28 de janeiro, 2021 - Por e-docente
Compartilhar
Sabemos da importância do planejamento escolar para o processo pedagógico e, em especial, este ano, após vivenciarmos uma pandemia, o planejamento precisa ser ainda mais cuidadoso e detalhado, para garantirmos a aprendizagem dos nossos alunos e um ano letivo tranquilo.
Leia também: Pautas formativas para reuniões de professores.
Aprendizagens a serem garantidas
Refletir sobre as aprendizagens essenciais para os alunos, considerando as ideias dos professores da escola e o que preveem as 10 Competências Gerais da BNCC.
1. Comentar o objetivo do encontro.
2. Ler, em voz alta, um texto literário para os professores.
→ A sugestão de texto é “As longas colheres”
3. Apresentar a relação de aprendizagens (abaixo) a que as 10 Competências Gerais da BNCC se referem, destacando que as 10 Competências Gerais são um marco orientador para toda a Educação Básica no país, e que os currículos, desde os primeiros anos da Educação Infantil até o final do Ensino Médio, precisam garantir aos alunos a conquista progressiva dessas aprendizagens ao longo da escolaridade.
→ Comentar que aqui a opção foi por desmembrar os enunciados extensos das 10 competências em várias aprendizagens, para evidenciá-las de modo mais objetivo.
4. Esclarecer as eventuais dúvidas que surgirem
5. Explicar que, nos mesmos grupos do encontro anterior, a proposta é fazer uma análise comparativa dessa lista com a que foi elaborada pelo grupo para verificar se todas essas aprendizagens foram consideradas ou se faltaram algumas que devem ser incluídas.
→ Propor que os grupos conversem, de início, se discordam que alguma dessas aprendizagens faça parte do currículo.
→ Esse tipo de pergunta é importante porque, se todos concordarem que é preciso garanti-las, então deverão constar nos planos de ensino, segundo os próprios critérios.
→ Orientar os grupos em relação ao tempo de discussão e à necessidade de registro.
6. Propor que os grupos compartilhem as conclusões após o tempo previsto para a discussão.
→ Fazer anotações conforme os relatores forem falando, para verificar o que é relevante retomar, complementar ou problematizar em seguida.
7. Encaminhar a discussão coletiva dos pontos principais e fazer os complementos necessários.
8. Pedir que os professores anotem o que precisarão incluir em seus planos de ensino, se há ajustes a serem feitos nas propostas dos livros didáticos e quais as aprendizagens a serem avaliadas.
9. Finalizar com uma breve síntese do que foi abordado no dia, apresentar o conteúdo do próximo encontro e comunicar outras informações, se houver.
Possui formação em Psicologia e Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, integrou a equipe nacional do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e atualmente coordena grupos de formação independentes e presta assessoria a instituições educativas públicas e privadas.