livro didático ferramenta na educação básica

No dia do Livro Didático, uma homenagem necessária. A fé move o ser humano e acreditamos muito nessa premissa. Temos fé quando insistimos em uma ideia e a concretizamos, temos fé quando realizamos ações para  ter um sonho alcançado, temos fé porque persistimos em melhorar o mundo no qual estamos (pelo menos a maioria das pessoas).

Sem ela, ninguém realiza nada na vida, tampouco se movimenta para sair do lugar. Essas são reflexões emblemáticas!

No contexto educacional brasileiro, em se tratando de escolas públicas, os desafios também são emblemáticos. Todos os atores da escola são desbravadores de situações e enfrentam o contexto com fé para que as mudanças venham.

Atuar na educação é aliar-se a ferramentas que trazem sentido para sua prática diária. E uma delas é o Livro Didático.

A concepção de um material didático tem alguns propósitos: tornar o processo de ensino-aprendizagem sistematizado, lançar mão das tendências educacionais, visto que se objetiva propor conteúdos que façam sentido para todos, e estar alinhado aos documentos oficiais.

Tal material propõe, portanto, caminhos que podem ser seguidos de acordo com os objetivos do Projeto Político Pedagógico da escola.

viagem a partir do livro didático

Quando se estrutura tal recurso, caso do Livro Didático, é importante saber que nele há várias vozes: dos autores, dos leitores críticos, das equipes editoriais, dos assessores pedagógicos (que estão em contato com as escolas), de alunos e de famílias que têm consciência desse movimento de participação e partilha. E, do ator essencial nesse processo: os professores.

Por isso, entendemos que:

Importância do livro didático para a educação das crianças e jovens

Livro Didático: Benefícios na prática

Os benefícios de um Livro Didático são inúmeros. Veja e reflita se fazem sentido para você:

  • pode fomentar um trabalho sistematizado;
  • é um norteador para os seus objetivos de ensino;
  • traz um conteúdo com uma curadoria excepcional (e que pode ser complementada com suas pesquisas, já que também pode ser um professor curador);
  • no caso da nossa editoria, tem a tradição de 3 nomes institucionais no contexto da educação com décadas de atuação: Ática, Saraiva e Scipione (são nacionalmente reconhecidas), dentre outros itens relevantes quando o assunto é Livro Didático.

Nos últimos anos, o universo editorial brasileiro, no que se refere à elaboração de materiais didáticos, tem se aprimorado cada vez mais.

Aliadas a ele, estão as práticas docentes que fazem com que a qualidade do ensino brasileiro seja incrivelmente potencializada, sem deixar de lado o contexto local de cada instituição escolar.

Todas as orientações e sugestões de uso do material, além de dialogarem e de respeitarem a autonomia e as particularidades de cada contexto educacional, estão em consonância com a BNCC e com outros documentos oficiais que visam ao desenvolvimento do estudante e ao constante aprimoramento profissional do professor.

Livro Didático: O mundo em nós

A forma como experimentamos o mundo, como consumimos informação, cultura, produtos e serviços impacta nossas vivências e relações. E esse processo está em constante mudança, como sugere o filósofo Yuval Harari (2018), mostrando que a mudança é a única constante do século XXI.

Passamos de um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) para um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).

Isso significa que, com a velocidade das mudanças, o foco humano nos pontos de conexão deve se destacar; por isso, o sentimento de busca pela autenticidade é ponto de sensibilidade em todos nós. Buscamos vivências autênticas e significativas!

E por que não ter todo esse painel dentro de uma sala de aula ou em outros espaços de aprendizagem? Entendemos que, para uma boa experiência se concretizar, são necessárias vivências que deixam alguma impressão.

Em um cenário tecnológico em constante evolução, a narrativa de ser e estar acompanha e ajuda a estabelecer hábitos e modelos mentais. Estar consciente dos nossos processos e vivências possibilita melhora da qualidade de vida, do reconhecimento e da consciência do estar e ser no mundo.

Experiências de aprendizagem

Qual o tipo de experiência faz com que o professor queira ensinar e ajudar o outro a atingir objetivos? Desenho de experiência de aprendizagem (LXD) é o processo de criar experiências, proporcionando um ecossistema favorável aos processos cognitivos centrados no estudante e em seu aprendizado.

O educador cria planejamentos propositivos, considerando ferramentas e estratégias com o uso do Livro Didático e faz deste uma das ferramentas de uso diário que podem proporcionar experiências transformadoras.

Ao planejar suas aulas em um contexto do século XXI, é fundamental observar desenhos educacionais com o aluno no centro, entendendo quais podem ser suas motivações e como ele aprende.

Os Livros Didáticos podem ter papel estratégico para o sucesso do desenvolvimento de habilidades e de competências, uma vez que eles permitem expandir mentalidades no processo de ensino-aprendizagem.

A BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2017), mostrando-se também alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dessa forma, é fato que as práticas pedagógicas devem contribuir para futuros promissores, focando no learnability, ou seja, na habilidade de aprender. Para que ações como essa ganhem êxito, é necessário que o aluno seja envolvido.

A personagem Anne, da série Anne com E[1], diz, em um dos episódios: “envolva-me e eu aprenderei”. Como envolver o estudante? E como envolvê-lo quando o assunto é ensinar algo? Já levamos para a sala de aula os temas que ele gosta de conversar? Já escutamos o nosso aluno, despidos de intencionalidades, sem o intuito de ensinar algo cujo foco seja o de somente  escutá-lo?

Outros fatores que podem ser ampliados ao utilizar um Livro Didático

Existem as chamadas tendências educacionais que também são mobilizadas quando se usa o Livro Didático para potencializar aprendizagens e que podem ser estimuladas pelo professor. São elas: aprendizagem colaborativa, exercícios de diálogo e de escuta, flexibilização curricular e conscientização e inclusão.

Aliadas a essas tendências, há também o que se chama de mentalidade de crescimento, conceito estudado pela pesquisadora Carol Dweck, voltado para o momento de uma avaliação, por exemplo. Que tal conferir o que ela tem a dizer sobre suas pesquisas?

Que mentalidade de crescimento é essa? Como desenvolvê-la?

São reflexões que levantamos e esperamos que você, professor, faça a diferença no mundo, faça história! Lembre-se: a sua ação reverbera não só na execução de suas funções em sala de aula, como também no olhar do outro.

Referências

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Histórico. 19 abr. 2023. Disponível em: http://www.gov.br. Acesso em: 19 out. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.  Acesso em: 1 set. 2023.

BRASIL. Temas Transversais Contemporâneos na BNCC – Propostas de práticas de implementação. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Navegação Online. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

CARRANCA, Adriana. Malala: a menina que queria ir para a escola. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.

DALPRA, Patrícia. Learnability: uma habilidade para a vida. 14 out. 2021. O futuro das coisas. Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/learnability-uma-habilidade-para-a-vida/. Acesso em: 25 out. 2023.

DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Trad. S. Duarte. São Paulo: Objetiva, 2017.

FUNDAÇÃO Telefônica Vivo. O que Malala Yousafzai tem a nos ensinar sobre liberdade e o direito à educação. 8 jul. 2021. Disponível em: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/livro-21-historias-de-estudantes-que-mudaram-a-escola-reforca-protagonismo-jovem/ Acesso em: 19 out. 2023.

HARARI, Yuval. 21 lições para o século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

NAÇÕES Unidas Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 10 set. 2023.

NETFLIX. Anne com E. 4 abr. 2017. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/bBervTlBurY. Acesso em: 24 out. 2023.

TEDx. O poder de acreditar que se pode melhorar. nov. 2014. Disponível em: https://www.ted.com/talks/carol_dweck_the_power_of_believing_that_you_can_improve?language=pt-br#t-246800. Acesso em: 23 out. 2023.

TV Síntese. Carregadoras de sonhos. 30 mar. 2017. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FbxJaLP3TDQ. Acesso em: 24 out. 2023.

[1] Com uma ambientação voltada ao mundo da escola, essa narrativa inspira. Vale muito se puder conferir.