Língua materna e estrangeira

Ao Mestre com Carinho; Sociedade dos Poetas Mortos, A Voz do Coração, Matilda, Gênio Indomável. Estes, dentre outros títulos, aparecem após uma breve busca a respeito de filmes sobre profissionais da educação no maior site de buscas do mundo.

À parte o merecimento das justas e válidas homenagens, o universo educacional, muitas vezes, acaba sendo um tanto quanto sub-representado quando o foco recai tão somente na figura do docente.

Afinal, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores, dirigentes e colaboradores das mais diversas esferas também são parte integrante – e fundamental – para o pleno funcionamento e para a harmonia do ambiente escolar.

Por isso, em todo 6 de agosto, a partir da sanção da Lei 13.054/2014, celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Uma aldeia

“É preciso uma aldeia para se educar uma criança”.

O já tradicional e até incessantemente repetido provérbio africano parte do pressuposto de que nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear. Considera que este desenvolvimento depende, também, de toda a comunidade com a qual ela se relaciona.

Assim, o ambiente escolar é componente essencial dessa aldeia. E, dentro dele, vários profissionais qualificados contribuem para troca e formação socio intelectual de novas gerações, encaixando-se nesta tarefa, de acordo com as suas múltiplas esferas de atuação. Merecem também, portanto, todo reconhecimento e toda valorização.

Múltiplos, diversos e fundamentais

Para além do instante de troca entre aluno e docente em sala de aula, há um mundo, vasto mundo, de iniciativas, planejamentos e monitoramentos que incidem sobre a qualidade destes momentos.

Ações planejadas, executadas e supervisionadas por um corpo atuante formado de profissionais das mais diversas funções como:

  1. perceptores,
  2. documentaristas,
  3. bibliotecários,
  4. diretores,
  5. supervisores,
  6. psicólogos,
  7. dentre outros, que também fazem parte da rotina das escolas.

Quais são os profissionais da Educação?

Bem como o Dia dos Profissionais da Educação, nas Instituições de Ensino Superior (IES), a definição de quem são esses trabalhadores também se deu por legislação.

De acordo com a Lei 12.014, de 2009, este elenco é composto, prioritariamente, por:

  1. Coordenadores de curso – responsáveis pelo bom andamento de cada curso de graduação da IES, cuidando de mudanças na grade e da atuação de professores e outros colaboradores.
  2. Diretores de campus – coordenam atividades administrativas e pedagógicas de sua unidade, que geralmente corresponde a uma determinada área do conhecimento.
  3. Secretários acadêmicos – desempenham funções mais administrativas. Organizam documentos, sistematizam as informações dos estudantes, controlam os acontecimentos da IES e resolvem pendências rotineiras.
  4. Professores – trabalham com ensino, pesquisa e extensão, colocando na prática essa troca de saberes.

Nas instituições de ensino escolar (Ensino básico), o quadro de profissionais da educação é composto por praticamente todos que exercem funções administrativas, pedagógicas ou psicológicas.

Porque celebrar os profissionais da educação

Como comemorar o Dia dos Profissionais da Educação

No ambiente escolar, diversas ações podem ser realizadas visando ao investimento na valorização dos vários componentes dessas equipes. Não apenas na data em que se comemora seu dia, mas durante o ano inteiro, por meio de:

Celebração e homenagens – homenagear esses profissionais da educação em uma cerimônia ou evento, relatando suas funções e importância de cada uma delas. Preferencialmente, com a presença de alunos, familiares e outros colaboradores.

Capacitação – formação continuada não deve ser uma benesse exclusiva para profissionais do corpo docente. Para um quadro qualificado e sempre atualizado, conhecimento é palavra de ordem. Pode ser construído por meio de cursos, palestras, workshops ou debates.

Estimular conexão com os estudantes – permitir que os alunos tenham, também nestes profissionais, pontos de apoio e consulta, o que é enriquecedor para todos os integrantes do corpo escolar.

datas comemorativas dos profissionais da educação

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

(Paulo Freire)