Quais são as novidades do PNLD 2023? Confira! Quais são as novidades do PNLD 2023? Confira!

Quais são as novidades do PNLD 2023? Confira!

24 de junho, 2022 - Por Agencia 2022

Compartilhar

Você sabe que, na maioria das salas de aula, se não todas, é utilizada uma série de livros e materiais didáticos como apoio, por diversas razões.

Em decorrência disso, torna-se crucial o suporte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (mais conhecido pela sigla PNLD). pelo qual se orientam as escolas públicas de todo o país.

O PNLD é considerado uma das maiores iniciativas para a compra de livros do mundo!

Na última edição com dados estatísticos registrados, o PNLD comprou mais de 172 milhões de exemplares que foram distribuídos para mais de 32 milhões de alunos beneficiados. Nela, foram investidos quase R$1,4 bilhão.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela compra dos livros e por tornar público o Edital do PNLD 2023.

Quer saber quais são as principais novidades do PNLD 2023?
Então, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Conheça as principais novidades do PNLD 2023

Conheça as principais novidades do PNLD 2023

Como talvez você já saiba, o PNLD 2023 é voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (que compreende o período do 1º ao 5º ano) e é destinado à escolha dos livros didáticos e de todo material didático, literário complementar e de formação de professores.

A seleção deverá ser feita em 2022 e os materiais terão vigência nas escolas públicas durante quatro anos, de 2023 até 2026.

Mas, afinal, o que há de novo no PNLD 2023?

Durante o período de pandemia causado pela Covid-19, todos nós tivemos nossa rotina alterada e, junto com isso, acabamos desenvolvendo novos hábitos e nos tornamos ainda mais conectados com a tecnologia.

Entendendo esse novo contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático está ainda mais flexível e adequado ao cenário de 2023.

Confira a seguir as principais novidades do PNLD 2023!

Versão Digital Interativa dos Livros

Com objetivo de flexibilizar o ensino, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente doméstico, os estudantes e docentes poderão ter acesso aos livros digitais interativos por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Como dissemos, essa novidade surgiu a partir da alta demanda de adaptabilidade ao formato remoto e híbrido de ensino, impulsionada pela pandemia de 2020 que fechou todas as escolas.

Com essa novidade, o FNDE irá fornecer o acesso em plataforma à versão digital interativa dos livros didáticos para os professores e alunos.

O principal benefício da versão digital interativa, desenvolvida em HTML5, que já está presente em inúmeras instituições privadas de todo o país, é a adaptação dos livros para formatos amigáveis aos mais diversos dispositivos digitais. Ou seja, uma opção muito diferente da simples disponibilização de arquivos fechados – em PDF por exemplo.

Após ser baixado, ou seja, assim que o download for concluído, é possível utilizar o material sem a necessidade de conexão à internet.

Ter as obras estruturadas em versão HTML5 significa que todos os materiais poderão ser adaptados para o ambiente digital, consequentemente os tornando mais acessíveis.

Este é um modelo revolucionário que transformará a realidade de muitos alunos e professores, mantendo o foco na qualidade do ensino.

Coleções por Área do Conhecimento ou Componente Curricular

Outra novidade do PNLD 2023 que garantirá as melhores escolhas para os professores é o fato de poderem selecionar as obras pela área do conhecimento ou componente curricular.

Por exemplo, no PNLD 2019, vigente atualmente nas instituições de ensino, os docentes tiveram que optar pelas obras em três formatos:

  • Ciências, História e Geografia;
  • Ciências e Ciências Humanas; ou
  • Ciências Humanas e da Natureza.

Considerando essa perspectiva, no PNLD 2023, o docente terá duas opções para escolher:

  • Ciências, História, Geografia; ou
  • Ciências e Ciências Humanas.

Além disso, o professor também precisará escolher por área as obras de Língua Portuguesa e Matemática.

Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem

Quer mais uma grande novidade? O PNLD 2023 disponibilizará aos professores o Livro de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem.

O material servirá de apoio para o acompanhamento da progressão dos alunos em relação à aprendizagem.

Pela primeira vez, o PNLD 2023 apresenta materiais desenvolvidos especificamente para que os professores e gestores possam desenvolver diagnósticos, avaliações e resultados direcionados à melhora do desempenho dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Portanto, essa é uma super novidade do PNLD 2023 destinada aos educadores e que beneficiará os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano.

Projetos Integradores 

Com objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, o PNLD 2023 possibilita a adesão das escolas aos Projetos Integradores.

Eles poderão ser aplicados ao longo do 4º e do 5º ano, com propostas complementares ao Livro do Estudante, por meio de práticas e atividades interdisciplinares.

Por que fazer uma boa escolha dos livros didáticos?

O livro didático possibilita o acesso aos conceitos e princípios de um componente curricular. Geralmente, é escrito por um ou mais professores e especialistas em educação que são autoridades em um campo específico.

A maioria das obras é acompanhada pelos guias do professor, que fornecem materiais didáticos complementares, ideias e atividades para serem usadas durante todo o ano letivo.

Os livros didáticos oferecem inúmeras vantagens na sala de aula, por exemplo:

  • Os livros didáticos fornecem unidades organizadas de trabalho, ou seja, oferecem todos os planos e lições que você precisa para ensinar sobre uma disciplina com detalhes;
  • Os livros didáticos garantem uma apresentação equilibrada e cronológica das informações;
  • Os livros didáticos são uma sequência detalhada de procedimentos de ensino que orientam os educadores – e tudo é cuidadosamente explicado;
  • Os livros didáticos fornecem aos gestores e professores um programa completo,  com coleções baseadas nas mais recentes estratégias de pesquisa e ensino;
  • Bons livros didáticos são excelentes auxiliares de ensino. Eles são um recurso essencial para professores e alunos.

Os educadores precisam direcionar os estudantes a partir de objetivos de aprendizagem específicos e, para garantir que esses propósitos sejam alcançados, os livros didáticos continuam sendo um excelente recurso para professores e estudantes.

Eles desempenham um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, fornecendo uma estrutura básica dentro da qual muitas das atividades em sala de aula ocorrem. Além disso, também dão a cada criança as melhores oportunidades possíveis para aprender.

Gostou de saber mais sobre as novidades do PNLD 2023? Então, descubra agora qual a importância do plano de aula para o planejamento escolar!

Compartilhar


Deixe seu comentário