Como elaborar um projeto de prática docente para o Natal?

Elaborar um projeto de prática docente para o Natal requer um profundo conhecimento sobre a história e tradições desta data comemorativa.

Mas o que isso significa?

É fundamental tratar a prática pedagógica e a abordagem das festas natalinas, com o intuito da possibilidade de desenvolver o estudo inicial sobre a história do Natal e suas tradições culturais na localidade de origem da criança e nas tradições do mundo. 

Para introduzir essa temática para a turma, os estudantes irão precisar se envolver com a ideia principal que é o projeto natalino e suas tradições.

Dessa forma, o Projeto de Natal da escola, precisa ter o sentimento de integração, criação, vida e amor coletivo e, assim, para compartilhar com os estudantes essa vivência importante do Natal, deve-se iniciar com a origem do Natal, resgatar as atividades sobre a história e as tradições do mundo.

Quer saber mais sobre como elaborar um projeto de prática docente para o Natal?
Então, confira nosso conteúdo que preparamos sobre o tema!

Projeto de prática docente para o Natal

Projeto de prática docente para o Natal

Em se tratando do movimento cultural do Natal com a ceia, a decoração das ruas e dos lares, as músicas natalinas tradicionais, o pinheirinho de Natal e as luzes comemorativas, que apresenta toda essa reunião de tradições, apontam a cultura com os anos e os símbolos típicos referentes a esse momento do ano.

Para além de compartilhar essas vivências com as turmas, é possível solicitar aos estudantes que tratem das curiosidades natalinas, para que a integração e o engajamento sejam compostos de muita vivência significativa sobre as atividades do projeto iniciado.
A temática vivida pelas crianças pode ser criada por elas próprias e transformada em escritos de histórias vividas ou poemas que possam transmitir um sentimento de alegria e compaixão.

Esses sentimentos são fundamentais no sentido de colaboração com os amigos e a família.

Cabe ao professor promover essa elaboração para garantir as memórias afetivas natalinas e a busca cada vez maior da formação familiar que deve ser tratada todos os dias do ano e que, nessa época, possa ser mais evidenciada e vivida por todos da escola.

Sugestões de atividades: Cartão

É muito inovador para esse momento realizar brincadeiras e atividades natalinas para além das atividades de produção de cartão ou escrita de um texto para a família, essas são boas atividades, mas a iniciação no projeto requer autonomia da criança e criação de blogs que tratam da criatividade das turmas da escola para os estudo sobre o Natal.

Essa é uma ótima dica para que o Projeto de Natal na escola seja vivido com elaboração das crianças e possa contribuir para as produções e aprendizagem de forma criativa. 

Sugestões de atividades: Cartão

Vamos à cozinha!

Outra opção para contribuir com momentos importantes de aprendizado é realizar cenários, confeccionados pela turma, para tratar do Natal no cotidiano e, assim, engajar os estudantes para representar o momento natalino com os colegas da turma e com a criação de uma cozinha com receitas típicas do Natal.

Fazer as crianças imaginarem uma aula sobre receitas natalinas. Nesse momento sabemos que certamente os estudantes vão se divertir com as dicas de receitas que podem envolver desde:

  1. Bolacha de Natal; 
  2. Pudim de Natal; 
  3. Cupcake na decoração natalina; 
  4. Bolo do Papai Noel.

Sem dúvida, as crianças vão reproduzir essas receitas em casa com todos da família.

Cinema

Para que estimulemos a criatividade das crianças, nada melhor do que ter uma sessão de cinema com o tema do Projeto de Natal da escola. Assim é possível desenvolver o estudo envolvendo todos da escola no cinema de Natal.

Filmes interessantes que podemos colocar para as crianças assistirem, são eles: 

Frozen- O Reino do Gelo;

  • Os Fantasmas de Scrooge
  • Rudolph; 
  • Aconteceu no Natal do Mickey; 
  • O Conto de Natal dos Muppets; 
  • Expresso Polar; 
  • O estranho mundo de Jack
  • Esqueceram de mim; 
  • Arthur Christmas; 
  • A origem dos Guardiões; 
  • Crônicas de Natal; 
  • Klaus
  • A origem do Papai Noel; 
  • O Grinch; 
  • Operação Presente. 

São muitos filmes importantes para envolver os estudantes na magia do Natal.

Apresentação Especial de Natal

Por fim, prepare uma apresentação para os pais e familiares na festa de final de ano da escola. Muito importante a existência desses momentos para marcar a representação natalina e a culminância do projeto de Natal na escola.

Faça a preparação, junto aos seus estudantes, de uma apresentação cultural de final de ano com músicas natalinas e produções das crianças.

Para compor o planejamento da turma, coloque as atividades envolvendo as brincadeiras do Natal. Esse momento é de grande aprendizado e envolvimento de todos da turma.

Cada criança participa naquilo que mais gosta e apresenta as suas criações para o grupo. A seguir apresentamos uma lista de brincadeiras que as crianças adoram vivenciar na escola.

Lista de atividades para o Natal:

  • Coral natalino: crianças e os adultos para ensaiar um coral de Natal;
  • Oficina de enfeites de Natal;
  • Montando a árvore de Natal com todos os enfeites produzido pelas crianças;
  • Exposição de Natal: com todas as crianças elaborando suas atividades a partir do projeto da turma;
  • Criação de jograis natalinos;
  • Curiosidade sobre o saco do papai noel com produção das crianças para compor o saco nas diferentes turma;
  • Jogo da memória com símbolos natalinos;
  • Decoração da árvore de natal no ambiente escolar;
  • Imagem e ação do Natal;
  • Encontre a Rena do Papai Noel;
  • O Boneco de neve de sucata;
  • Papai noel vai ao saco de presentes;
  • Criação de quizzes de curiosidades sobre o período natalino;
  • Construção de vídeos sobre as vivências natalinas;
  • Conceção do painel de Natal para a organização dos estudos históricos;
  • Realização de pesquisas na internet sobre a temática;
  • Exposição dos trabalhos sobre o Natal construídos com sucata e/ou material específico trabalhado na turma.

Gostou de saber mais sobre como desenvolver um projeto de prática docente para o Natal? Então, confira nosso conteúdo sobre a importância do brincar para as crianças!

Renata Araújo Jatobá de Oliveira é investigadora de Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa/Portugal; Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 – França; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil; Especialista em Éducation Pédagogique et Culture(s) de l’Altérité pela Université Claude Bernard Lyon 1 – França; professora de Ensino Superior; membro/formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE); consultora educacional com os programas Alfagestar (@alfagestar) e Criative-Lar (@criativelar); palestrante; mentora para orientação dos estudos e seleções de mestrado e doutorado; e pesquisadora de educação e linguagem; autora de materiais didáticos e pedagógicos para a Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização. Atua como Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação do Recife e do Estado de Pernambuco. Possui o canal do Papo Educa (@papo_educa) para trabalhar com formação de professores envolvendo prática pedagógica, didática, metodologias do ensino com aulas remotas e ensino híbrido, entre outras temáticas. E-mail: renata_jatoba@hotmail.com