26 de novembro, 2019 - Por e-docente
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O processo de ensino e aprendizagem envolve uma série de desafios que precisam ser superados diariamente, principalmente nas escolas públicas brasileiras. Enfrentá-los é necessário para que se possa garantir uma educação de qualidade aos alunos e melhorar os indicadores educacionais.
Neste artigo, veja mais detalhes sobre os principais desafios do professor de escola pública. Confira!
Estar em sala de aula todos os dias é um grande desafio para o professor. Em muitas escolas públicas brasileiras, os obstáculos que se apresentam durante a prática docente exigem habilidades e competências que, muitas vezes, a formação profissional não ensinou e a rotina não tem deixado o professor adquiri-las.
Apesar disso, é importante ter consciência desses desafios para aprender a encará-los. Abaixo destacamos alguns dos principais desafios dos professores brasileiros.
Atrair a atenção dos alunos para que eles participem de forma ativa das atividades da escola não é fácil. Estimular os alunos é essencial para que se consiga desenvolver com qualidade as práticas docentes e garantir o aprendizado deles.
O professor, porém, não conseguirá enfrentar esse desafio se não conseguir desenvolver ações que possam aumentar o interesse dos alunos pela escola e pela sala de aula. As atividades devem, dessa forma, proporcionar o aumento do comprometimento dos alunos com elas e serem mais atrativas do que o que há fora da escola.
Parece simples dizer que para atrair a atenção dos alunos é preciso desenvolver ações que estimulem seu interesse. Mas como fazer isso? Se o aluno considera mais interessante o que faz fora da escola, é preciso então atualizar as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro de sala de aula para conectá-las com a realidade e a vida dos alunos.
Essa atualização, no entanto, representa um desafio visto que muitas vezes o professor da escola pública está cansado da sua jornada de trabalho, que em alguns casos é dupla ou tripla. Essa dura empreitada faz com que o docente não tenha tempo nem para refletir sobre as dificuldades de aprendizado dos alunos, nem para pesquisar e buscar novos exercícios e propostas educacionais para realizar com eles.
Estar atualizado sobre as práticas pedagógicas mais atuais e outras tendências educacionais, assim como trabalhar com os alunos de modo a engajá-los e motivá-los, poderia ser mais fácil caso o professor conseguisse manter uma agenda de formação continuada. Mas este é mais um dos inúmeros desafios do professor na atualidade.
Todo docente sente a necessidade de estar constantemente atualizando seus conhecimentos e adquirindo novos conhecimentos que o ajudem a lidar com os desafios em sala de aula. No entanto, essa formação continuada também exige tempo e, além disso, recursos que muitas vezes o professor da escola pública não dispõe para investir.
Segundo o Censo Escolar de 2017, realizado pelo INEP/MEC, 20,7% dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras estão com defasagem escolar. A formação continuada poderia, ainda, auxiliar o professor a lidar melhor com a defasagem no aprendizado dos alunos.
Lidar com a situação da defasagem escolar exige tanto que o professor consiga cumprir o currículo escolar como garantir o aprendizado adequado para toda a turma, mesmo sendo muito heterogênea, com alunos com conhecimentos básicos, intermediários e avançados das matérias. Alunos com conhecimentos abaixo da média, por exemplo, demandam mais atenção e tempo do professor, que, às vezes, acaba sendo obrigado a nivelar a turma pelo conhecimento desses alunos.
Outra defasagem pode ser um grande desafio para o professor: a sua com relação à tecnologia. O uso da tecnologia em sala pelos alunos já é uma realidade, inclusive tratada no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lutar contra o uso da tecnologia na sala é criar ainda mais barreiras para o engajamento dos estudantes e, consequentemente, do seu aprendizado.
O desafio da prática docente, neste caso, está em conhecer e estar por dentro das novidades do mundo digital e saber fazer um uso pedagógico eficiente de dispositivos eletrônicos para incluí-los de forma natural nas atividades curriculares.
Tantos desafios não são por acaso. Acontece que o professor possui um papel fundamental na sociedade atual, que vai além daquela antiga função de ensinar dentro dos muros da escola: mediar a aquisição de novos conhecimentos e acompanhar a formação da criança em um cidadão pleno e atuante na sociedade, conhecedor de seus deveres e capaz de lutar por seus direitos.
Na escola pública, além desse papel ficar ainda mais evidente, é preciso lidar com vários problemas, que vão desde a pouca infraestrutura da escola até as dificuldades da vida pessoal do aluno. Nesse caso, o professor acaba assumindo papéis que muitas vezes deveriam ser da própria família ou de um profissional especializado, com o propósito de ajudar os discentes a enfrentarem os problemas e aprenderem adequadamente.
Os desafios do professor no Brasil são muitos e merecem atenção tanto dos profissionais quanto dos órgãos responsáveis. Às vezes, a própria escola, com apoio da direção e da coordenação pedagógica, pode se organizar para auxiliar o professor na resolução dos problemas. Em outros casos, as dificuldades são mais ou menos desafiadoras de acordo com a formação do professor, o perfil dos alunos e a realidade escolar.
Em todo caso, esses desafios não podem ser ignorados, pois são fatores de frustração e desengajamento dos alunos, bem como de desmotivação dos professores. Se os obstáculos não forem ultrapassados, o professor pode, inclusive, deixar de cumprir com seus papéis, hoje tão fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igual.
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