a molestação de crianças e jovens por seus pares ou grupinhos que se formam na escola, ou em outras situações sociais como vizinhança, clubes, etc.  

Recuperando experiências pessoais e entrevistando variadas pessoas na faixa dos 30 anos, fui levantando situações ricas em constrangimentos, corriqueiramente patrocinadas por líderes com características bem semelhantes. A dinâmica dessas situações derivava de atitudes recorrentes.  

Como a literatura ganhou forma

Fiz um arquivo de anotações em que alinhavei ideias – muito útil para textos mais longos. Já ia avançado meu levantamento de dados, quando assisti um documentário americano lancinante, sobre  molestações em escolas americanas. E me chamou a atenção, nesse filme, a falta de atitude tanto da família quanto das escolas. 

Com esses elementos na cabeça, e começando a delinear uma ficção, lembrei de um conto da Clarice, escritora de quem sou fã de carteirinha: Felicidade clandestina. Na história, esse jogo de submissão/humilhação entre colegas de classe é contado com aflição e delicadeza. 

Tema do livro de Mirna Pinsky

O tema do meu livro exigia um olhar adulto, apto a destrinchar cabeças adolescentes, explicar motivações, desenhar a dinâmica dos relacionamentos deles. O narrador em terceira e onisciente teria de ser claramente um adulto. 

Precisava também de um personagem maduro e forte que pudesse apoiar a protagonista na sua “revanche”. A escolha da avó Renata também compensaria, de certa forma, a família ausente.  

Elegi a escola como cenário principal, porque é o espaço em que se desenrola grande parte da vida social do adolescente. E nessa fase ele tende a substituir a influência e autoridade da família pela chancela de seus iguais.  

O uso da internet para acirrar os maltratos não podia deixar de estar bem presente num texto realista. Hoje em dia ela é responsável por situações exponencialmente cruéis e perigosas. 

A escola, palco dos conflitos, a família, às vezes envolvida em problemas circunstanciais, não precisam e não devem permanecer alheias a esse problema tão frequente e que pode causar danos irreversíveis.

Ao abordar o bullying, eu tinha a expectativa de que ele pudesse ser ventilado em classe, enfrentando o desafio de levantar discussões e destrinchar ocorrências. Há no texto sugestões para a construção da autoestima e para a desconstrução da crueldade e violência física e emocional. 

bullying tem resultado, por vezes, em danos irreversíveis. A depressão e a ansiedade decorrentes dele não têm bons prognósticos. Essas questões encaro mais de frente em um texto mais recente: Travessia, de Mirna Pinsky.

Mas isso é uma outra história, que fica para uma outra vez… 

O livro literário pode ser um ótimo recurso para aumentar o engajamento dos estudantes na sala de aula. Quer conferir algumas dicas embasadas em múltiplas abordagens didáticas? Baixe o guia gratuito!

formas efetivas de melhorar as aulas

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

5 tendências de profissões do futuro e mercado de trabalho
10 de julho de 2025

5 tendências de profissões do futuro e mercado de trabalho

O mercado de trabalho experimenta transformações aceleradas, criando novas demandas para as profissões do futuro através da convergência entre tecnologia,...
PNLD Educação Infantil 2026: as novas diretrizes e seus impactos
9 de julho de 2025

PNLD Educação Infantil 2026: as novas diretrizes e seus impactos

Neste artigo, analisaremos as novidades do PNLD Educação Infantil 2026 e refletiremos sobre os impactos dessas mudanças no cotidiano escolar....
Cantinho do Saber: Revolucione a Leitura em Sala de Aula
8 de julho de 2025

Cantinho do Saber: Revolucione a Leitura em Sala de Aula

A literatura é uma ferramenta poderosa para a formação educacional e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Pensando nisso, o Cantinho...
Identidade Saraiva: Educação Digital - Entrevista com os Autores da obra do PNLD Ensino Médio
7 de julho de 2025

Identidade Saraiva: Educação Digital - Entrevista com os Autores da obra do PNLD Ensino Médio

Em um mundo cada vez mais imerso na era digital, a educação precisa acompanhar as transformações para preparar os estudantes...
Biotecnologia e projetos interdisciplinares no Ensino Médio
4 de julho de 2025

Biotecnologia e projetos interdisciplinares no Ensino Médio

A palavra biotecnologia ganhou destaque significativo na mídia, especialmente após a pandemia de COVID-19, sendo amplamente divulgada em telejornais e...