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Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio

Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio

Já faz tempo que os professores compreenderam que aulas puramente expositivas podem ser cansativas, o que exige recorrer a técnicas que tornam o aluno diretamente participante de seu aprendizado, e não apenas um espectador passivo. Daí a importância das metodologias ativas. No desenvolvimento de competências profissionais desses jovens, essa forma de ensino é bem-vinda e tende a ser eficiente.

Levando em consideração que o mercado de trabalho está complicado e exige profissionais muito preparados e à frente de seu tempo, quanto antes apresentarmos a carreira aos alunos, maiores as chances de um futuro promissor.

Mas tente entender a situação do ponto de vista de um aluno do ensino médio: observar um professor palestrar, por horas, a respeito da importância de desenvolver desde já as competências profissionais… soa como algo cuja atenção será perdida em determinado momento, e o objetivo (que é ajudá-los nessa missão enquanto profissionais do futuro) pode não ser cumprido.

As metodologias ativas chegam para virar esse jogo. Dinâmicas, debates, jogos competitivos, materiais multimidiáticos e interativos servem como um leque de opções mais chamativas para o aluno. Formam um jeito mais prazeroso e fora do comum de aprender.

Na verdade, alguns estudos chegam a ressaltar essa forma de ensino como algo ainda mais eficiente que a tradicional. Uma pesquisa de Harvard, por exemplo (publicada no períodico Proceedings of the National Academy of Sciences),  revela que quanto mais esforço envolvido em uma abordagem ativa e centrada no aluno, mais ele aprende.

Como competências profissionais impactam a formação dos estudantes

A escola vai além de um mero cenário de aprendizado: é onde os cidadãos do amanhã são formados. Despertar competências como comunicação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nos alunos do ensino médio é uma forma de torná-los aptos para lidar com o que haverá lá na frente.

O ensino médio é a época certa para isso, porque os alunos estão cada vez mais próximos da vida adulta. 

Leia mais: Como desenvolver habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho no ensino médio

Mas vale lembrar que essas competências não se resumem ao ambiente de trabalho. Também ajudam os estudantes a se tornarem mais autônomos, responsáveis e preparados para lidar com desafios reais, tanto na vida pessoal quanto acadêmica.

Quando essas habilidades são desenvolvidas desde o ensino médio, os jovens passam a enxergar o mundo com mais maturidade, a tomar decisões com mais segurança e a se posicionar com mais clareza.

Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais

Tendo em mente a eficácia das metodologias ativas, cabe refletir sobre as mais adequadas à tarefa de ajudar os jovens no desenvolvimento de suas competências: aquelas que simulam contextos onde habilidades como liderança, tomada de decisão e resolução de problemas, por exemplo.

1. Sala de aula invertida

Quando o assunto é metodologia ativa, a sala de aula invertida é uma das mais utilizadas. A ideia é que o aluno estude fora do ambiente escolar (em casa, no transporte, etc) para que o tempo de aula seja reservado a discussões e debates sobre o tema.

O professor pode pedir à turma para assistir um documentário (ou, já que a ideia é se conectar com os jovens, que tal um vídeo no YouTube?) sobre uma empresa que enfrentou uma crise, como queda nas vendas ou problema de imagem. 

Leia mais: Soft Skills e Hard Skills para estudantes do Ensino Médio

Assim, durante a aula, a proposta é dividir os alunos em grupos para encontrar soluções criativas a essa crise. É uma forma de desenvolver o raciocínio lógico, a análise crítica e a capacidade, competências muito valorizadas no mercado. 

2. Gamificação

Muito em alta, a gamificação também se destaca entre as opções de metodologia ativa. Na prática, o ambiente escolar dá lugar a desafios, pontos, ranking, recompensas e fases, como em um game da vida real, mesmo. É uma forma de despertar o interesse no aluno e estimular a vontade de se destacar.

Um exemplo de dinâmica é dividir a turma em “equipes” de uma mesma “empresa”. Cada grupo precisa tomar decisões estratégicas (como contratar, investir, cortar gastos, lançar produtos) a partir de desafios propostos pelo próprio professor, que simula o “mercado”.

Cada decisão impacta o “sucesso” da empresa no jogo. Com esse método, é possível despertar aspectos como visão estratégica, cooperação e a habilidade de lidar com pressão.

3. Aprendizagem baseada em projetos (ABP)

A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) é baseada na ideia de que se aprende muito mais fazendo, colocando a mão na massa. O foco é levar o aluno a desenvolver um projeto próprio, ao longo de etapas que exigem pesquisa, planejamento, execução e apresentação.

Nesse contexto de usar a metodologia para desenvolver competências, o professor pode propor a criação de uma campanha de conscientização em torno de um tema específico, em que cada grupo fica responsável por uma parte: identidade visual, redes sociais, texto publicitário, ações práticas, etc. É uma forma de estimular planejamento, organização, criatividade e trabalho em equipe.

Leia mais: Desafios do Novo Ensino Médio: desvendando as mudanças em uma live

Uma dica final é interligar essas metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio com as disciplinas em si. Se a matéria for biologia, por exemplo, as campanhas e projetos podem ser sobre sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente. Assim, o professor cumpre duas missões de uma vez: prepara o aluno para o mercado e, ao mesmo tempo, transmite seus conhecimentos.

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