MENU

PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História

21 de julho de 2023,
E-docente

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da Coleção PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História.

Essa coleção, dos autores Maurício Cardoso, Priscila Nina, Carolina Amaral de Aguiar e Paulo Ferraz, oferece um conjunto de recursos didáticos inovadores e atualizados para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de História.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Jornadas História
Livros do PNLD 2024 Jornadas História

Destaques da Coleção Jornadas Novos Caminhos – História para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Mobilização de Conhecimentos do Ensino de História

A Coleção Jornadas Novos Caminhos – História destaca-se por sua abordagem, que permite aos estudantes estabelecer as conexões necessárias para compreender o mundo atual.

Os livros apresentam unidades que articulam um conjunto temático e um recorte temporal, utilizando conhecimentos consolidados pelo saber histórico e indicados, na forma de objetos de conhecimento, pela BNCC, o documento mais contemporâneo.

Um destaque são as aberturas das unidades, que apresentam um pequeno texto e possíveis reflexões para despertar a curiosidade e o espírito investigativo dos estudantes.

Interdisciplinaridade

Uma das grandes vantagens dessa coleção é a sua proposta interdisciplinar, demostrando como a História pode se integrar a outros componentes curriculares e como diferentes formas de aprendizado se conectam, formando uma ampla rede de conhecimento.

A seção “Conhecimento Interligado” tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre temas amplamente debatidos nos tempos atuais.

Livro 6º ano pág.120
Livro 6º ano pág.120

Ampliando Conhecimentos

A coleção Jornadas Novos Caminhos – História proporciona aos estudantes uma visão mais ampla e aprofundada dos conceitos históricos. Portanto, não se restringe apenas ao livro didático. Existem situações de aprendizagem adicionais que precisam ser exploradas.

É exatamente isso que o box “Para saber mais” busca oferecer: links, livros, vídeos e ideias que se relacionam com o conteúdo estudado, ampliando as perspectivas e possibilitando estudos mais aprofundados por parte dos estudantes.

Práticas de Pesquisa

Um dos objetivos centrais da coleção é incentivar a produção de conhecimento por meio de procedimentos científicos. Sempre que os estudantes encontrarem o selo “Prática de Pesquisa” nas tarefas do livro, eles terão sugestões de como aprofundar ainda mais seu aprendizado.

Essas ideias promovem o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos estudantes.

Livro 6º ano pág.72
Livro 6º ano pág.72

Trilhas de Aprendizagem em Ordem Cronológica

Uma experiência rica com a indicação de fatos e de acontecimentos sobre a história do Brasil e do mundo é o eixo das trilhas desta coleção. Cada unidade é dividida em três ou quatro partes (trilhas), abrangendo um recorte temporal e temático específico.

Essa proposta organizacional contribui para uma melhor compreensão dos temas abordados em cada unidade, além de fornecer uma estrutura mais organizada para o trabalho em sala de aula.

Além disso, ela ajuda a quebrar a ideia da centralidade do trabalho do professor, abrindo espaço para um real protagonismo dos estudantes.

Passado e Presente em consonância

Para proporcionar maior autonomia aos estudantes e auxiliar na construção do próprio conhecimento, a coleção oferece diversas propostas contextualizadas.

As discussões ocorrem em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os estudantes estabeleçam conexões entre os conteúdos de forma interdisciplinar.

Nessas situações, é possível realizar trabalhos em grupo, compreender e elaborar conceitos por conta própria, acompanhar o progresso e as dificuldades da turma, incentivar a curiosidade e permitir o contato com diferentes opiniões. Essas abordagens visam estimular a participação ativa dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa.

Livro 8º ano pág.40
Livro 8º ano pág.40

Conclusão

A coleção Jornadas Novos Caminhos – História oferece aos estudantes e professores diversas temáticas contextualizadas e atuais, promove a articulação entre o passado e o presente, além de oportunizar reflexões ligadas aos Direitos Humanos e aos aspectos contemporâneos associados ao conhecimento histórico.

Para conhecê-la integralmente, acesse o link da obra do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História no Site do E-docente. Juntos, podemos formar cidadãos críticos, reflexivos e competentes nas mais variadas situações comunicativas!

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Scipione no site do E-docenteO E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Formação Docente Digital: Capacitando Educadores para os Desafios do Século XXI
10 de outubro de 2025

Formação Docente Digital: Capacitando Educadores para os Desafios do Século XXI

A formação docente contemporânea precisa acompanhar as transformações tecnológicas e pedagógicas que redefinem constantemente o cenário educacional brasileiro.  As competências...
(Re)construindo o perfil do professor dos Anos Iniciais: teoria, prática e complexidade no cotidiano escolar
9 de outubro de 2025

(Re)construindo o perfil do professor dos Anos Iniciais: teoria, prática e complexidade no cotidiano escolar

O trabalho docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desafia qualquer tentativa de definição simples. Exige domínio de saberes, criatividade...
A importância da Educação Infantil: construir um futuro desde cedo
8 de outubro de 2025

A importância da Educação Infantil: construir um futuro desde cedo

Você já parou para pensar na importância da Educação Infantil para o desenvolvimento de uma pessoa? Engane-se quem acha que...
A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 
7 de outubro de 2025

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 

 Professora, essa escola tem poucos brinquedos, né? Sabe o que eu acho mais engraçado? Na minha outra escola, eu era...
Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce
6 de outubro de 2025

Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce

Se tem uma palavra muito falada em 2025 é a adultização. O termo, que não é novo nas discussões, ganhou...