MENU

18 dicas para o ensino da Matemática

2 de setembro de 2019,
E-docente

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

Autor da coleção Teláris Matemática, aprovada no PNLD 2020, Luiz Roberto Dante dá algumas dicas para tornar o ensino da Matemática mais significativo para os estudantes. O Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de autor de vários materiais didáticos para o Ensino Básico, atuou durante anos como professor da rede pública brasileira.

Dicas para um ensino da Matemática mais significativo

  1. Trabalhar as ideias e os conceitos matemáticos intuitivamente, antes da simbologia, antes da linguagem matemática.
  2. Criar oportunidades para o aluno aprender por compreensão e não por mecanização, apresentando a ele os porquês.
  3. Estimular o aluno a pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias e ter iniciativa e autonomia de pensamento.
  4. Substituir nas aulas a frase “É assim que se faz” por outra, como “Pense um pouco sobre isso”.
  5. Trabalhar os conceitos e os procedimentos matemáticos via resolução de problemas que envolvam o aluno de modo significativo.
  6. Aproveitar a experiência acumulada pelo aluno, partindo dos seus conhecimentos prévios e produzindo aprendizagem significativa.
  7. Estimular o aluno a fazer estimativas, cálculo mental e arredondamentos, obtendo resultados aproximados.
  8. Fazer conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento: interdisciplinaridade.
  9. Considerar mais o processo do que o produto final, mais as estratégias utilizadas do que resultados prontos e acabados.
  10. Encarar a aprendizagem da Matemática como um processo ativo e não passivo.
  11. Utilizar a História da Matemática como um importante recurso didático.
  12. Os jogos e as brincadeiras também podem ser importantes recursos didáticos.
  13. Utilizar a calculadora e o computador adequadamente, sabendo quando e como fazê-lo.
  14. Enfatizar igualmente as Unidades temáticas da Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Trabalhá-las de forma integrada.
  15. Equilibrar conceituação, habilidade de cálculo e aplicações.
  16. Sempre que possível, desencadear novos conteúdos via situações-problema contextualizadas.
  17. Desenvolver as competências: representação e comunicação; investigação e compreensão; percepção sociocultural e histórica da Matemática.
  18. Desenvolver no aluno uma atitude positiva em relação à Matemática.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A gamificação da Educação é possível?
16 de setembro de 2025

A gamificação da Educação é possível?

Fase 1 – Entrar no Blog E-docente, interessar-se pelo título e clicar neste texto para lê-lo – fase concluída ✅ ...
Metodologias ativas e tecnologia na sala de aula pública: transformando a educação brasileira
15 de setembro de 2025

Metodologias ativas e tecnologia na sala de aula pública: transformando a educação brasileira

As metodologias ativas estão revolucionando a educação brasileira, especialmente na sala de aula pública, promovendo maior engajamento estudantil e aprendizagem...
Formação continuada de professores: quem são os protagonistas deste processo?
12 de setembro de 2025

Formação continuada de professores: quem são os protagonistas deste processo?

No início de cada ano letivo, professores se reúnem para as tradicionais jornadas pedagógicas, momentos destinados à reflexão e ao...
Como trabalhar a alfabetização emocional na educação infantil
11 de setembro de 2025

Como trabalhar a alfabetização emocional na educação infantil

Se para os adultos o processo de compreender as próprias emoções pode ser um desafio e tanto, imagine para as...
O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica
10 de setembro de 2025

O Processo de Escolha do PNLD Ensino Médio: Dicas para uma Decisão Estratégica da Equipe Pedagógica

Você conhece o PNLD Ensino Médio? A escolha dos livros didáticos representa um dos momentos mais decisivos para qualquer instituição...