MENU

Identidade Saraiva: Química – Uma Abordagem Inovadora para o Ensino da Química

27 de junho de 2025,
E-docente
Identidade saraiva - Química - entrevista com os autores

A obra “Identidade Saraiva: Química” destaca-se por sua proposta pedagógica inovadora, buscando uma abordagem acessível e contextualizada dos conceitos fundamentais da disciplina. Os autores, Usberco e Philippe, detalham as metodologias empregadas para facilitar o aprendizado e engajar os estudantes de forma significativa.

Descomplicando a Química: Acessibilidade e Rigor Científico

Um dos pilares fundamentais da obra é a comunicação eficaz dos conceitos químicos, sem abrir mão da precisão. Os autores explicam que, para isso, “utilizamos uma linguagem clara, mas com todo rigor científico”. A complexidade da química é desmistificada ao relacionar os conceitos com situações do dia a dia, apresentando exemplos práticos e aplicações reais que tornam a teoria tangível e relevante para o estudante.

Adicionalmente, a “Identidade Saraiva: Química” emprega diversas linguagens visuais, como imagens, esquemas, gráficos e infográficos. Esses recursos auxiliam diretamente na visualização de conceitos e processos químicos, contribuindo para que “o aprendizado [seja] mais dinâmico” e facilitando a compreensão de informações que, de outra forma, poderiam ser consideradas abstratas. Um exemplo de infográfico presente no material, que ilustra a exploração de um tema complexo como os plásticos de forma didática, pode ser visto a seguir:

Exemplos de infográfico:

Para enriquecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, a seção “História em Foco” apresenta histórias fascinantes sobre descobertas químicas e curiosidades. Essa abordagem humaniza a ciência, tornando o conteúdo mais interessante e motivador para os alunos. No final de cada tema, para consolidar o conhecimento e estimular o raciocínio, a obra inclui uma vasta gama de questões de diferentes níveis de dificuldade, todas acompanhadas de explicações detalhadas das respostas.

Estimulando a Experimentação e a Prática Investigativa

A “Identidade Saraiva: Química” dedica-se intensamente a estimular a experimentação e a prática investigativa. Para isso, são incluídas atividades práticas que podem ser realizadas com materiais acessíveis e seguros, incentivando os estudantes a explorar os conceitos de química na prática. A obra também fornece orientações detalhadas, garantindo que os estudantes possam realizar as experiências com autonomia e segurança.

Além das atividades experimentais, são apresentadas perguntas investigativas e desafiadoras que estimulam a curiosidade intrínseca dos alunos, provocando questionamentos como “O que acontece se…?” ou “Por que isso ocorre?”. Essa metodologia busca desenvolver o espírito investigativo e a capacidade de formulação de hipóteses nos estudantes. Um exemplo prático que ilustra essa abordagem na investigação da condutibilidade elétrica em soluções aquosas é apresentado no material:

Química Conectada ao Cotidiano e aos Temas Contemporâneos

A “Identidade Saraiva: Química” estabelece uma forte e envolvente conexão entre os conteúdos da disciplina, os temas contemporâneos e o cotidiano dos estudantes. Essa conexão é realizada por meio da inclusão de exemplos do dia a dia, como a composição de alimentos, produtos de limpeza, tecnologias sustentáveis e inovações científicas atuais.

Leia mais: O Novo Ensino Médio 2025: saiba mais

Além disso, são abordadas questões atuais de grande relevância, como o impacto ambiental, as energias renováveis e os avanços na medicina. Essa integração demonstra claramente “como a química influencia e está presente em nossas vidas”, desde o que comemos até as soluções para os grandes desafios globais. Um exemplo dessa conexão pode ser visto na seção “Em Ação”, que aborda temas como alimentação saudável e sustentável:

Alinhamento com a BNCC e o PNLD para a Aprendizagem Significativa

A obra “Identidade Saraiva: Química” assegura uma aprendizagem significativa ao contemplar e articular de forma completa as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os objetivos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A preocupação central na elaboração do material foi “desenvolver competências essenciais, promover a compreensão profunda dos conceitos e estimular a curiosidade e o protagonismo do estudante na construção do conhecimento”. Um foco central na elaboração desta obra foi a exploração máxima dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) , que são amplamente representados por ícones ao longo do material, reforçando a interdisciplinaridade e a relevância social da química.

Incentivando o Pensamento Crítico e a Resolução de Problemas

Para incentivar o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas em Química, a obra oferece atividades e propostas que desafiam os estudantes a analisar situações complexas e buscar soluções. Um exemplo disso é uma atividade que aborda o impacto do garimpo na Amazônia, onde os alunos são convidados a investigar o uso do mercúrio e suas alternativas, além de refletir sobre as consequências socioambientais dessa atividade.

Desenvolvimento da Argumentação Científica e Consciência Socioambiental

A “Identidade Saraiva: Química” também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da argumentação científica e da consciência socioambiental no ensino de Química. O material estimula os estudantes a pesquisar, analisar dados e debater temas relevantes, como o uso sustentável da água e a relação da química com questões globais. Um exemplo que ilustra essa abordagem é uma atividade que convida os alunos a discutir a importância do uso sustentável da água em diferentes contextos e a refletir sobre as ações de sua comunidade nesse sentido, promovendo não apenas o conhecimento científico, mas também a cidadania ativa.

Confia exemplos ou proposta que incentive o pensamento crítico e a resolução de problemas na Química:

Conclusão

A obra “Identidade Saraiva: Química”, idealizada por Usberco e Philippe, apresenta-se como um recurso pedagógico completo e alinhado às necessidades do ensino contemporâneo. Com sua abordagem acessível, contextualizada e focada no protagonismo do estudante, o material não apenas transmite o conhecimento químico, mas também desenvolve habilidades essenciais para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.

Sobre os Autores

Usberco Bacharel em Ciências Farmacêuticas pela USP e especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, leciona Química na rede particular de ensino em São Paulo, SP. É também autor de livros de Ciências para o Ensino Fundamental (anos finais) e de Química para o Ensino Médio.

Philippe (PH) Bacharel em Química pela USP e pós-graduado em Educação pela PUCRS, é professor de Química no Anglo Vestibulares e Colégio Anglo São Paulo. Além da docência, também é autor de livros e materiais didáticos de Química para o Sistema Anglo de Ensino e Editora Saraiva.

Para mais informações e para ter acesso a recursos adicionais, incluindo o manual do professor da obra “Identidade Saraiva: Química”, visite o site E-docente.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Orientação parental: hábitos de estudo eficazes para crianças do 1º ao 6º ano
1 de setembro de 2025

Orientação parental: hábitos de estudo eficazes para crianças do 1º ao 6º ano

Os primeiros anos da educação fundamental são cruciais para a jornada acadêmica das crianças. Por isso, a orientação parental é...
Como estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas nos estudantes
1 de setembro de 2025

Como estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas nos estudantes

A escola não deve formar apenas estudantes que copiam um texto da lousa sem a menor capacidade de questionar e...
Inteligência Artificial na Educação: Uma conversa sobre o tema na Live da Saber
29 de agosto de 2025

Inteligência Artificial na Educação: Uma conversa sobre o tema na Live da Saber

No dia 6 de agosto, a nossa live da série "Depois da Aula" recebeu três grandes nomes para um debate...
Ciência Viva Física - A Obra que Conecta Teoria e Prática para o PNLD 2026
28 de agosto de 2025

Ciência Viva Física - A Obra que Conecta Teoria e Prática para o PNLD 2026

Descubra como a obra Ciência Viva Física, aprovada no PNLD 2026 Ensino Médio, revoluciona o ensino da ciência. Tivemos uma...
Experimentos científicos para fundamentar a teoria ou iniciar a teoria? E aí, professor?
27 de agosto de 2025

Experimentos científicos para fundamentar a teoria ou iniciar a teoria? E aí, professor?

Com o passar do tempo, já professores de carreira e no momento da formação continuada, nos deparamos com colegas que...