O que é o PNLD 2023? Descubra agora! O que é o PNLD 2023? Descubra agora!

O que é o PNLD 2023? Descubra agora!

23 de junho, 2022 - Por Agencia 2022

Compartilhar

Poucas situações são mais desafiantes do que tentar envolver uma classe inteira de estudantes com um material didático que não conversa com eles.

Os professores podem usar inúmeras estratégias para influenciar a experiência, mas a qualidade dos livros possui grande influência.

Este ano, os gestores escolares e os docentes terão que fazer a escolha do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2023) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

As obras didáticas selecionadas terão um ciclo de quatro anos – e este é apenas mais um dos motivos para garantir uma excelente escolha.

Se você quer saber mais sobre o PNLD 2023, continue com a gente!

Entenda melhor o PNLD 2023

Entenda melhor o PNLD 2023

Destinado aos alunos e professores das escolas públicas de Educação Básica de todo o país, o PNLD 2023 compreende um conjunto de ações direcionadas para a distribuição de obras pedagógicas, didáticas e literárias, além de outros materiais de apoio à prática educativa.

O PNLD 2023 é considerado um dos principais instrumentos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem nas instituições beneficiadas. As escolas participantes do PNLD recebem os materiais de forma gratuita, regular e sistemática.

Como participar do PNLD 2023?

Para participar do PNLD 2023, os gestores educacionais das redes de ensino público devem encaminhar o Termo de Adesão, sinalizando seu interesse em receber os materiais do programa e também se comprometendo a executar todas as ações de acordo com a legislação.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela operacionalização do PNLD.

Se você quer saber mais sobre a legislação e os detalhes relacionados ao programa, confira o Edital PNLD 2023 na íntegra.

Qual a estrutura do PNLD 2023?

Conforme especificado no Edital PNLD 2023, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático é composto por 4 objetos. Além disso, a escolha das obras será feita em 2022 e a entrega do material em 2023.

É importante saber que a seleção de cada um dos objetos é independente, ou seja, eles não estão vinculados entre si. Desta forma, terão calendários diferentes para a escolha.

Confira a seguir alguns detalhes sobre cada objeto do PNLD 2023!

Objeto 1

Obras Didáticas – Livro do Estudante e Manual do Professor
Livro do Estudante por Área, Componente ou Especialidade e Manual do Professor.

Apresenta duas categorias para escolha:

Categoria 1: Obra por Área do Conhecimento.

Obra por Área do Conhecimento.


Categoria 2: Obra por Componente Curricular ou Especialidade (Projeto Integrador).

Obra por Componente Curricular ou Especialidade (Projeto Integrador).

Os livros do estudante, categorias 1 e 2, são consumíveis, ou seja, as atividades poderão ser realizadas no material e, ao final do ano, os alunos poderão levá-los para casa. Entretanto, existem exceções: os Livros do Estudante do 4º e do 5º ano de Ciências Humanas, Ciência da Natureza, Ciências, Geografia e História. Estes são livros reutilizáveis, ou seja, deverão ser devolvidos ao final do ano para uso de outros estudantes.

O mesmo ocorre com os docentes que deverão entregar o Manual do Professor (que é reutilizável) para os seus colegas de profissão ao final do ano letivo.

Objeto 2

 Obras didáticas – Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem
Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem – destinados, respectivamente, aos professores e estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano.

Apresenta duas categoria para escolha:

Categoria 1: Obra por Área do Conhecimento.

Obra por Área do Conhecimento.

Categoria 2: Obra por Componente ou Especialidade.

Obra por Componente ou Especialidade.

Os livros do estudante das categorias 1 e 2 são consumíveis e os manuais do professor são reutilizáveis, assim como os manuais do Objeto 1.

É importante lembrar que as obras do Objeto 2 não estão vinculadas às obras do Objeto 1. Em função disso, os livros e manuais de prática e acompanhamento da aprendizagem constituem um material inédito.

Além disso, os livros trazem seções de práticas e de revisões de conhecimentos, visando à consolidação da aprendizagem. E os manuais do professor são acompanhados de plano de desenvolvimento anual de propostas de planos de aula e sequências didáticas e da reprodução do livro do estudante.

Objeto 3

Obras Literárias
Destinadas aos estudantes e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), em Língua Portuguesa.

Apresenta duas categorias para escolha:


Categoria 1: Obras Literárias do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Categoria 2: Obras Literárias do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Obras Literárias

As obras literárias deverão ser adequadas à faixa etária do público-alvo da categoria à qual se destinam, além de estarem em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e com a Política Nacional de Alfabetização, podendo contemplar diversos temas.

As obras literárias podem ser apresentadas nos seguintes gêneros (embora seja possível que outros sejam também contemplados):: poesia, poema, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhos, conto, crônica, novela, lendas, mito, fábula, cordel, teatro, memória, diário, biografia.

Objeto 4

Obras Pedagógicas
Obras Pedagógicas e Recursos Educacionais Digitais destinados aos professores e gestores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Apresenta duas categoria para escolha:

Categoria 1: Obras Pedagógicas.

Obras Pedagógicas.

Categoria 2: Recursos Educacionais Digitais.

Recursos Educacionais Digitais.

As Obras Pedagógicas – Tema “Avaliações Educacionais”– têm como proposta auxiliar os professores e gestores na construção e na aplicação de procedimentos de avaliação diagnóstica, formativa, de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem.

Os Recursos Educacionais Digitais devem apresentar instrumentos de acessibilidade, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015.

Conclusão

Fazer uma boa seleção de livros para ciclos de quatro anos completos requer bastante conhecimento sobre ensino e também muita prática em sala de aula. Além disso, os educadores precisam ter liberdade suficiente para escolher o melhor material para seus alunos.

Cada novo tema abordado tem impacto profundo no desenvolvimento da aula, bem como na cultura de cada integrante da turma. O material se torna tangível no ambiente escolar durante as semanas em que está sendo lido, trabalhado e discutido.

Os estudos criam uma espécie de jornada em grupo, e o percurso de cada livro deve se encaixar no planejamento de todo o ano escolar.

Para que um livro seja apropriado para uma classe inteira durante certo período de tempo, ele deve ter pontos fortes que transcendam os aspectos individuais.

Cada seleção de livros deve ser significativa para os alunos, relacionada aos seus interesses e acessível para turmas heterogeneamente agrupadas.

As obras dos nossos selos, Editora Ática, Editora Saraiva e Editora Scipione, estão disponíveis na íntegra para download e análise em nosso site. Desejamos a vocês uma excelente escolha!

Gostou de saber mais sobre o PNLD 2023? Então descubra qual a importância de ensinar uma segunda língua para crianças!

Compartilhar


Deixe seu comentário