Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio

Já faz tempo que os professores compreenderam que aulas puramente expositivas podem ser cansativas, o que exige recorrer a técnicas que tornam o aluno diretamente participante de seu aprendizado, e não apenas um espectador passivo. Daí a importância das metodologias ativas. No desenvolvimento de competências profissionais desses jovens, essa forma de ensino é bem-vinda e tende a ser eficiente.
Levando em consideração que o mercado de trabalho está complicado e exige profissionais muito preparados e à frente de seu tempo, quanto antes apresentarmos a carreira aos alunos, maiores as chances de um futuro promissor.
Mas tente entender a situação do ponto de vista de um aluno do ensino médio: observar um professor palestrar, por horas, a respeito da importância de desenvolver desde já as competências profissionais… soa como algo cuja atenção será perdida em determinado momento, e o objetivo (que é ajudá-los nessa missão enquanto profissionais do futuro) pode não ser cumprido.
As metodologias ativas chegam para virar esse jogo. Dinâmicas, debates, jogos competitivos, materiais multimidiáticos e interativos servem como um leque de opções mais chamativas para o aluno. Formam um jeito mais prazeroso e fora do comum de aprender.
Na verdade, alguns estudos chegam a ressaltar essa forma de ensino como algo ainda mais eficiente que a tradicional. Uma pesquisa de Harvard, por exemplo (publicada no períodico Proceedings of the National Academy of Sciences), revela que quanto mais esforço envolvido em uma abordagem ativa e centrada no aluno, mais ele aprende.
Como competências profissionais impactam a formação dos estudantes
A escola vai além de um mero cenário de aprendizado: é onde os cidadãos do amanhã são formados. Despertar competências como comunicação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nos alunos do ensino médio é uma forma de torná-los aptos para lidar com o que haverá lá na frente.
O ensino médio é a época certa para isso, porque os alunos estão cada vez mais próximos da vida adulta.
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Mas vale lembrar que essas competências não se resumem ao ambiente de trabalho. Também ajudam os estudantes a se tornarem mais autônomos, responsáveis e preparados para lidar com desafios reais, tanto na vida pessoal quanto acadêmica.
Quando essas habilidades são desenvolvidas desde o ensino médio, os jovens passam a enxergar o mundo com mais maturidade, a tomar decisões com mais segurança e a se posicionar com mais clareza.
Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais
Tendo em mente a eficácia das metodologias ativas, cabe refletir sobre as mais adequadas à tarefa de ajudar os jovens no desenvolvimento de suas competências: aquelas que simulam contextos onde habilidades como liderança, tomada de decisão e resolução de problemas, por exemplo.
1. Sala de aula invertida
Quando o assunto é metodologia ativa, a sala de aula invertida é uma das mais utilizadas. A ideia é que o aluno estude fora do ambiente escolar (em casa, no transporte, etc) para que o tempo de aula seja reservado a discussões e debates sobre o tema.
O professor pode pedir à turma para assistir um documentário (ou, já que a ideia é se conectar com os jovens, que tal um vídeo no YouTube?) sobre uma empresa que enfrentou uma crise, como queda nas vendas ou problema de imagem.
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Assim, durante a aula, a proposta é dividir os alunos em grupos para encontrar soluções criativas a essa crise. É uma forma de desenvolver o raciocínio lógico, a análise crítica e a capacidade, competências muito valorizadas no mercado.
2. Gamificação
Muito em alta, a gamificação também se destaca entre as opções de metodologia ativa. Na prática, o ambiente escolar dá lugar a desafios, pontos, ranking, recompensas e fases, como em um game da vida real, mesmo. É uma forma de despertar o interesse no aluno e estimular a vontade de se destacar.
Um exemplo de dinâmica é dividir a turma em “equipes” de uma mesma “empresa”. Cada grupo precisa tomar decisões estratégicas (como contratar, investir, cortar gastos, lançar produtos) a partir de desafios propostos pelo próprio professor, que simula o “mercado”.
Cada decisão impacta o “sucesso” da empresa no jogo. Com esse método, é possível despertar aspectos como visão estratégica, cooperação e a habilidade de lidar com pressão.
3. Aprendizagem baseada em projetos (ABP)
A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) é baseada na ideia de que se aprende muito mais fazendo, colocando a mão na massa. O foco é levar o aluno a desenvolver um projeto próprio, ao longo de etapas que exigem pesquisa, planejamento, execução e apresentação.
Nesse contexto de usar a metodologia para desenvolver competências, o professor pode propor a criação de uma campanha de conscientização em torno de um tema específico, em que cada grupo fica responsável por uma parte: identidade visual, redes sociais, texto publicitário, ações práticas, etc. É uma forma de estimular planejamento, organização, criatividade e trabalho em equipe.
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Uma dica final é interligar essas metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio com as disciplinas em si. Se a matéria for biologia, por exemplo, as campanhas e projetos podem ser sobre sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente. Assim, o professor cumpre duas missões de uma vez: prepara o aluno para o mercado e, ao mesmo tempo, transmite seus conhecimentos.
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