PNLD 2024 Jovem Sapiens História

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da coleção do PNLD 2024 Jovem Sapiens História.

Essa coleção, dos autores Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini, oferece um conjunto de recursos didáticos para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de História.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Jovem Sapiens História
Livros do PNLD 2024 Jovem Sapiens História

Destaques da Jovem Sapiens – História para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Fontes históricas diversificadas

A coleção Jovem Sapiens – História realiza uma análise abrangente de várias fontes históricas, visando simplificar a compreensão dos conceitos e eventos passados.

Ampliação de repertório

A coleção Jovem Sapiens – História oferece sugestões de livros, filmes e sites relacionados aos temas abordados, permitindo um aprofundamento no estudo.

Interdisciplinaridade

A coleção Jovem Sapiens – História aborda os temas históricos de forma integrada com conteúdos de outros componentes curriculares, promovendo a interdisciplinaridade e enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado.

Exercício de argumentação

A coleção Jovem Sapiens – História tem como objetivo despertar a consciência dos estudantes para o fato de que o componente curricular de História é um campo em evolução contínua, em que as narrativas sobre o passado também possuem sua própria história.

A coleção explora debates recentes no âmbito da historiografia e inclui textos de historiadores que abordam questões históricas complexas, conflitos e interpretação e reavaliações de temas.

Jovem Sapiens, 7º ano, p. 64
Jovem Sapiens, 7º ano, p. 64

Conclusão

A coleção do PNLD 2024 Jovem Sapiens História adota uma abordagem de ensino e aprendizado caracterizada pela linguagem dialógica, em que a ênfase é dada à participação ativa de atividades variadas. A coleção visa capacitar os estudantes para analisarem seu próprio contexto histórico, estabelecendo conexões com outros atores históricos do passado.

Para atingir esse objetivo, os estudantes são incentivados a desenvolver uma mentalidade histórica em relação aos conteúdos apresentados nos diversos volumes, engajando-se na análise de fontes diversas. A abordagem adotada enfatiza os aspectos culturais presentes nos processos históricos, fazendo uso extensivos de recursos didáticos visuais e textuais.

Juntos, podemos formar cidadãos críticos, reflexivos e competentes nas mais variadas situações comunicativas!

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Scipione no site do E-docenteO E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.