PNLD 2024 Jornadas Língua Inglesa

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da Coleção do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos Língua Inglesa.

Essa coleção, dos autores Marina Lupinetti e Renato Malkov oferece um conjunto de recursos didáticos inovadores e atualizados para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Língua Inglesa.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Jornadas Língua Inglesa
Livros do PNLD 2024 Jornadas Língua Inglesa

Destaques da Coleção Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Metodologias Diversificadas e Contextualizadas

A Coleção Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa destaca-se por seu amplo trabalho em leitura, oralidade e escrita. Cada unidade introdutória tem o objetivo de oferecer ferramentas que podem ser usadas em diferentes estudos, não só de Língua Inglesa.

Na coleção, as estruturas da língua estão a serviço dos gêneros textuais/discursivos: gramática, pronúncia e o vocabulário dependem dos temas, textos e gêneros em que aparecem e, por isso, devem ser estudados por meio deles.

A importância disso é que a língua não é apresentada de forma descontextualizada, mas vinculada ao que está presente nas práticas sociais.

Trabalho amplo com compreensão leitora

Os estudantes potencializam sua competência leitora já existente na língua materna e desenvolvem diferentes modos de leitura em Before Reading (pré-leitura), Reading (leitura) e After Reading (pós-leitura). A coleção apresenta textos de diferentes gêneros sobre temas atuais que são trabalhados com atividades que preparam para usos reais e concretos da língua. 

A ideia é que os estudantes leiam a ideia geral do texto, contextualizem e tragam seu conhecimento prévio sobre o tópico na pré-leitura. Na etapa de leitura, vão buscar informações específicas e compreender detalhes. Já na pós-leitura, vão responder a perguntas que têm por objetivo propor reflexão, expansão ou personalização do tema.

Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa, 6º ano, p. 18
Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa, 6º ano, p. 18

Ampliando Conhecimentos por meio de projetos

A coleção Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa apresenta – em cada volume – dois projetos que trabalham questões do dia a dia. São organizados a partir de um eixo temático e aprofundam-se em um tema por meio de pesquisas, levando a uma produção colaborativa.

A proposta justifica-se pelo intuito de colocar os estudantes em uma posição de autonomia e protagonismo.

Jornadas Novos Caminhos Língua Inglesa, 8º ano, p. 176
Jornadas Novos Caminhos Língua Inglesa, 8º ano, p. 176

Temáticas de Trabalho

Um trabalho que se dará por meio do desenvolvimento de habilidades em diferentes momentos da unidade. Na seção “Speaking”, desenvolvemos as habilidades sobre interação discursiva e compreensão.

As atividades propostas, geralmente, são em torno de uma discussão a respeito de atitudes desejáveis no dia a dia e ainda há oportunidade para refletir sobre o tema.

Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa, 7º ano, p. 30
Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa, 7º ano, p. 30

Repertório ampliado

O material não é um compilado de conhecimentos estanques: da mesma maneira que a língua é viva e se transforma, o estudante pode se aprofundar, acessar referências complementares e buscar novos dados sobre temas e conteúdos que mais lhe interessem ou tragam dificuldade. Os estudantes são os protagonistas da própria história e dos processos de aprendizagem.

Assim, cada um terá o seu processo, valorizando os conhecimentos prévios, o contexto econômico e a influência familiar, o convívio social e de muitos outros fatores.

Jornadas Novos Caminhos - Língua Inglesa, 7º ano, p. 22
Jornadas Novos Caminhos – Língua Inglesa, 7º ano, p. 22

Conclusão

A coleção do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos Língua Inglesa oferece diversas temáticas, com olhar cuidadoso, individualizado e tem o objetivo de garantir o direito a uma educação contextualizada, que coloca os estudantes no centro da ação e os enxerga como protagonistas das trajetórias escolares e pessoais.

Juntos, podemos proporcionar uma conexão mais profunda e complexa entre os saberes escolares e a experiência social dos estudantes.

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Saraiva no site do E-docenteO E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.