MENU

Identidade Saraiva Arte: por dentro da obra do PNLD 2026 com os autores

25 de julho de 2025,
E-docente
Identidade Saraiva - Artes - Entrevista com os autores

Você, professor de Arte, sabe o quão desafiador e gratificante é conduzir seus alunos por um universo de criatividade, reflexão e descobertas. Com a chegada da escolha dos livros do PNLD 2026 Ensino Médio, é o momento de conhecer os materiais didáticos que irão transformar a educação artística em nossas escolas. É com grande entusiasmo que apresentamos “Identidade Saraiva Arte“, um material inovador que promete revolucionar a forma como a arte é ensinada e vivenciada em sala de aula.

Para desvendar os pilares desse projeto que já é destaque, conversamos com os autores Eliana Pougy, André Vilela, George Lucas Nercessian e João Pires. Prepare-se para se inspirar e descobrir como “Identidade Saraiva Arte” pode ser a ferramenta que você busca para impulsionar suas aulas!

Integrando as Linguagens Artísticas e a Abordagem Interdisciplinar

Identidade Saraiva Arte” se destaca por sua proposta de volume único, cuidadosamente dividido em três Unidades, cada uma correspondendo a um ano do Ensino Médio. Essa estrutura permite uma progressão consistente e aprofundada.

Leia mais: Soft Skills e Hard Skills para estudantes do Ensino Médio

Os autores explicam a base dessa integração: “Em cada Unidade, as linguagens artísticas e as diferentes culturas se entrecruzam pelo viés do pensamento decolonial que, por sua vez, visa questionar a influência cultural colonial e o apagamento de experiências e memórias de grupos que sempre estiveram à margem do mercado artístico, como os povos originários e tradicionais do Brasil.” Essa abordagem não só valoriza a riqueza cultural brasileira, mas também promove uma visão crítica e inclusiva.

A interdisciplinaridade é um ponto forte do material. “Outro aspecto relevante é o caráter interdisciplinar entre as linguagens artísticas e as outras disciplinas da área de Linguagens e suas Tecnologias, bem como das outras áreas do Ensino Médio, compreendendo que a interdisciplinaridade depende do aprofundamento em cada uma dessas linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro,” ressaltam os autores. Cada Unidade é composta por cinco capítulos, que exploram desde as culturas dos povos originários e tradicionais brasileiros até a relação da arte com ações sociais e culturas digitais.

Estimulando a Criatividade e a Produção Autoral dos Estudantes

Como despertar o potencial criativo em cada estudante? “Identidade Saraiva Arte” aposta nos projetos de trabalho para mobilizar os alunos. “A didática dos projetos de trabalho, presente no conteúdo, permite que os estudantes sejam mobilizados por questões disparadoras que, no caso das aulas de Arte, podem se referir a uma inquietação relacionada com algum tópico do campo das artes ou ser uma pergunta técnica, artística, estética ou ética a respeito do trabalho de um artista ou grupo de artistas,” detalham os autores.

Leia mais: Desafios do Novo Ensino Médio: desvendando as mudanças em uma live

O livro instiga a reflexão com perguntas-chave como: “O que é arte? Arte para quê? Onde encontrar arte?” Além disso, oferece mediações educativas que levam os estudantes a vivenciar momentos de experimentação e produção artísticas, de fruição estética e de reflexão sobre os temas das criações, as linguagens, os materiais e as técnicas que as compõem.

O resultado desse processo é a participação ativa, a criatividade e a produção autoral cultivada, que culminam em mostras culturais e outros eventos na seção Incubadora, estimulando também a participação cidadã dos alunos.

Abordando a Diversidade Cultural e Artística

A diversidade é um pilar central em “Identidade Saraiva Arte”. O livro se baseia no pensamento decolonial, buscando dar visibilidade a vozes e expressões artísticas historicamente marginalizadas. “Assim, neste projeto, por meio de uma curadoria cuidadosa, busca-se valorizar e trazer aos olhos as atitudes, os procedimentos, os signos e os significados dados às práticas artísticas por grupos historicamente excluídos, como indígenas, quilombolas e ciganos, além de artistas contemporâneos que vêm construindo seu percurso, decolonizando o currículo de Arte e reordenando a geopolítica do conhecimento sobre a arte contemporânea brasileira,” afirmam os autores.

Leia mais: Guia do Edital PNLD Ensino Médio 2026: seu aliado para a escolha certa

A urgência dessa abordagem é clara: “Mais do que nunca, e em virtude de nosso passado colonial, é necessário desestabilizar a hegemonia eurocêntrica do currículo de Arte com base em uma perspectiva crítica e um agir transformador, promovendo o antirracismo e a representatividade identitária. É isso que buscamos neste trabalho.” Um compromisso fundamental com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva através da arte.

Promovendo a Leitura e a Interpretação Crítica de Obras de Arte

O material adota a arte-educação baseada na cultura visual como referencial teórico, reconhecendo que vivemos em um mundo permeado por imagens e visualidades. Os autores destacam: “Nesse sentido, a cultura visual inclui a relação com todos os sentidos e linguagens. Assim, outras formas de arte além das visuais, como a música, o teatro e a dança, vêm ganhando uma expressão audiovisual muito significativa e, graças ao intenso desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, irreversível.”

Nessa perspectiva, as imagens são vistas como mediadoras de valores culturais e portadoras de metáforas. “Por isso, uma das finalidades da arte-educação baseada na cultura visual é reconhecer e desconstruir as diferentes metáforas, valorizá-las e, assim, estimular a produção de novas metáforas,” explicam. As sequências didáticas são planejadas para fomentar não apenas a produção artística e a fruição estética, mas também o pensamento crítico e a formação cidadã dos estudantes.

Propostas Práticas para Ampliar o Repertório Cultural

“Identidade Saraiva Arte” vai além da teoria, oferecendo propostas práticas que enriquecem o repertório cultural dos alunos. Os autores citam exemplos concretos: “No Capítulo 1 da Unidade 1, os eixos condutores são a música e a memória, a partir do estudo da música dos povos originários brasileiros.” Esse trabalho visa a compreensão dos processos identitários e das relações de poder, propondo reflexões sobre a defesa dos direitos humanos dos povos indígenas.

Leia mais: Plano de aula do Ensino Médio: veja como elaborar

Há também conteúdos complementares que ampliam a visão dos estudantes, como a abordagem interdisciplinar das artes visuais dos Guarani e da literatura indígena contemporânea.

Outro exemplo é o Capítulo 2 da Unidade 1, que parte do trabalho de Carmen Luz para abordar as danças populares brasileiras. “Partindo da apreciação do espetáculo Cartas para Mercedesssssss, os estudantes são estimulados a refletir sobre como a dança contemporânea pode articular culturas e práticas artísticas globais e locais,” destacam os autores, reforçando a importância da matriz estética e cultural africana na formação da cultura brasileira.

Alinhamento com as Diretrizes da BNCC

“Identidade Saraiva Arte” está em total consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento que define as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Os autores esclarecem a definição de competência: “Aqui, define-se competência como a mobilização de determinadas habilidades com o objetivo de resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

O projeto não busca atender separadamente a cada competência e habilidade, mas sim em um trabalho articulado que alicerça a proposta em prol do desenvolvimento integral dos estudantes. Para facilitar o trabalho do professor, o Manual do Professor oferece diversas indicações sobre como as competências e habilidades são trabalhadas em cada seção.

Conclusão

“Identidade Saraiva Arte” é mais do que um livro didático; é um convite à reflexão, à criatividade e à valorização da diversidade cultural. Com uma abordagem decolonial, interdisciplinar e focada na prática, o material se apresenta como um recurso indispensável para você, professor de Arte, que busca inovar e promover uma educação artística significativa e transformadora.

Visite a página da obra no PNLD 2026 Ensino Médio e descubra como “Identidade Saraiva Arte” pode enriquecer suas aulas!

Clique aqui!

Minibio dos autores da obra:

  • Eliana Pougy: Comunicóloga, mestre em Educação e doutora em Ciências Sociais (ênfase em Educação), é autora de livros didáticos e paradidáticos, trazendo vasta experiência e conhecimento para o material.
  • André Vilela: Licenciado em Educação Artística, é coordenador pedagógico de programas de formação artística, atuando na formação de professores e na criação de currículos, além de ser autor de livros didáticos de Arte.
  • George Nercessian: Músico com especialização em Arte na Educação, possui vasta experiência como arte-educador em escolas particulares, dedicando-se a disseminar conhecimento e inspirar novas gerações.
  • João Pires: Formado em Letras, mestre em Linguística Aplicada, atua como formador de professores, professor de Língua Portuguesa e coordenador de tecnologia educacional, sendo também autor e curador de material didático digital.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

“Luz, câmera, ação”: o que os trailers cinematográficos podem nos ensinar sobre argumentação? 
1 de agosto de 2025

“Luz, câmera, ação”: o que os trailers cinematográficos podem nos ensinar sobre argumentação? 

Sempre fui uma entusiasta do cinema, mergulhando em todo o ritual: desde a escolha cuidadosa do filme e da sala...
Do Seu Jeito História: entrevista com Adriana Machado Dias, autora da Obra
31 de julho de 2025

Do Seu Jeito História: entrevista com Adriana Machado Dias, autora da Obra

A educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e críticos. Nesse cenário, o ensino de História se...
Como desenvolver habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho no ensino médio
31 de julho de 2025

Como desenvolver habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho no ensino médio

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais no Ensino Médio se tornou um dos pilares mais importantes da formação estudantil para o...
Do Seu Jeito Matemática: Transformando o Ensino com Inovação e Significado
30 de julho de 2025

Do Seu Jeito Matemática: Transformando o Ensino com Inovação e Significado

Uma Conversa Exclusiva com os Autores da obra do PNLD 2026 A educação pública brasileira ganha um novo aliado no...
Tecnologia na Educação Infantil: Explorando o potencial tecnológico no desenvolvimento integral
30 de julho de 2025

Tecnologia na Educação Infantil: Explorando o potencial tecnológico no desenvolvimento integral

Você já parou para pensar em como a tecnologia está presente no seu dia a dia? Olhando em volta, você...