Menu

A todos os profissionais da educação, com carinho!

8 de agosto de 2023,
E-docente

Ao Mestre com Carinho; Sociedade dos Poetas Mortos, A Voz do Coração, Matilda, Gênio Indomável. Estes, dentre outros títulos, aparecem após uma breve busca a respeito de filmes sobre profissionais da educação no maior site de buscas do mundo.

À parte o merecimento das justas e válidas homenagens, o universo educacional, muitas vezes, acaba sendo um tanto quanto sub-representado quando o foco recai tão somente na figura do docente.

Afinal, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores, dirigentes e colaboradores das mais diversas esferas também são parte integrante – e fundamental – para o pleno funcionamento e para a harmonia do ambiente escolar.

Por isso, em todo 6 de agosto, a partir da sanção da Lei 13.054/2014, celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Uma aldeia

“É preciso uma aldeia para se educar uma criança”.

O já tradicional e até incessantemente repetido provérbio africano parte do pressuposto de que nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear. Considera que este desenvolvimento depende, também, de toda a comunidade com a qual ela se relaciona.

Assim, o ambiente escolar é componente essencial dessa aldeia. E, dentro dele, vários profissionais qualificados contribuem para troca e formação socio intelectual de novas gerações, encaixando-se nesta tarefa, de acordo com as suas múltiplas esferas de atuação. Merecem também, portanto, todo reconhecimento e toda valorização.

Múltiplos, diversos e fundamentais

Para além do instante de troca entre aluno e docente em sala de aula, há um mundo, vasto mundo, de iniciativas, planejamentos e monitoramentos que incidem sobre a qualidade destes momentos.

Ações planejadas, executadas e supervisionadas por um corpo atuante formado de profissionais das mais diversas funções como:

  1. perceptores,
  2. documentaristas,
  3. bibliotecários,
  4. diretores,
  5. supervisores,
  6. psicólogos,
  7. dentre outros, que também fazem parte da rotina das escolas.

Quais são os profissionais da Educação?

Bem como o Dia dos Profissionais da Educação, nas Instituições de Ensino Superior (IES), a definição de quem são esses trabalhadores também se deu por legislação.

De acordo com a Lei 12.014, de 2009, este elenco é composto, prioritariamente, por:

  1. Coordenadores de curso – responsáveis pelo bom andamento de cada curso de graduação da IES, cuidando de mudanças na grade e da atuação de professores e outros colaboradores.
  2. Diretores de campus – coordenam atividades administrativas e pedagógicas de sua unidade, que geralmente corresponde a uma determinada área do conhecimento.
  3. Secretários acadêmicos – desempenham funções mais administrativas. Organizam documentos, sistematizam as informações dos estudantes, controlam os acontecimentos da IES e resolvem pendências rotineiras.
  4. Professores – trabalham com ensino, pesquisa e extensão, colocando na prática essa troca de saberes.

Nas instituições de ensino escolar (Ensino básico), o quadro de profissionais da educação é composto por praticamente todos que exercem funções administrativas, pedagógicas ou psicológicas.

Porque celebrar os profissionais da educação

Como comemorar o Dia dos Profissionais da Educação

No ambiente escolar, diversas ações podem ser realizadas visando ao investimento na valorização dos vários componentes dessas equipes. Não apenas na data em que se comemora seu dia, mas durante o ano inteiro, por meio de:

Celebração e homenagens – homenagear esses profissionais da educação em uma cerimônia ou evento, relatando suas funções e importância de cada uma delas. Preferencialmente, com a presença de alunos, familiares e outros colaboradores.

Capacitação – formação continuada não deve ser uma benesse exclusiva para profissionais do corpo docente. Para um quadro qualificado e sempre atualizado, conhecimento é palavra de ordem. Pode ser construído por meio de cursos, palestras, workshops ou debates.

Estimular conexão com os estudantes – permitir que os alunos tenham, também nestes profissionais, pontos de apoio e consulta, o que é enriquecedor para todos os integrantes do corpo escolar.

datas comemorativas dos profissionais da educação

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

(Paulo Freire)

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Criação de bibliotecas comunitárias: um caminho para a cidadania e a mudança social
13 de fevereiro de 2026

Criação de bibliotecas comunitárias: um caminho para a cidadania e a mudança social

As bibliotecas são uma das dobradiças simbólicas que unem a cidade e os cidadãos, seu presente e os significados de...
A importância do convívio e da amizade na escola
12 de fevereiro de 2026

A importância do convívio e da amizade na escola

Por que a convivência e a amizade importam tanto na escola, e por que falamos tão pouco sobre isso? Talvez...
Quando quase não há tecnologia: como usar a inteligência artificial de forma simples, ética e acessível na escola pública
11 de fevereiro de 2026

Quando quase não há tecnologia: como usar a inteligência artificial de forma simples, ética e acessível na escola pública

Sem computadores, sem internet estável, com poucos recursos… o que fazer quando o futuro bate à nossa porta, mas a...
Articular práticas escolares e sociais: o desafio didático-pedagógico de formar cidadãos
10 de fevereiro de 2026

Articular práticas escolares e sociais: o desafio didático-pedagógico de formar cidadãos

Em casa, na rua, no parque, no shopping ou na feira, as crianças estão em contato permanente com o mundo...
Mulheres na Ciência: 10 cientistas que os estudantes precisam conhecer
9 de fevereiro de 2026

Mulheres na Ciência: 10 cientistas que os estudantes precisam conhecer

Um jaleco branco, óculos de proteção, cabelos arrepiados, mãos ocupadas com frascos de líquidos brilhantes e potencialmente explosivos, cálculos matemáticos...