Identidade Saraiva Educação Física: conheça a Obra aprovada do PNLD 2026 Ensino Médio

A A Educação Física vai além das quadras e dos esportes. Ela é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar social, cognitivo e cultural. Para o Ensino Médio, a coleção Identidade Saraiva Educação Física, aprovada no PNLD 2026, oferece uma abordagem inovadora e completa.
Nesta entrevista exclusiva, os autores Eliana Pougy, André Vilela, Jacqueline Martins e Maria Emilia de Lima compartilham os diferenciais da obra e como ela se alinha com as diretrizes da BNCC para formar cidadãos mais críticos e engajados.
Conectando Teoria e Prática na Educação Física Cultural
A obra Identidade Saraiva Educação Física organiza o trabalho didático para os três anos do Ensino Médio, por isso possui três Unidades. “Um aspecto relevante da estrutura de cada uma dessas Unidades são a seção Observatório, que orienta a realização de um mapeamento dos saberes dos estudantes e do contexto local e, também, a seção Ação Social, que tem como objetivo valorizar as realidades locais dos estudantes e a participação ativa na comunidade, proposta totalmente de acordo com a Educação Física Cultural”, dizem os autores.
Leia mais: PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione
Cada um dos dois capítulos que integram uma Unidade é organizado a partir da tematização das práticas corporais proposta pela Educação Física Cultural. “Nesse sentido, as sequências didáticas propõem a vivência, o aprofundamento e a ampliação das diversas práticas corporais presentes nas seis Unidades Temáticas da Educação Física; e, finalmente, a ressignificação dessas práticas corporais e seus contextos.”
“Além disso, os capítulos trazem ações didáticas que apresentam as práticas corporais a partir de diferentes linguagens e suportes textuais, mostrando que essas práticas estão presentes no cotidiano das sociedades e das diferentes culturas e, que por isso, podem ser lidas e analisadas por diferentes prismas para que sejam ressignificadas”, afirmam. A tematização das práticas corporais presente nos capítulos das Unidades também coloca a Educação Física em diálogo com outros componentes curriculares, além de apresentar aos estudantes possibilidades de profissões e carreiras relacionadas às práticas corporais.
Inclusão e Diversidade: Respeito em Sala de Aula
“A partir do momento em que as aulas de Educação Física se libertaram da exclusividade do ensino dos esportes e abriram espaço no currículo escolar para outras modalidades, passamos a vislumbrar o respeito à diversidade”, explicam os autores. “Sabe-se pela legislação que todos os alunos têm direito a aprender, logo, uma oferta maior de possibilidades de temáticas e conteúdos já é, em si, uma estratégia para incluir e respeitar a diversidade. Em Identidade Saraiva Educação Física, a roda de conversa e o diálogo são propostos em diversos momentos.”
Leia mais: Entrevista de emprego: perguntas e respostas essenciais para estudantes do ensino médio
“A presença de práticas corporais originárias de diferentes grupos sociais no currículo da Educação Física permite que os estudantes se reconheçam no contexto escolar. Garantir que práticas corporais com menor prestígio social coabitem o espaço escolar promove a valorização e o respeito à diversidade.”
“Além disso, ao tratar da inclusão das pessoas com deficiência, a obra não se limita a propor adaptações, mas as apresenta como produtoras e como participantes das práticas corporais tematizadas”, pontuam os autores. “Nesse sentido, ler o Manual do Professor pode ser de grande valia para a prática docente.”
Temas Atuais: Saúde, Bem-Estar e Consciência Corporal
A Identidade Saraiva Educação Física é organizada em três Unidades, com questões disparadoras e projetos de trabalho que englobam o estudo das seis Unidades Temáticas da Educação Física. “Na Unidade 3, a questão disparadora é: Como as práticas corporais se relacionam com a saúde em diferentes culturas?”, revelam os autores. “O enfoque trabalhado é o da diversidade de significados que podem ser dados à saúde e ao bem-estar conforme a cultura em que se está inserido.”
Leia mais: Soft Skills e Hard Skills para estudantes do Ensino Médio
“Por exemplo: o modo como os indígenas e os afro-brasileiros entendem o que é saúde é diferente do modo como as culturas ocidentais e orientais compreendem esse conceito”, continuam. “Dessa forma, os estudantes verão como essas manifestações são influenciadas por diferentes questões sociais e aspectos culturais e refletirão sobre como as práticas corporais contribuem para o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos.”
“A obra busca desenvolver a consciência corporal dos estudantes, ao mesmo tempo em que desenvolve a crítica sobre os modelos contemporâneos de beleza e da busca por um corpo perfeito e idealizado”, afirmam. “Esse conteúdo de ensino se torna muito relevante no contexto atual, em que influencers e as redes sociais moldam os desejos e sonhos de nossos jovens, com modelos de vida e de beleza inatingíveis.”
Diálogo com a BNCC: Articulação com Outras Áreas do Conhecimento
“O primeiro passo é de fato compreender o que significa a Educação Física na área das Linguagens. Soltar as amarras de outras propostas mais desenvolvimentistas”, afirmam os autores. O livro apresenta algumas seções que fazem essa relação direta com outros componentes curriculares.
Leia mais: Metodologias ativas para desenvolver competências profissionais no ensino médio
“Em Identidade Saraiva Educação Física, a seção Entre Saberes promove um diálogo entre as práticas corporais com outros componente curriculares e o boxe Entre Linguagens possibilita uma atividade interdisciplinar com os componentes curriculares da área de linguagens”, explicam. “Além disso, as discussões apresentadas nas seções Construindo Valores e Trabalho e Práticas Corporais fazem diálogos com os Temas Contemporâneos Transversais, o que está diretamente relacionado com a BNCC.”
Autonomia do Aluno: Protagonismo na Prática Corporal
“As atividades propostas na seção Ação Social promovem o protagonismo dos estudantes e estimulam que eles participem das atividades com grande autonomia, se envolvendo no processo e valorizando o contexto local”, destacam os autores.
“Por exemplo: a Ação Social proposta na Unidade 2, em que os estudantes devem planejar um dia de Festa na Comunidade com muito samba e futebol, é uma das propostas que promovem e estimulam a autonomia dos estudantes frente à organização do evento e à chamada de participação da comunidade.”
Ao valorizar as práticas corporais como expressões culturais e dar protagonismo aos alunos, a Identidade Saraiva Educação Física favorece uma vivência significativa da atividade física, conectada aos interesses e contextos reais dos estudantes, concluem.
O Diálogo da Obra com a BNCC
“O livro está em consonância com a BNCC ao promover uma abordagem integrada, crítica e contextualizada da Educação Física, respeitando a diversidade dos estudantes e o princípio do desenvolvimento integral: físico, cognitivo, afetivo, social e cultural.”
“O material valoriza as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as como patrimônio cultural da humanidade e como meio de expressão, identidade e participação social. Além disso, as atividades propostas em Identidade Saraiva Educação Física dialogam com as 10 Competências Gerais da Educação Básica presentes na BNCC e com as Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Médio.”
Leia mais: O Novo Ensino Médio 2025: saiba mais
“No Manual do Professor, estão elencadas as competências e habilidades trabalhadas em cada Unidade e Capítulo, auxiliando o professor a controlar o seu trabalho e a avaliar o aprendizado dos estudantes”, explicam os autores. “Outro aspecto relevante são as dicas sobre avaliação e sobre o uso de portfólio, de modo a facilitar o processo de avaliação processual e formativa.”
Sobre os Autores
- Eliana Pougy: Bacharel em Comunicação Social pela FAAP-SP, Mestra em Educação e Doutora em Ciências Sociais (com ênfase em Educação) pela PUC-SP. Autora de livros didáticos e paradidáticos.
- André Vilela: Licenciado em Educação Artística pela UNESP, coordenador pedagógico em programas de formação artística e autor de livros didáticos de Arte.
- Jacqueline Martins: Licenciada em Educação Física e Pedagogia, especialista em Educação Física Escolar e Mestra em Educação pela USP. Professora de Educação Física e pesquisadora.
- Maria Emilia de Lima: Licenciada em Educação Física e Pedagogia, pós-graduada em Magistério pela PUC-SP, Mestra e Doutora em Educação pela USP.
Conclusão
A obra Identidade Saraiva Educação Física vai além de um simples livro didático. É uma ferramenta completa que capacita os professores a abordarem a Educação Física de forma crítica, cultural e inclusiva, alinhada às necessidades do estudante do século XXI e às diretrizes da BNCC.
Para conhecer mais sobre a obra e explorar como ela pode transformar suas aulas, visite a página da coleção no portal e-docente. Clique aqui
Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos
Veja mais

PEI – Plano Educacional Individualizado: uma Ferramenta para a Inclusão Escolar

O que é PEI? Desafios e realidades na implementação do Plano Educacional Individualizado

Identidade Saraiva Biologia do PNLD 2026: uma conversa sobre o ensino inovador com Helena Pacca

Identidade Saraiva Educação Física: conheça a Obra aprovada do PNLD 2026 Ensino Médio
