Menu

O protagonismo do estudante no processo de aprendizagem

27 de abril de 2021,
E-docente

Promover o protagonismo do estudante vai muito além de possibilitar um sujeito ativo sobre sua própria aprendizagem, requer outras condições tais como: transformar o problema em um objeto de investigação para analisar, buscar possibilidades no território e agir com os outros para o bem comum, essa perspectiva solidária construída pela sensibilidade do olhar.

Desse modo, tais características ganham sentido no desenvolvimento de projetos que dialogam com a realidade. O que permite às crianças o desenvolvimento dos pensamentos científico, crítico e criativo que, inclusive, integram as competências gerais da BNCC.

Por vezes, podemos olhar para esses conhecimentos e nos perguntarmos: mas é possível desenvolver tudo isso na Educação Infantil?

Sim! Outro dia, conversando com meu neto (3 anos e meio), discutíamos sobre um pequeno trajeto inclinado que faria com sua “totoca” (velho triciclo infantil sem pedal).

De qual lugar deveria partir o impulso que seria necessário para chegar até o outro lado sem colocar os pés no chão, a criação de obstáculos para tornar a brincadeira mais desafiadora e todo esse diálogo desenrolou-se por meio do levantamento e do teste de hipóteses.

Ele pensava as possibilidades, colocava-as em ação e validava-as ou não perante o objetivo estabelecido. Nesse espaço, fui questionando e procurando, junto com ele, formular as aprendizagens em construção.

Como afirma a BNCC,

essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo. Ao contrário, impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

Leia também: Campos de experiências da BNCC e o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Exploração de intervenções positivas e educativas

Vamos explorar, então, algumas intervenções que se configuram na intencionalidade educativa para a construção desses pensamentos:


*Tabela produzida pela autora

Vamos explorar, no campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, o pensamento científico e crítico para compor a seguinte habilidade: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. (EI03ET04)

Nesse escopo, a cena abaixo é bastante presente nas salas de educação infantil:



*Arquivo pessoal

*Tabela produzida pela autora

Leia também: Culturas e protagonismos juvenis contemporâneos.

Conclusão

Quando incorporamos esses aprendizados por meio de projetos envolvendo também habilidades como “Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida (EI03EO06)” e “Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade (EI03ET06)”, podemos potencializar as condições para contemplar as demais características do protagonismo do estudante, com o olhar estético dentro do próprio território.

Leonora Pilon Quintas 

É professora com ampla experiência na docência da Educação Básica e Ensino Superior, incluindo a atuação como Gestora na Secretaria Municipal de Cubatão, em São Paulo, com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e o Ciclo de Alfabetização. Por 20 anos, vem mediando o desenvolvimento profissional de professores em assessorias com temáticas sobre currículo, didática e avaliação na Educação Básica e Ensino Superior.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Análise dos aspectos fonológicos da língua em sala de aula
31 de dezembro de 2025

Análise dos aspectos fonológicos da língua em sala de aula

A organização dos estudos gramaticais na educação básica Durante boa parte da Educação Básica, nas aulas de Língua Portuguesa, os...
Currículo azul: como trabalhar a cultura oceânica nas escolas?
30 de dezembro de 2025

Currículo azul: como trabalhar a cultura oceânica nas escolas?

Desafios ambientais e o papel da educação Nas últimas décadas, têm se intensificado os registros de graves desastres ambientais relacionados...
Quais são os pilares para o desenvolvimento da primeira infância segundo a ONU?
26 de dezembro de 2025

Quais são os pilares para o desenvolvimento da primeira infância segundo a ONU?

A primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos, é uma das fases mais importantes da vida. É...
Modelagem Matemática em 3 atos: Matemática com ritmo, drama e solução
25 de dezembro de 2025

Modelagem Matemática em 3 atos: Matemática com ritmo, drama e solução

Neste artigo, veremos cada uma das etapas de um processo que se constrói como um pequeno roteiro cinematográfico no ensino...
O professor de educação física como promotor do desenvolvimento integral na Educação Infantil
24 de dezembro de 2025

O professor de educação física como promotor do desenvolvimento integral na Educação Infantil

O professor de educação física pode (e deve!) ser considerado como um agente fundamental na promoção do desenvolvimento integral da...