Inovação no Ensino de Matemática: Projetos Integradores em Identidade Saraiva

Descubra como a obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Matemática e suas Tecnologias) está revolucionando a educação no Ensino Médio, com uma abordagem que conecta os estudantes ao futuro e ao mercado de trabalho. Em entrevista exclusiva, Pamela Hellebrekers Seravalli, especialista em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e editora responsável pelo projeto, revela os diferenciais que levaram à aprovação da obra no PNLD 2026.
Alinhando Teoria e Prática para o Futuro do Estudante
A obra foi concebida para atender às mais recentes exigências e diretrizes do PNLD, com foco nas competências e habilidades da BNCC. Segundo a editora, a integração de conteúdos vai além da sala de aula:
“Para atender ao PNLD, a obra mobiliza habilidades da área de Matemática e suas tecnologias e habilidades de outras áreas do conhecimento de maneira contextualizada, atribuindo significado e promovendo uma abordagem integrada e interdisciplinar. À luz da BNCC, consideramos os estudantes como os futuros profissionais do mercado de trabalho e, por isso, abordamos temas relevantes para eles na sociedade atual, como o uso da inteligência artificial e suas implicações, além de aspectos de empreendedorismo e do marketing digital.”
Além do desenvolvimento técnico, a obra também se dedica a formar cidadãos completos, trabalhando as competências socioemocionais:
“Nosso objetivo é formar estudantes não apenas tecnicamente capazes, mas também preparados para contribuir para uma sociedade ética, empática, produtiva, solidária, sustentável e democrática. Dessa maneira, destaca-se na obra o trabalho com a competência geral 6, relacionada ao trabalho e ao projeto de vida de cada estudante, e com a competência 7, que está relacionada à argumentação.”
Matemática na Era Digital: O Combate às Fake News
Uma das grandes inovações da obra é a forma como a Matemática se conecta com outras áreas do conhecimento, especialmente com as tecnologias digitais. Um exemplo marcante é o projeto “Identificando fake news“, que, de acordo com Pamela, é uma ponte entre o aprendizado e a vida real:
“A integração da Matemática com outras áreas do conhecimento ocorre principalmente nas temáticas dos projetos e no trabalho com Temas Contemporâneos Transversais, que permitem abordar contextos e problemáticas relevantes e reais. Por exemplo, no projeto ‘Identificando fake news’, os estudantes trabalham com a identificação e o combate às fake news, um tema relevante, atual e profundamente relacionado ao uso de tecnologias digitais. Nesse projeto, eles integram conhecimentos de Matemática, Ciências Humanas e Linguagens. Essa abordagem interdisciplinar não só enriquece o aprendizado, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios reais.”
O projeto não se limita à teoria: os alunos desenvolvem pesquisas estatísticas, debatem temas como pós-verdade e inteligência artificial, e criam um “Guia de boas práticas contra as fake news“, utilizando diferentes tecnologias digitais para a realização e apresentação dos trabalhos.
Leia mais: Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio
Apoio Total ao Professor e a Avaliação de Destaque
Sabendo que a implementação de projetos pode ser um desafio, a obra oferece um suporte completo. O manual do professor é uma ferramenta abrangente, com uma metodologia clara e acessível, que guia o educador passo a passo. Segundo Pamela, o manual foi pensado para empoderar o professor:
“Ele apresenta uma introdução sobre o trabalho com projetos, destacando sua relação com o ensino à luz da BNCC e dos conhecimentos historicamente construídos. Além disso, o manual aborda a metodologia da aprendizagem baseada em projetos, destacando o papel do professor como orientador e avaliador e o papel de cada estudante como protagonista das aprendizagens. Ele também inclui uma abordagem contemporânea que considera as realidades dos estudantes e as culturas juvenis.”
A avaliação, por sua vez, é contínua e formativa. A obra sugere Quadros de Avaliação para cada projeto, que medem tanto as ações do aluno quanto os objetivos de aprendizagem, permitindo um acompanhamento individual e coletivo.
Leia mais: Como desenvolver habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho no ensino médio
Recursos Digitais e o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
A obra não economiza em recursos digitais. Com o objetivo de alcançar diversos públicos, oferece infográficos, carrosséis de imagens, podcasts, mapas clicáveis e vídeos que aprofundam os temas de forma lúdica e dinâmica. Essa abordagem, em conjunto com projetos como “As redes sociais e a divulgação de produtos e serviços” e “Identificando Fake News“, contribui diretamente para o desenvolvimento do pensamento computacional e do letramento digital.
“O pensamento computacional é abordado de forma ampla, tanto online quanto offline, apoiado em seus pilares básicos para resolver problemas: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, e criação e uso de algoritmos. Além disso, destaca-se o trabalho com o tema contemporâneo transversal Ciência e Tecnologia, viabilizando que o letramento digital seja desenvolvido a partir de temas relacionados às tecnologias digitais que são tão presentes no cotidiano dos estudantes.”
Conclusão
Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Matemática e suas Tecnologias) se destaca como uma obra inovadora e completa, alinhada às exigências do PNLD 2026.
Ao integrar de forma prática e significativa a teoria com a tecnologia e as competências socioemocionais, ela oferece um caminho sólido e atual para que os educadores preparem os estudantes para os desafios do Novo Ensino Médio.
Com um robusto suporte pedagógico, recursos digitais variados e uma abordagem focada em problemas reais, a obra não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também capacita os alunos a se tornarem cidadãos críticos e preparados para o mundo contemporâneo.
Conheça a obra! Visite a página de Identidade Saraiva: Projetos Integradores no site e-docente para mais informações.
Clique aqui
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Veja mais

Educação financeira para jovens: qual a importância de educar desde cedo?

Do seu jeito Geografia: uma entrevista exclusiva com o autor Eustáquio de Sene

Inovação no Ensino de Matemática: Projetos Integradores em Identidade Saraiva

A Importância da Professora de Educação Infantil
