Veja os maiores desafios do professor na educação pública

26 de novembro, 2019 - Por e-docente

Compartilhar

O processo de ensino e aprendizagem envolve uma série de desafios que precisam ser superados diariamente, principalmente nas escolas públicas brasileiras. Enfrentá-los é necessário para que se possa garantir uma educação de qualidade aos alunos e melhorar os indicadores educacionais. 

Neste artigo, veja mais detalhes sobre os principais desafios do professor de escola pública. Confira! 

Os desafios do professor na educação pública 

Estar em sala de aula todos os dias é um grande desafio para o professor. Em muitas escolas públicas brasileiras, os obstáculos que se apresentam durante a prática docente exigem habilidades e competências que, muitas vezes, a formação profissional não ensinou e a rotina não tem deixado o professor adquiri-las.  

Apesar disso, é importante ter consciência desses desafios para aprender a encará-los. Abaixo destacamos alguns dos principais desafios dos professores brasileiros. 

Engajamento dos alunos 

Atrair a atenção dos alunos para que eles participem de forma ativa das atividades da escola não é fácil. Estimular os alunos é essencial para que se consiga desenvolver com qualidade as práticas docentes e garantir o aprendizado deles. 

O professor, porém, não conseguirá enfrentar esse desafio se não conseguir desenvolver ações que possam aumentar o interesse dos alunos pela escola e pela sala de aula. As atividades devem, dessa forma, proporcionar o aumento do comprometimento dos alunos com elas e serem mais atrativas do que o que há fora da escola. 

Atualização de práticas pedagógicas 

Parece simples dizer que para atrair a atenção dos alunos é preciso desenvolver ações que estimulem seu interesse. Mas como fazer isso? Se o aluno considera mais interessante o que faz fora da escola, é preciso então atualizar as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro de sala de aula para conectá-las com a realidade e a vida dos alunos.  

Essa atualização, no entanto, representa um desafio visto que muitas vezes o professor da escola pública está cansado da sua jornada de trabalho, que em alguns casos é dupla ou tripla. Essa dura empreitada faz com que o docente não tenha tempo nem para refletir sobre as dificuldades de aprendizado dos alunos, nem para pesquisar e buscar novos exercícios e propostas educacionais para realizar com eles. 

Formação continuada 

Estar atualizado sobre as práticas pedagógicas mais atuais e outras tendências educacionais, assim como trabalhar com os alunos de modo a engajá-los e motivá-los, poderia ser mais fácil caso o professor conseguisse manter uma agenda de formação continuada. Mas este é mais um dos inúmeros desafios do professor na atualidade. 

Todo docente sente a necessidade de estar constantemente atualizando seus conhecimentos e adquirindo novos conhecimentos que o ajudem a lidar com os desafios em sala de aula.  No entanto, essa formação continuada também exige tempo e, além disso, recursos que muitas vezes o professor da escola pública não dispõe para investir. 

Defasagem de aprendizado dos alunos 

Segundo o Censo Escolar de 2017, realizado pelo INEP/MEC, 20,7% dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras estão com defasagem escolar. A formação continuada poderia, ainda, auxiliar o professor a lidar melhor com a defasagem no aprendizado dos alunos.  

Lidar com a situação da defasagem escolar exige tanto que o professor consiga cumprir o currículo escolar como garantir o aprendizado adequado para toda a turma, mesmo sendo muito heterogênea, com alunos com conhecimentos básicos, intermediários e avançados das matérias. Alunos com conhecimentos abaixo da média, por exemplo, demandam mais atenção e tempo do professor, que, às vezes, acaba sendo obrigado a nivelar a turma pelo conhecimento desses alunos. 

Lidar com a tecnologia em sala de aula 

Outra defasagem pode ser um grande desafio para o professor: a sua com relação à tecnologia. O uso da tecnologia em sala pelos alunos já é uma realidade, inclusive tratada no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lutar contra o uso da tecnologia na sala é criar ainda mais barreiras para o engajamento dos estudantes e, consequentemente, do seu aprendizado.  

O desafio da prática docente, neste caso, está em conhecer e estar por dentro das novidades do mundo digital e saber fazer um uso pedagógico eficiente de dispositivos eletrônicos para incluí-los de forma natural nas atividades curriculares. 

Entenda o papel do professor na atualidade 

Tantos desafios não são por acaso. Acontece que o professor possui um papel fundamental na sociedade atual, que vai além daquela antiga função de ensinar dentro dos muros da escola: mediar a aquisição de novos conhecimentos e acompanhar a formação da criança em um cidadão pleno e atuante na sociedade, conhecedor de seus deveres e capaz de lutar por seus direitos. 

Na escola pública, além desse papel ficar ainda mais evidente, é preciso lidar com vários problemas, que vão desde a pouca infraestrutura da escola até as dificuldades da vida pessoal do aluno. Nesse caso, o professor acaba assumindo papéis que muitas vezes deveriam ser da própria família ou de um profissional especializado, com o propósito de ajudar os discentes a enfrentarem os problemas e aprenderem adequadamente. 

Conclusão 

Os desafios do professor no Brasil são muitos e merecem atenção tanto dos profissionais quanto dos órgãos responsáveis. Às vezes, a própria escola, com apoio da direção e da coordenação pedagógica, pode se organizar para auxiliar o professor na resolução dos problemas. Em outros casos, as dificuldades são mais ou menos desafiadoras de acordo com a formação do professor, o perfil dos alunos e a realidade escolar. 

Em todo caso, esses desafios não podem ser ignorados, pois são fatores de frustração e desengajamento dos alunos, bem como de desmotivação dos professores. Se os obstáculos não forem ultrapassados, o professor pode, inclusive, deixar de cumprir com seus papéis, hoje tão fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igual. 

Dar aulas mais atrativas para os estudantes pode ser uma ótima medida adotada pela instituição. Baixe o guia gratuito e confira dicas para uma aula que desperte o interesse por aprender dos alunos. 

formas efetivas de melhorar as aulas

Compartilhar


Deixe seu comentário