PNLD 2024 Matemática e Realidade

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da coleção aprovada no PNLD 2024 Matemática e Realidade.

Essa coleção, dos renomados autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado, oferece um conjunto de recursos didáticos para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Matemática.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Matemática e Realidade
Livros do PNLD 2024 Matemática e Realidade

Destaques da Coleção Matemática e Realidade para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Atividades

A coleção “Matemática e Realidade” abrange uma variedade de atividades que envolvem a aplicação direta dos conceitos, bem como questões contextualizadas que exploram situações do cotidiano dos estudantes.

O objetivo é incentivá-los constantemente a utilizar diferentes estratégias de resolução, diversas formas de registro e uma ampla gama de materiais, como instrumentos de medição, ferramentas de construção geométrica, calculadora e outros materiais manipulativos. Dessa forma, os estudantes podem compreender conceitos e adquirir novos conhecimentos.

Livro 9º ano Pág. 108

Educação financeira

A coleção “Matemática e Realidade” traz situações que são próximas da realidade dos estudantes, abordando conceitos relacionados à economia e ao consumo excessivo.

Por meio de uma seção específica, chamada “Educação Financeira”, a obra incentiva os estudantes a refletirem sobre sua realidade socioeconômica e a utilizarem essa abordagem interdisciplinar como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida deles próprios e das pessoas com quem convivem.

Atividades de leitura

A coleção estimula o desenvolvimento da habilidade de leitura por meio de atividades que promovem tanto a leitura individual como a leitura em grupo.

A obra aborda os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) ao conjugar, aos textos de abertura, uma imagem relacionada a um tema atual e alusivo ao conteúdo da unidade. Além disso, são destacados os objetivos pedagógicos e os conteúdos matemáticos abordados na unidade.

Livro 6º ano Pág. 290 e 291

Análise de dados

A coleção convida os estudantes a realizar uma análise crítica da realidade, utilizando a Matemática para comparar dados e interpretar textos, tabelas e gráficos divulgados pela mídia.

Por meio dessa abordagem, busca-se ampliar o conhecimento geral dos estudantes e promover a discussão sobre os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outros.

Livro 8º ano Pág. 222 e 223

Conclusão

A coleção tem como objetivo principal proporcionar situações contextualizadas que exploram a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento e os Temas Contemporâneos Transversais (TCT). Ela está estruturada em unidades, que por sua vez são subdivididas em dois ou três capítulos.

Os conteúdos são apresentados de forma prática, por meio de situações-problema ou textos contextualizados, seguidos da exposição formal dos conceitos. Adicionalmente, a coleção conta com boxes e seções que têm a finalidade de sistematizar e complementar a teoria apresentada.    

Para conhecê-la integralmente, acesse o link da coleção do PNLD 2024 Matemática e Realidade no E-docente. Juntos, podemos formar cidadãos críticos, reflexivos e competentes nas mais variadas situações comunicativas!

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Saraiva no site do E-docente. O E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.