Como escolher os livros didáticos no PNLD 2023? Saiba mais! Como escolher os livros didáticos no PNLD 2023? Saiba mais!

Como escolher os livros didáticos no PNLD 2023? Saiba mais!

24 de junho, 2022 - Por Agencia 2022

Compartilhar

Quando se trata de selecionar os livros didáticos no PNLD 2023, Programa Nacional do Livro e do Material Didático, os educadores querem garantir que o material não apenas promova o aprendizado e o envolvimento dos alunos, mas também os ajude a encontrar prazer nos estudos.

Por isso, é muito importante considerar os livros didáticos que envolvam os estudantes e também aqueles em que a linguagem e o vocabulário são capazes de apoiar o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Desta forma, os livros didáticos devem ser adequados e interessantes ao mesmo tempo. Quanto mais os alunos puderem se relacionar com as obras, maior será a probabilidade de eles se envolverem.

Selecionar os livros didáticos certos, muitas vezes, pode ser um desafio. Pensando nisso, compartilhamos com você algumas dicas eficazes que podem ajudar a tornar o processo mais fácil. Acompanhe!

Descubra como selecionar os livros didáticos no PNLD 2023!

Descubra como selecionar os livros didáticos no PNLD 2023!

Como você sabe, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, conhecido pela sigla PNLD, é destinado à escolha das obras e materiais complementares para as escolas públicas de todo o país. E o PNLD 2023 contemplará os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

As obras deverão ser escolhidas em 2022, mas serão entregues às escolas em 2023. A partir de então, os livros cumprirão um ciclo de 4 anos.

O PNLD 2023 considera quatro objetos em sua estruturação, confira a seguir:

  • Objeto 1: Obras didáticas – Livro do Estudante por Área do Conhecimento, Componente ou Especialidade e Manual do Professor;
  • Objeto 2: Obras didáticas – Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem – destinadas aos estudantes e professores;
  • Objeto 3: Obras literárias destinadas aos alunos e professores;
  • Objeto 4: Obras Pedagógicas e Recursos Educacionais Digitais destinados aos professores e gestores.


Uma das principais novidades do PNLD 2023 são os Recursos Educacionais Digitais que fazem parte do Objeto 4.

Essa mudança foi impulsionada pela necessidade de garantir o acesso à educação em ambientes digitais, no sistema híbrido ou remoto, durante a pandemia mundial da Covid-19 – longo período em que todas as escolas permaneceram fechadas.

Os materiais serão disponibilizados em HTML5 e vão muito além do simples compartilhamento de arquivos fechados, como documentos em PDF. Eles serão dinâmicos e, após serem baixados, dispensarão o uso de internet.

A escolha dos livros didáticos do PNLD 2023 deve ser feita com muita atenção, pois é um momento crucial para os próximos 4 anos letivos. Mas, apesar da relevância, o processo não precisa ser desesperador.

Os gestores e educadores responsáveis pela escolha dos livros didáticos e materiais complementares poderão passar pela seleção de uma forma muito mais simples se seguirem algumas dicas. Acompanhe!

  • Avalie se a metodologia de ensino se relaciona com a sua instituição de ensino;
  • Pesquise a biografia dos autores e também o histórico da editora;
  • No momento de escolha dos livros didáticos, confira se está tudo de acordo com o Projeto Político Pedagógico da sua escola;
  • Analise criteriosamente a qualidade do livro do professor;
  • Além de avaliar a qualidade de todo o material, preste atenção na diagramação, facilidade de leitura e compreensão;
  • Verifique se existem indicações de conteúdos complementares.

Se você quiser conferir na íntegra todas as informações sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, acesse o Edital do PNLD 2023.

Por que a escolha dos livros didáticos no PNLD 2023 é tão importante?

Por que a escolha dos livros didáticos no PNLD 2023 é tão importante?

Como dissemos antes, na hora de escolher os livros didáticos, os gestores escolares e professores precisam garantir que as obras, além de promoverem o aprendizado e o envolvimento dos alunos, também os ajudem a encontrar satisfação no processo.

Quanto mais os alunos puderem se relacionar com as obras, maior será a probabilidade de se desenvolverem.

Confira a seguir algumas dicas extras que te ajudarão a lidar com o desafio de escolher os melhores livros didáticos no PNLD 2023 e também como aplicá-los em sala de aula!

1. Conheça muito bem os seus alunos

O livro didático escolhido certamente é muito importante, mas a forma com a qual o aluno terá contato com o material também.

Você deve direcionar as atividades para o que precisa ser enfatizado de acordo com o perfil de cada turma. Isso ajudará a atrair todas as crianças para a participação.

Esse método também funciona nos casos em que você percebe que os alunos não consideraram a obra abrangente quanto você esperava. Lembre-se: às vezes, escolher o livro certo é tão importante quanto o que você faz com o livro escolhido.

2. Considere o aprendizado socioemocional

O livro didático, muitas vezes, é uma janela para culturas diferentes, ao mesmo tempo que nos mostra um espelho que reflete nossas próprias realidades.

Os livros didáticos levantam questões e trazem sentimentos como empatia para a sala de aula, pedindo aos alunos que lidem com os mais diversos problemas e conflitos.

Ao escolher as obras e entender como utilizá-las, considere os problemas enfrentados em sala de aula. Os alunos estão lidando com o bullying? Existe uma divisão entre alunos de diferentes bairros ou grupos socioeconômicos em sua escola?

As respostas a essas perguntas não apenas ajudarão você a escolher os melhores livros didáticos como irão ajudar a aplicá-los em sala de aula e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.

3. Escolha livros didáticos com atividades relevantes

Considerando a faixa etária dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ou seja, aqueles que serão beneficiados pelo PNLD 2023, a maior parte das atividades em sala de aula precisa estimular o foco e a atenção dos estudantes.

Livros didáticos que se concentram em explicações sem qualquer atividade envolvente tendem a contribuir para a perda do interesse das crianças.

Inúmeros livros didáticos são excelentes e muito bem escritos, mas, por melhor que sejam, precisam de atividades relevantes. Caso contrário, passar por uma obra que desconsidera esse ponto pode acabar com a curiosidade da maioria das crianças.

4. Participe de discussões significativas em sala de aula

Esse título soa como se estivéssemos afirmando o óbvio, afinal, todo professor espera que suas palavras sejam significativas. Certo?

Mas o que estamos dizendo é um pouco mais complexo, especialmente quando temos muitos alunos para ouvir ao mesmo tempo. Além disso, algumas crianças temem entrar na conversa mais do que outras.

Nesse contexto, você realmente está absorvendo o que os seus alunos estão lhe dizendo? Esse tipo de escuta não pode ser feito o tempo todo. Mas, com a prática, você vai conseguir fazer cada vez melhor e com mais frequência.

Considerando isso, a forma como você se relaciona com os seus alunos será completamente diferente. E, com o passar do ano, escolher os melhores estilos de ensino para cada tipo de turma e material didático será muito mais fácil.

Gostou de saber mais sobre como escolher os livros didáticos no PNLD 2023? Então, aproveite para saber mais sobre a formação de docentes e o ensino mediado pela tecnologia!

Compartilhar


Deixe seu comentário