Dia do Professor – homenagem em 15 de outubro

11 de outubro, 2019 - Por Victor Thadeu

Compartilhar

No dia 15 de outubro, o Dia do Professor é comemorado no Brasil. Por ter um papel essencial para a existência da sociedade, o professor merece ser exaltado sempre que possível, principalmente no ambiente escolar.

Como o professor é um profissional importantíssimo para o desenvolvimento humano, nada mais justo que uma data para que celebremos seu valor. A escola, nesse sentido, pode organizar uma homenagem para os educadores no Dia do Professor, envolvendo todos integrantes da instituição em uma celebração.

Neste artigo, confira a origem do Dia do Professor e veja algumas dicas de como organizar uma homenagem a esses profissionais tão significativos para a sociedade.

Entenda quando foi criado o dia do professor

Mas afinal, por que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro? Para responder a essa questão, começaremos pela oficialização da data, que ocorreu no ano de 1963. Por meio do Decreto Federal de número 52.682, ficou decido que o décimo quinto dia do mês de outubro seria um novo feriado escolar, destinado a comemorações para os professores.

Porém, antes desse decreto, a data já era comemorada em algumas cidades como uma iniciativa não oficial. A partir do ano de 1947, o professor Salomão Becker começou a promover o descanso na metade do mês de outubro. Além de ser uma pausa nas atividades escolares, a data representa um momento para o professor avaliar sua prática e definir como será o andamento do período final. Essa ideia foi muito bem aceita, o que impulsionou a criação do feriado.

O dia 15 de outubro não é apenas uma boa data para avaliação das práticas, mas também representa a data em que D. Pedro I definiu o Ensino Elementar no Brasil. O decreto do primeiro imperador do Brasil estabelecia a necessidade de escolas em todas as cidades brasileiras. A lei foi um dos primeiros atos de valorização do ensino em contexto nacional e valorização do professor.

Dia do Professor: sugestão de homenagem

Uma boa forma de comemorar o Dia do Professor dentro da escola envolve a realização de um evento. É interessante que todos os envolvidos no contexto da instituição — como funcionários, alunos, pais e responsáveis — sejam convidados e marquem presença na atividade.

O evento consiste em valorizar as histórias dos professores, sobretudo as histórias individuais de cada profissional. Como o Dia do Professor é uma data para celebrar o professor, nada mais justo que colocá-los como os protagonistas e ouvi-los. O ideal é que o evento aconteça em um espaço grande, que caibam todos da escola. Nele, o apresentador, que pode ser tanto o diretor quanto alunos que gostem de falar em público, convida professor por professor para contar as aventuras de sua formação e trajetória.

Para não pegar os profissionais de surpresa, é uma boa ação avisá-los sobre a atividade do evento com antecedência. Uma conversa durante o intervalo ou um cartaz afixado na sala dos professores podem ser boas formas de propagar. Alguns acordos devem ser prescritos, como:

  • A história: buscar selecionar uma história agradável ou de superação, para inspirar o público.
  • O tempo: não estender muito a narrativa, uma vez que todos professores devem ter tempo para contar sua história.
  • A participação: uma outra boa ação diz respeito à participação, uma vez que o professor que não se sente à vontade com a atividade não necessariamente precisa participar.

Com esse evento, tanto colegas de profissão, demais funcionários e alunos passam a conhecer melhor os professores da escola, logo, valorizá-los. Um momento para ouvir os professores representa uma atividade simples, porém muito afável. O ato de ouvir é uma forma pura e sincera de homenagear os profissionais da educação, que tanto contribuem para a escola e para a sociedade.

Um exemplo de história cativante e gostosa de ouvir são os vídeos da campanha Era uma vez um professor. Nela, é possível conhecer professores das cinco regiões do Brasil. O intuito dela é justamente esse: valorizar esse profissional essencial para o mundo. Os vídeos podem ser utilizados para inspirar os professores de sua escola no preparo para o evento. Confira o primeiro capítulo a seguir:

Homenagem aos professores – por Bráulio Bessa

Para ser a voz da campanha Era uma vez um professor, que emocionou muitas pessoas por todo o Brasil, convidamos Bráulio Bessa. O poeta, além de narrar a história dos professores participantes, escreveu um belíssimo poema sobre o valor de cada tipo de professor. Não deixe de conferir!

Conclusão

Valorizar o professor é um exercício simples, mas muito necessário, principalmente no mês de outubro, quando se é comemorado Dia desse profissional. Aproveitar o dia 15 de outubro para ouvir os professores pode ser uma prática envolvente e eficaz para o aumento da motivação dos docentes. Além disso, o compartilhar aproxima as pessoas, tornando a escola um lugar em que as relações são valorizadas.

Para fomentar a celebração, a escola pode compor uma homenagem para os professores nos murais de avisos. Que tal utilizar o poema escrito por Bráulio Bessa para valorizar os educadores no Dia do Professor? Baixe gratuitamente o cartaz com o poema ilustrado em desenhos de cordel.

cta-era-uma-vez-um-professor

Compartilhar


Deixe seu comentário