Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione. Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
Autor da coleção Teláris Matemática, aprovada no PNLD 2020, Luiz Roberto Dante dá algumas dicas para tornar o ensino da Matemática mais significativo para os estudantes. O Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de autor de vários materiais didáticos para o Ensino Básico, atuou durante anos como professor da rede pública brasileira.
Antes de seguir com as dicas do autor, veja alguns detalhes da coleção Teláris Matemática:
Dicas para um ensino da Matemática mais significativo
Os estudos e as pesquisas em Educação da Matemática apontam para algumas diretrizes para tornar o ensino e a aprendizagem da disciplina mais significativos. Enunciamos a seguir algumas delas, baseadas em nossa experiência, em nossos estudos, e em nosso contato com a realidade da sala de aula.
Trabalhar as ideias e os conceitos matemáticos intuitivamente, antes da simbologia, antes da linguagem matemática.
Criar oportunidades para o aluno aprender por compreensão e não por mecanização, apresentando a ele os porquês.
Estimular o aluno a pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias e ter iniciativa e autonomia de pensamento.
Substituir nas aulas a frase “É assim que se faz” por outra, como “Pense um pouco sobre isso”.
Trabalhar os conceitos e os procedimentos matemáticos via resolução de problemas que envolvam o aluno de modo significativo.
Aproveitar a experiência acumulada pelo aluno, partindo dos seus conhecimentos prévios e produzindo aprendizagem significativa.
Estimular o aluno a fazer estimativas, cálculo mental e arredondamentos, obtendo resultados aproximados.
Fazer conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento: interdisciplinaridade.
Considerar mais o processo do que o produto final, mais as estratégias utilizadas do que resultados prontos e acabados.
Encarar a aprendizagem da Matemática como um processo ativo e não passivo.
Utilizar a História da Matemática como um importante recurso didático.
Os jogos e as brincadeiras também podem ser importantes recursos didáticos.
Utilizar a calculadora e o computador adequadamente, sabendo quando e como fazê-lo.
Enfatizar igualmente as Unidades temáticas da Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Trabalhá-las de forma integrada.
Equilibrar conceituação, habilidade de cálculo e aplicações.
Sempre que possível, desencadear novos conteúdos via situações-problema contextualizadas.
Desenvolver as competências: representação e comunicação; investigação e compreensão; percepção sociocultural e histórica da Matemática.
Desenvolver no aluno uma atitude positiva em relação à Matemática.
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