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Diversidade na educação: um compromisso com o presente e o futuro

22 de abril de 2025
E-docente
Diversidade na educação na Bett Brasil 2025

Educação do campo, indígena, quilombola, de jovens e adultos, especial e bilíngue de surdos: o PNE reforça o compromisso com o acesso e a valorização das múltiplas identidades do Brasil. Esse compromisso será o foco de um dos painéis no estande da Saber durante a Bett Brasil 2025, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Diversidade como pilar para uma educação equitativa

Falar de diversidade é falar do Brasil real. Em um país plural como o nosso, a escola precisa refletir e respeitar as múltiplas identidades, saberes e histórias que compõem o tecido social.

O novo PNE contempla essa diversidade em diferentes objetivos e metas, mas ainda deixa lacunas importantes no que diz respeito à educação antirracista e à formação para o combate à discriminação.

Diversidade na educação no PNE

O tema aparece nos objetivos 8 (Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo), 9 (Educação Especial e bilíngue de surdos) e 10 (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

Leia mais: Diversidade em sala de aula: um assunto que precisa ser discutido

Também está presente de forma transversal em estratégias dos objetivos 2, 5 e 6, que tratam da educação infantil, da aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio e da educação em tempo integral.

As lacunas do PNE

Apesar dos avanços, o plano ainda não trata de forma clara temas como a educação antirracista, o combate à LGBTfobia ou o enfrentamento de preconceitos de forma sistemática nos currículos escolares.

Leia mais: Diversidade Cultural: muito além da multiplicidade de manifestações

A inclusão plena exige uma abordagem que ultrapasse o acesso e proponha mudanças nas práticas pedagógicas e nos materiais didáticos.

Caminhos para uma educação mais plural

Investir na formação de professores, implementar diretrizes curriculares que valorizem os direitos humanos, relações étnico-raciais e a educação ambiental, e criar condições para que a diversidade esteja no centro do planejamento escolar são passos fundamentais.

Conclusão

A Saber entende que uma educação de qualidade é, necessariamente, uma educação inclusiva. Na Bett Brasil 2025, vamos mostrar como valorizar a diversidade em sala de aula é um caminho para formar cidadãos mais conscientes, respeitosos e preparados para um mundo plural.

Informações sobre os painéis da Saber na Bett Brasil 2025:

DATA: 01/05 

HORÁRIO: 10:00

TEMA: Educação e diversidade – um olhar sobre a diversidade como pauta na sala de aula 

PARTICIPANTES: Ayana Odara especialista em políticas públicas, educação e interseccionalidades. 

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: Nossa especialista falará sobre a diversidade enquanto pauta nas salas de aula e no processo de aprendizagem de alunos e professores.

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DATA: 01/05 

HORÁRIO: 11:00

TEMA: Educação e diversidade – um olhar sobre a diversidade como pauta na sala de aula 

PARTICIPANTES: Ayana Odara especialista em educação pública, educação e interseccionalidades e a Especialista em Políticas Públicas Beatriz Nunes.

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação do material 

DESCRITIVO: Os participantes poderão vivenciar a temática com foco direto em materiais didáticos e a abordagem desse tema dentro da sala de aula. Um grupo de trabalho com foco em pensar as melhores metodologias e materiais para essa necessidade.

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DATA: 01/05 

HORÁRIO: 14:00

TEMA: Educação e diversidade – um olhar sobre a diversidade como pauta na sala de aula 

PARTICIPANTES: Ayana Odara especialista em educação pública, educação e interseccionalidades. 

FORMATO:  Painel expositivo 

DESCRITIVO: Nossa especialista falará sobre a diversidade enquanto pauta nas salas de aula e no processo de aprendizagem de alunos e professores.  

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DATA: 01/05 

HORÁRIO: 15:00

TEMA: Educação e diversidade – um olhar sobre a diversidade como pauta na sala de aula 

PARTICIPANTES: Ayana Odara especialista em educação pública, educação e interseccionalidades e a Especialista em Políticas Públicas Beatriz Nunes.

FORMATO:  Oficina Prática de experimentação do material

DESCRITIVO: Os participantes poderão vivenciar a temática com foco direto em materiais didáticos e a abordagem desse tema dentro da sala de aula. Um grupo de trabalho com foco em pensar as melhores metodologias e materiais para essa necessidade.
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Minibio dos palestrantes

BEATRIZ NUNES – Host e pesquisadora das oficinas

Formada em Administração Pública pela UNICAMP, Beatriz é especialista em Políticas Públicas e Inovação, com formação complementar pelo Programa Avançado em Gestão Pública do INSPER. Na Saber Educação, atua como Analista de Inovação, coordenando pesquisas, estudos sobre políticas educacionais e o relacionamento com gestores públicos.

AYANA ODARA

  • Especialista em políticas públicas, educação e interseccionalidades.
  • Gestora pública pela UFMG, especializada em educação e questões raciais. Atua como Coordenadora do Programa Girls Act Brazil, focado no empoderamento de meninas e mulheres do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango. Trabalhou como formadora especialista na Sincroniza Educação, desenvolvendo conteúdos pedagógicos e estratégias educacionais voltadas para diversidade e inclusão. Além disso, conta com a passagem pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, implementando políticas públicas de equidade e direitos humanos.

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