Sequência didática: como elaborar e executar | E-docente Sequência didática: como elaborar e executar | E-docente

Sequência didática: guia para a elaboração e execução

01 de outubro, 2019 - Por e-docente

Compartilhar

A preocupação com a melhoria no aprendizado dos alunos, principalmente na Educação Básica, é um dos principais incentivadores de vários estudos na área educacional. Essas pesquisas resultam não somente em inovações de ferramentas, mas também em métodos e estratégias de ensino. A sequência didática é uma dessas estratégias. 

Apesar de não ser novo, afinal já estava presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), essa estratégia tem ganhado mais destaque nos últimos anos. Isso ocorre devido a maior produção e distribuição de materiais didáticos produzidos com base nessa sistemática.  

Devido a esse contexto em que a sequência didática se coloca como uma estratégia possível e eficaz, é preciso compreender como ela pode ser utilizada em cada etapa da vida escolar do aluno. Neste artigo, vamos aprofundar a discussão sobre esse tema, apresentando o passo de como construir uma sequência didática e um exemplo de sequência didática pronta.  

Confira nossa Política de Privacidade

O que é uma sequência didática? 

A sequência didática é uma estratégia educacional que busca ajudar os alunos a resolverem uma ou mais dificuldades reais sobre um tema específico. Seu resultado vem a partir da construção e acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão, obtido por meio do planejamento e execução, ao longo de um período de tempo, de várias atividades que conversam entre si. 

O diferencial da sequência didática enquanto estratégia de melhoria do aprendizado dos estudantes é que as atividades são elaboradas e desenvolvidas seguindo uma lógica sequencial de compartilhamento e evolução do conhecimento.  

Com essa estratégia, os professores esperam dar mais sentido ao seu processo de ensino e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas, e, com isso, seu aprendizado. 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O que são? Qual a importância? com Giullanny Russo

Acesse já o material para download: E-BOOK SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FUNDAMENTOS E PERCURSO HISTÓRICO.

Sequência didática: como desenvolver essa estratégia? 

Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos: 

Apresentação da proposta aos alunos 

Antes de mais nada, o professor precisa apresentar aos alunos a proposta dessa estratégia e justificar sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Ainda, é necessário alinhar com os alunos os resultados esperados e como essa sistemática será executada. 

Além disso, o professor deve compartilhar com os alunos quais estudos e tarefas iniciais precisarão fazer para que a estratégia possa ser implementada na turma.  

Esse é um momento crítico, visto que uma apresentação malfeita ou incompleta pode gerar dúvidas e desengajar os alunos sem que eles tenham tido a possibilidade de participarem dessa estratégia educacional. Considere que essa primeira etapa já faz parte da estratégia e, por isso, precisa ser bem planejada antes de sua execução. 

) Definição dos objetivos 

Para que a sequência didática seja efetiva, é necessário que os alunos conheçam não só as tarefas, mas também, e principalmente, seus objetivos e finalidades. Para isso, é preciso ouvir os alunos

Nesse momento vale colocar em prática a criatividade, pois é hora de abrir espaço para que os alunos possam expressar o que sabem e o que pensam sobre o tema. Esse momento pode ser feito por meio de roda de conversa, produção textual, dinâmicas pré-determinadas etc. Aqui, não adianta apenas perguntar o que sabem sobre algo, é preciso utilizar algum método que ajude a perceber as dificuldades dos alunos. 

O professor deve analisar com cuidado o que cada aluno expõe nesse momento inicial. Com base nesse diagnóstico, o professor terá clareza sobre as dificuldades dos discentes será possível definir o(s) objetivo(s) da sequência didática e planejar as atividades mais adequadas para sanar ou, pelo menos, diminuir consideravelmente os problemas mapeados. 

) Definição da sequência 

Nesse momento, o professor deve pensar as atividades e os exercícios que gostaria que os alunos executassem de acordo com o(s) objetivo(s) traçados. Para que a estratégia seja efetiva, é preciso que as atividades sejam diversificadas, mas sequenciadas de forma lógica e organizadas de maneira que fique clara sua continuidade. 

Além disso, é necessário ter atenção à complexidade das tarefas e suas possibilidades de execução, tanto em virtude do conhecimento prévio dos alunos quanto com relação à disponibilidade de recursos. Essa preocupação é válida porque somente com tarefas adequadas para as particularidades da turma e dos alunos será possível alcançar o(s) objetivo(s) traçado(s) e ainda desenvolver outras competências e habilidades dos alunos ao longo do processo. 

A dica nessa etapa é recorrer à colaboração da coordenação pedagógica, de outros professores da mesma disciplina de outras turmas ou mesmo de educadores e pedagogos de outras redes em que essa estratégia já tenha sido implementada ou que problemas parecidos tenham sido enfrentados e resolvidos. 

Produção final 

Essa etapa visa analisar o que foi aprendido ao longo da execução das atividades da sequência didática proposta. De forma alguma essa fase deve ser ignorada, pois nela é atestada a eficácia ou não das ações propostas de acordo com o(s) objetivo(s) pretendidos. 

Para tanto, é necessário comparar os resultados da produção final dos alunos com o da produção inicial, aquela que demonstrou quais eram as dificuldades que precisavam ser combatidas para melhorar o aprendizado dos alunos

Exemplo de sequência didática pronta 

Agora que você já sabe o passo a passo para montar sua sequência didática, é hora de colocar no papel o planejamento da sua estratégia. Um bom planejamento destaca: 

  • Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição) 
  • Objetivo da sequência didática 
  • Conteúdos a serem trabalhados 
  • Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas 
  • Tempo de execução da sequência didática 
  • Materiais necessários para a execução das atividades da sequência 
  • Detalhamento de cada aula da sequência 
  • Finalização da sequência 

Exemplo de sequência didática pronta para o Ensino Infantil

Tema da sequência didática: Higiene 

Objetivo da sequência didática: Apresentar boas práticas de autocuidado relacionados a higiene bucal (EI03CG04)

Conteúdos a serem trabalhados: Conceito e importância da higiene; doenças causas em virtude da falta de higiene; boas práticas de higiene 

Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas: EI03CG04, do Campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos” 

Tempo de execução da sequência didática: 4 aulas

Materiais necessários: Cartilha de higiene bucal do Ministério da Saúde; cartolinas e canetinhas; escovas de dente; banheiros livres e limpos 

Detalhamento das aulas

1ª Aula 

Organização da turma: A turma será organizada em roda. 

Introdução: No início da aula será apresentado o tema a ser trabalhado na sequência com auxílio de um vídeo de humor sobre escovação de dente. 

Desenvolvimento: Será realizada uma dinâmica para que seja possível compreender quais as principais dúvidas dos alunos com relação à higiene bucal. O professor levará uma escova de dentes para sala e os alunos irão conduzir a forma como o professor deveria escovar os dentes. 

Conclusão: Será passada aos alunos uma atividade para ser feita em casa, que consiste em uma “entrevista” com os pais sobre os hábitos deles de higiene bucal. 

Avaliação: Avaliação da participação dos alunos na dinâmica. 

Finalização da sequência: Para avaliar se os alunos aprenderam como fazer uma boa higiene bucal, serão convidados alguns pais ou professores para uma dinâmica final. Cada um será orientado a escovar os dentes de uma maneira diferente, que incluam as principais dúvidas e dificuldades levantadas pelos alunos na dinâmica da primeira aula. Ao final, eles terão que indicar qual pai ou professor fez a melhor higienização bucal. 

A importância da sequência didática na educação 

A sequência didática é uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Isso auxilia os professores no trabalho com o currículo escolar, já que não terão que ensinar tudo o que o PPP propõe, mas aquilo que é mais crítico e difícil para os alunos compreenderem sobre um tema.  

Essa estratégia também conversa com os princípios da BNCC sobre a progressão do conhecimento, a partir de proposição de atividades diversificadas e que tornem-se cada vez mais desafiadoras e complexas. 

Outro argumento que demonstra a importância da sequência didática na educação é que as atividades podem ajudar os alunos a desenvolverem diversas habilidades e competências, além de resolver problemas de aprendizado detectados pelo professor. 

Em resumo, a sequência didática dá ao aluno um papel mais ativo no seu processo de aprendizagem, já que toda a dinâmica dessa estratégia é desenvolvida a partir da sua participação. Essa característica é essencial na construção da percepção do estudante enquanto cidadão em formação, pois entende desde cedo que tem responsabilidade com relação a sua educação e ao seu futuro. 

Conclusão 

A sequência didática é apenas uma das estratégias educacionais existentes, mas sua utilização traz diversos benefícios para os alunos. No entanto, o professor precisa estar preparado para implantá-la corretamente. É preciso ter atenção na análise das dificuldades dos alunos sobre os temas e na definição dos objetivos, para não investir tempo em um tópico que não seja, de fato, uma necessidade.  

Por fim, é importante ressaltar a importância da avaliação final da sequência didática. O professor deve anotar tudo o que for possível para que possa analisar ao final da sequência o que pode ser melhorado dali em diante e os resultados obtidos sejam cada vez melhores. 

As sequências didáticas são ainda uma ferramenta excelente para o alinhamento da escola à BNCC. Quer compreender os aspectos da Base de forma mais profunda? Baixe gratuitamente o Glossário Digital da Base Nacional Comum Curricular! 

PNLD 2021: Confira as obras aprovadas para o Ensino Médio e faça o download dos materiais!

baixe-e-book-educacao-gratuito

Compartilhar


Deixe seu comentário