Menu

PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História

21 de julho de 2023,
E-docente

Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da Coleção PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História.

Essa coleção, dos autores Maurício Cardoso, Priscila Nina, Carolina Amaral de Aguiar e Paulo Ferraz, oferece um conjunto de recursos didáticos inovadores e atualizados para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de História.

Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.

Livros do PNLD 2024 Jornadas História
Livros do PNLD 2024 Jornadas História

Destaques da Coleção Jornadas Novos Caminhos – História para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Mobilização de Conhecimentos do Ensino de História

A Coleção Jornadas Novos Caminhos – História destaca-se por sua abordagem, que permite aos estudantes estabelecer as conexões necessárias para compreender o mundo atual.

Os livros apresentam unidades que articulam um conjunto temático e um recorte temporal, utilizando conhecimentos consolidados pelo saber histórico e indicados, na forma de objetos de conhecimento, pela BNCC, o documento mais contemporâneo.

Um destaque são as aberturas das unidades, que apresentam um pequeno texto e possíveis reflexões para despertar a curiosidade e o espírito investigativo dos estudantes.

Interdisciplinaridade

Uma das grandes vantagens dessa coleção é a sua proposta interdisciplinar, demostrando como a História pode se integrar a outros componentes curriculares e como diferentes formas de aprendizado se conectam, formando uma ampla rede de conhecimento.

A seção “Conhecimento Interligado” tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre temas amplamente debatidos nos tempos atuais.

Livro 6º ano pág.120
Livro 6º ano pág.120

Ampliando Conhecimentos

A coleção Jornadas Novos Caminhos – História proporciona aos estudantes uma visão mais ampla e aprofundada dos conceitos históricos. Portanto, não se restringe apenas ao livro didático. Existem situações de aprendizagem adicionais que precisam ser exploradas.

É exatamente isso que o box “Para saber mais” busca oferecer: links, livros, vídeos e ideias que se relacionam com o conteúdo estudado, ampliando as perspectivas e possibilitando estudos mais aprofundados por parte dos estudantes.

Práticas de Pesquisa

Um dos objetivos centrais da coleção é incentivar a produção de conhecimento por meio de procedimentos científicos. Sempre que os estudantes encontrarem o selo “Prática de Pesquisa” nas tarefas do livro, eles terão sugestões de como aprofundar ainda mais seu aprendizado.

Essas ideias promovem o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos estudantes.

Livro 6º ano pág.72
Livro 6º ano pág.72

Trilhas de Aprendizagem em Ordem Cronológica

Uma experiência rica com a indicação de fatos e de acontecimentos sobre a história do Brasil e do mundo é o eixo das trilhas desta coleção. Cada unidade é dividida em três ou quatro partes (trilhas), abrangendo um recorte temporal e temático específico.

Essa proposta organizacional contribui para uma melhor compreensão dos temas abordados em cada unidade, além de fornecer uma estrutura mais organizada para o trabalho em sala de aula.

Além disso, ela ajuda a quebrar a ideia da centralidade do trabalho do professor, abrindo espaço para um real protagonismo dos estudantes.

Passado e Presente em consonância

Para proporcionar maior autonomia aos estudantes e auxiliar na construção do próprio conhecimento, a coleção oferece diversas propostas contextualizadas.

As discussões ocorrem em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os estudantes estabeleçam conexões entre os conteúdos de forma interdisciplinar.

Nessas situações, é possível realizar trabalhos em grupo, compreender e elaborar conceitos por conta própria, acompanhar o progresso e as dificuldades da turma, incentivar a curiosidade e permitir o contato com diferentes opiniões. Essas abordagens visam estimular a participação ativa dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa.

Livro 8º ano pág.40
Livro 8º ano pág.40

Conclusão

A coleção Jornadas Novos Caminhos – História oferece aos estudantes e professores diversas temáticas contextualizadas e atuais, promove a articulação entre o passado e o presente, além de oportunizar reflexões ligadas aos Direitos Humanos e aos aspectos contemporâneos associados ao conhecimento histórico.

Para conhecê-la integralmente, acesse o link da obra do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos História no Site do E-docente. Juntos, podemos formar cidadãos críticos, reflexivos e competentes nas mais variadas situações comunicativas!

Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Scipione no site do E-docenteO E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
14 de novembro de 2025

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Celebrar algumas datas comemorativas na escola, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma prática que já faz parte,...
Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica
13 de novembro de 2025

Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica

Música, educação musical e a pluralidade das infâncias 🎶 Para aprofundar o debate sobre as práticas pedagógico-musicais na Educação Infantil,...
A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 
12 de novembro de 2025

A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 

Introdução: o discurso recorrente sobre a importância do professor É recorrente, na sociedade, a disseminação do discurso sobre a importância...
Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura
11 de novembro de 2025

Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura

No ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por milhões de pessoas em todo o país,...
Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso
10 de novembro de 2025

Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso

Dados Alarmantes sobre o Adoecimento Mental na Sociedade Segundo o levantamento do projeto Global Burden of Disease (Carga Global das...