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Identidade Saraiva: Projetos Integradores de Linguagens e suas Tecnologias – Protagonismo e futuro na sala de aula

Sistema Maxi de Ensino – Pedagogia Afetiva alinhada à BNCC (rede pública)

Uma nova forma de aprender: Integrando o mundo real à sala de aula

A obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens e suas Tecnologias) traz uma abordagem inovadora para o ensino, alinhando-se aos objetivos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com uma proposta que busca conectar os estudantes com temas e problemas contemporâneos, o livro vai além da teoria e propõe uma aprendizagem mais significativa.

Em entrevista exclusiva, os autores Roberta Hernandes e Ricardo Gonçalves Barreto explicam como o material foi pensado para o contexto da escola pública brasileira.

“A obra foi concebida para possibilitar a professores e estudantes uma aproximação a temas e problemas que se relacionam a diversas questões contemporâneas, como sustentabilidade, economia circular, imagem e autoimagem, empreendedorismo social etc.”, afirmam os autores.

O material foi desenhado a partir de perguntas que integram diversas componentes de Linguagens e suas Tecnologias, mobilizando conhecimentos na construção de habilidades essenciais para a conclusão da educação básica. A seleção de textos de vários gêneros, que circulam socialmente, ajuda a expandir o repertório de estudantes e professores, “trazendo um pouco do mundo para dentro da sala de aula”, como ressaltam os autores.

Protagonismo e formação integral na BNCC

Os projetos integradores da obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens e suas Tecnologias) estão diretamente alinhados com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando na formação integral do estudante. Ao propor atividades que estimulam a recepção e produção de discursos em diversos campos de atuação social, o material fortalece a constituição identitária dos estudantes.

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“Uma das preocupações da obra é fortalecer os processos de constituição identitária dos estudantes, entendendo-os como jovens inseridos em inúmeros recortes sociais”, explicam os autores. “O domínio de diversas linguagens é fundamental para que os estudantes não sejam simplesmente entendidos como reprodutores de discursos, mas sim, questionadores da sociedade em que vivem.”

O Projeto 5 Brasil, Brasis é um excelente exemplo dessa abordagem. Nele, os estudantes são desafiados a criar um site cultural com produções próprias, refletindo sobre a apropriação do patrimônio artístico brasileiro e valorizando sua dimensão social, cultural, histórica e geográfica.

A Metodologia de Projetos na Educação: Transformando o Aprendizado

Uma das propostas inovadoras da coleção é a metodologia de projetos, que coloca o estudante como protagonista do próprio aprendizado. Neste vídeo, a autora Roberta Hernandes explica como essa abordagem é aplicada na obra e como ela transforma a sala de aula.

A diversidade brasileira em evidência

A obra se destaca por sua preocupação em não realizar uma abordagem puramente tecnicista. Em vez disso, aposta em revelar a riqueza da diversidade cultural e regional do Brasil. Temas e objetos de aprendizagem são trabalhados para promover uma visão plural do país.

“Foram feitas escolhas intencionais que contemplam, por exemplo, a produção audiovisual em festivais espalhados pelo Brasil, a emergência climática e seus impactos no Rio Grande do Sul, obras de artistas como Daiara Tukano e a maranhense Gê Vianna”, apontam os autores.

Além disso, os projetos sempre pressupõem uma abertura para as identidades que compõem o Brasil e as juventudes brasileiras, garantindo que o material seja inclusivo e representativo.

Letramento digital e o uso crítico das mídias

A obra também atende às demandas contemporâneas de ensino ao focar no letramento digital e no uso crítico das mídias. O Projeto 3 Sustentabilidade do viver contemporâneo aborda temas como o funcionamento de algoritmos, a circulação de fake news e o uso responsável das redes sociais.

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“A proposta é não só a construção de conhecimentos críticos sobre os conteúdos, a linguagem e as estratégias discursivas presentes no universo digital, como também a apresentação dessa reflexão junto à comunidade em que a escola se insere, impactando-a de modo positivo”, comentam os autores.

Com um boxe recorrente sobre Educação Digital, a obra prepara os estudantes para um conhecimento mais aprofundado da web 2.0. Vários produtos finais sugeridos, como a criação de canais de vídeo e sites, incentivam o trabalho com tecnologia, transformando os estudantes em produtores de conteúdo e não apenas em usuários.

Avaliação processual e autônoma

No que diz respeito à avaliação, a obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens e suas Tecnologias) propõe um modelo que acompanha processualmente as aprendizagens dos estudantes, em conformidade com as orientações do PNLD. Em vez de focar apenas no resultado final, a metodologia valoriza o percurso de aprendizagem.

“A base do processo avaliativo desta obra pode ser entendida como uma avaliação formativa em que a autorregulação dos processos levará os estudantes a uma aprendizagem integral e significativa”, explicam os autores.

Para auxiliar o professor, a obra conta com um boxe regular na abertura de cada etapa, indicando o que se espera dos estudantes, os materiais a serem usados e a estimativa de duração das atividades. Ao final de cada projeto, um momento de autoavaliação e registro reflexivo permite que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos.

Diferenciais que transformam a prática pedagógica

Entre os diferenciais da obra, destaca-se o Painel Mundo do Trabalho, presente na Etapa 3 de cada projeto. Inspirado no formato de cards, ele apresenta campos de atuação profissional, perfis de profissões e os requisitos de formação, estimulando os estudantes a pensar em seu futuro.

“A ideia é atender às diversas formas de inserção dos jovens no mundo do trabalho, estimulando-os a continuar a busca por sua formação através do estudo”, afirmam os autores.

Outro ponto forte são as metodologias ativas que compõem as atividades, como a criação de fanfics, lambe-lambes e produções audiovisuais. Essas práticas “são factíveis e efetivamente garantem aprendizado significativo”, como ressaltam os autores.

Conclusão

A obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens e suas Tecnologias) se destaca por sua abordagem inovadora e completa. Ao alinhar-se com os princípios do PNLD, a obra oferece um material que promove a equidade educacional, a formação integral e o protagonismo estudantil. Com um olhar atento para a diversidade, o letramento digital e a preparação para o mundo do trabalho, o livro se apresenta como uma ferramenta poderosa para professores e alunos, transformando a sala de aula em um espaço de aprendizagem significativo, crítico e conectado com os desafios do século XXI.

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Conheça mais sobre a obra Identidade Saraiva: Projetos Integradores (Linguagens e suas Tecnologias) e explore como ela pode enriquecer a prática pedagógica em sua escola.

Visite a página da obra no site e-docente para ter acesso a mais conteúdos e informações!

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