PNLD EJA: um marco para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Sabemos que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma das maiores e mais importantes políticas públicas de apoio à Educação Básica no Brasil e que, para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos principais objetivos é garantir que os estudantes, ao retomarem seus estudos, encontrem recursos adequados à sua realidade. Contudo, você já conhece todas as etapas, critérios e especificidades deste atual programa? Se ainda restou alguma dúvida, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre assunto nas próximas linhas. Vamos lá?
O que é o PNLD EJA?
Objetivos do Programa
O PNLD EJA é a edição voltada, especificamente, para atender às necessidades da Educação de Jovens e Adultos. Esta edição (2026-2029) é dedicada aos segmentos 1 e 2 do Ensino Fundamental, equivalentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribui, gratuitamente, livros didáticos e materiais complementares para as redes públicas de ensino, alcançando milhões de estudantes em todo o país. Além dos livros impressos, o Programa também prevê a entrega de livros e recursos digitais, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
O principal objetivo do PNLD EJA é garantir a equidade no acesso a materiais pedagógicos de qualidade, respeitando as especificidades dos estudantes da EJA, que, muitas vezes, conciliam os estudos com o trabalho, a família e outros desafios. Entre os objetivos específicos, podemos destacar:
- valorizar trajetórias interrompidas e oferecer caminhos para a continuidade dos estudos;
- promover a alfabetização e o letramento crítico de jovens e adultos;
- apoiar os docentes com materiais atualizados e adaptados à realidade da EJA;
- estimular a permanência e o sucesso escolar desse público historicamente excluído.
Estrutura e etapas
O PNLD EJA segue um ciclo bem estruturado, que inclui:
1. Avaliação e seleção de obras: editoras inscrevem livros e materiais, que são avaliados por especialistas do MEC, segundo critérios pedagógicos e técnicos.
2. Escolha pelas escolas: professores e gestores das redes públicas escolhem, em sistema próprio do FNDE, as obras que melhor atendem às suas turmas.
3. Distribuição: livros e materiais impressos são enviados para as escolas por meio da logística coordenada pelo MEC e FNDE, ao passo que os livros digitais e Objetos Educacionais Digitais (OEDs) são disponibilizados na plataforma do FNDE.
4. Uso e acompanhamento: as escolas utilizam os materiais no dia a dia e podem avaliar a qualidade e adequação das obras selecionadas.
Diferenciais da edição PNLD EJA 2026
Um dos diferenciais desta edição é a ênfase na inclusão e acessibilidade. As obras aprovadas passaram por uma avaliação criteriosa que considerou aspectos como coerência teórico-metodológica, qualidade textual e adequação às diretrizes da EJA. Além disso, foram avaliados materiais digitais interativos e recursos em LIBRAS, visando atender às necessidades de todos os estudantes. Trata-se de uma abordagem que objetiva garantir que os materiais didáticos sejam não apenas informativos, mas também inclusivos e adaptados às diversas realidades de estudantes da EJA.
A importância no cenário da Educação Brasileira
É preciso reconhecer que a EJA ainda enfrenta muitos desafios no Brasil: altos índices de evasão, desigualdades regionais e invisibilidade histórica nas políticas públicas. Nesse sentido, o Programa aparece como uma resposta importante a essas questões, buscando garantir que cada estudante tenha acesso a materiais que dialoguem com suas vivências e necessidades. No contexto atual, em que ainda é preciso considerar a necessidade de recuperação da aprendizagem após os impactos da pandemia e diante do desafio de alfabetizar e letrar milhões de brasileiros adultos, fortalecer a EJA é uma ação estratégica para o país.
O papel dos professores e gestores
Nesse contexto, os professores e gestores aparecem como peças-chave. São eles que, no momento da escolha dos materiais, precisam avaliar com critério e consciência crítica as obras disponíveis, buscando aquelas que:
- sejam acessíveis e motivadoras para o público da EJA;
- valorizem a diversidade cultural e regional dos estudantes;
- dialoguem com temas contemporâneos e relevantes, como o mundo do trabalho, direitos humanos e sustentabilidade.
Além da escolha, professores e gestores também têm a missão de garantir que os materiais sejam bem utilizados, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a participação ativa dos estudantes e contribuam para reduzir a evasão escolar.
Atenção, Educadores da EJA: Escolha dos Livros Didáticos Começou!
A hora de escolher os livros chegou! 😉
Educadores e gestores escolares têm até o dia 23 de maio para indicar suas preferências no Sistema PNLD Digital.
Essa etapa é fundamental para assegurar que os alunos da Educação de Jovens e Adultos recebam materiais didáticos excelentes, acessíveis e relevantes para o seu dia a dia.
O registro da escolha deve ser feito no site: pnlddigital.fnde.gov.br/login
⚠️ Atenção: somente diretores com cadastro no sistema podem confirmar a seleção.
Conheça as nossas obras:
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2026, abrangendo os dois segmentos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais
O programa oferece uma variedade de materiais didáticos, incluindo coleções que abordam práticas de alfabetização, matemática, linguagens, cultura digital, ciências humanas e arte, além de leitura e escrita.
Veja a seguir algumas obras aprovadas em parceria com a editora Casa do Saber:
1º segmento – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas do mundo do trabalho e territórios
Autores
Fernanda Pereira da Costa, Maria Cecilia Guedes Condeixa, Pedro Maciel da Costa Ferreira
Este volume convida os estudantes da EJA dos anos iniciais do Ensino Fundamental a embarcarem em uma jornada de descoberta sobre o universo do trabalho. Ao explorarem as diversas faces do trabalho através do tempo, as dinâmicas de poder e as batalhas sociais, os alunos poderão tecer uma compreensão profunda de como o trabalho influencia a sociedade e configura os territórios.
Este manual do professor serve como um catalisador para a reflexão sobre questões contemporâneas cruciais: a crescente precarização do trabalho, as persistentes desigualdades de gênero e raça, e o papel transformador das tecnologias no cenário laboral atual. Paralelamente, a obra mergulha na intrincada formação do território brasileiro, realçando a riqueza de sua diversidade cultural e as históricas lutas por direitos.
O horizonte almejado é que os estudantes se reconheçam como protagonistas da mudança social, munidos da capacidade de edificar um futuro em que a justiça e a igualdade prevaleçam.
Clique aqui para baixar gratuitamente.
Práticas em Linguagem e cultura digital
Autores
Fernanda Pereira da Costa, Juliana Vegas Chinaglia, Márcia Mendonça, Maria Cecília de Camargo Aranha Lima, Maria Cecilia Guedes Condeixa e Rosane Acedo Vieira
Esta obra, integrante do PNLD 2026 para a EJA, mergulha no universo das linguagens e da cultura digital, elementos cruciais para a construção de indivíduos com senso crítico em um mundo crescentemente interconectado.
O livro do professor apresenta um conjunto de ferramentas e saberes direcionados aos educadores que atuam com jovens, adultos e idosos, capacitando-os a auxiliar seus alunos na compreensão e na expressão por meio das variadas formas de comunicação digital.
Baixe agora o Manual do Professor da obra do PNLD EJA 2026
2º segmento – Anos Finais do Ensino Fundamental
Coleção: Práticas de Leitura e Escrita
Autores
Louise Conceição Pereira Tanajura e Milena Ramos Aires Carvalho
A leitura e a escrita são práticas sociais dinâmicas, intrinsecamente ligadas aos contextos em que se manifestam. Propomos um ensino que explora as condições sociais, históricas e culturais dos textos, valorizando a diversidade de gêneros e práticas de letramento, compreendendo a língua como fenômeno social e cultural.
Nosso objetivo é desenvolver competências essenciais para a vida contemporânea, como leitura crítica, escrita criativa e oralidade eficaz. Buscamos promover a formação de cidadãos ativos, capazes de refletir sobre questões sociais e políticas, participar de debates e tomar decisões conscientes.
Baixe a coleção do PNLD EJA no site e-docente
Conclusão
Por tudo isso, vemos que o PNLD EJA não é apenas uma política de distribuição de livros. É uma oportunidade de renovar o compromisso da escola pública com a inclusão e a justiça social. Desse modo, é fundamental que os educadores estejam informados e mobilizados, aproveitando desse novo ciclo para contribuir com o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.